terça-feira, 14 de março de 2017

Marrocos: A EVIDENTE “DEMOCRACIA E HUMANISMO” DO REI HASSAN II, ALIADO DA UE




Jornalista saharaui detido em Rabat

Enquanto filmava a manifestação em frente ao tribunal de primeira instância de Sale onde decorre o julgamento de 24 activistas saharauis conhecidos por grupo Gdeim Izik.

Mohamed Daddi, encontra-se em Rabat a fazer a cobertura do julgamento do Grupo de Gdeim Izik para a RASD TV, orgão de comunicação social saharaui que nos territórios ocupados trabalha na clandestinidade.

O jovem jornalista de 24 anos foi primeiro golpeado pelos grupos marroquinos que se encontram em frente ao tribunal a insultar as familias dos presos e a passar, em altifalantes, o discurso de Hassan II que foi proferido durante a invasão do Sahara Ocidental.

Em seguida foi detido pela policia marroquina que negou a sua detenção durante varias horas.

Continua detido.

Esta detenção é mais uma na longa lista de detenções de jornalistas saharauis que tentam quebrar o silêncio mediatico sobre as graves violações nos territórios ocupados e o sequestro de activistas pacíficos para as prisões marroquinas.

Apelamos a que os nossos leitores, em sinal de protesto, contactem as Embaixada de Marrocos sediadas nos países onde nos lêem, através de telefone ou e-mail.

Isabel Lourenço – Jornal Tornado – Título PG - Título PG

1 comentário:

Guilherme de Souza-Giråo disse...

Esta noticia é um disparate. O Rei Hassan II , que conheci pessoalmente quando fui Primeiro Secretário da Embaixada de Portugal em Rabat, .orreu há muitos anos. E é seu filho Mohamed VI o actual Rei de Marrocos. Fazer pois a correçåo.

Mais lidas da semana