segunda-feira, 6 de março de 2017

NÃO ADIANTA FAZER CHOVER NO MOLHADO. DEMITA-SE, SENHOR GOVERNADOR!




A novela Banco de Portugal/Carlos Costa teve hoje um novo arremesso de enredo através do pedido daquele para “repor a verdade” na comissão parlamentar. Claro que isso vai acontecer e Costa terá oportunidade de satisfazer o que pretende, acredite-se ou não se acredite naquilo que ele disser. Porém, já não é isso que está em questão. O que está em questão é que os portugueses já não confiam nele, mesmo que por mais razão ele tenha. Afinal sempre o vimos na linha dos que alinharam no esbulho aos portugueses mas ocultaram as verdades, verdades de facto. Tão verdades que temos de andar a pagar as “asneiras” dos banqueiros e a salvar bancos apesar de só existir por alternativa para muitos portugueses passarem fome, carências inadmissíveis. 

Carlos Costa empederniu-se na linha de Cavaco Silva quando aquele disse que o BES era “seguro”, e que “estava bem”. Quando afinal não estava. Costa, assim, passou a pertencer ao bando dos esbulhadores e mentirosos, como Ricardo Espírito Santo, Passos Coelho, Cavaco Silva, Paulo Portas, até a atual Cristas e associados, todos esses do anterior governo e anterior "esquema" que arrasaram os portugueses e Portugal e o venderam ao desbarato. Carlos Costa, com dignidade, devia ter saído no dia em que o governo de António Costa tomou posse porque o caminho que ia ser encetado era literalmente diferente daquele que o governador do BdP serviu. Como está a ser. 

O governador do BdP é visto como alguém do "antigamente" de Passos, Cavaco e adornos. maléficos. Não existe confiança que justifique que continue no desempenho do cargo. É que, como se sabe, gato escaldado até tem medo de água fria. 

Está demonstrado e é público que cometeu “falhas graves” no desempenho do cargo de governador do Banco de Portugal. Só lhe resta demitir-se. Com dignidade. Com a dignidade que merece mas que se vai esvaindo ao protelar a sua saída. De nada adianta fazer chover no molhado. Demita-se, senhor governador, obviamente. 

A notícia corre em baixo, a seguir, sobre a carta de Costa a pedir para "repor a verdade". Ou seja, fazer chover no molhado. Inutilmente. 

(CT / PG)

 A carta que Carlos Costa enviou no sentido de "repor a verdade"

O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, enviou hoje uma carta à comissão parlamentar das Finanças para prestar esclarecimentos sobre o seu papel no caso BES, disse à Lusa um deputado da comissão.

O governador do Banco de Portugal, que tem estado debaixo de fogo nos últimos dias, fez saber, através de uma carta, que está disponível para se explicar perante o Parlamento.

A notícia foi avançada pela edição eletrónica do Expresso segundo a qual Carlos Costa quer "repor a verdade" na sequência da reportagem da semana passada, na SIC, sobre o caso BES [Banco Espírito Santo], com incidência na atuação da instituição liderada por Carlos Costa no segundo semestre de 2013.

"Há um conjunto de acusações à supervisão que distorcem aquilo que é a realidade do que se passou", afirma Carlos Costa na carta, citada pelo Expresso.

As reportagens, escreve Carlos Costa na carta, "tiveram como efeito desacreditar a conduta do Banco de Portugal e o exercício da função de supervisão".

Segundo a reportagem intitulada 'Assalto ao Castelo', técnicos do BdP assinaram uma nota informativa interna, logo em novembro de 2013, na qual punham em causa a continuidade de quatro administradores do BES e sugeriam mesmo o afastamento imediato do presidente, Ricardo Salgado.

Ainda segundo o Expresso, o governador do Banco de Portugal pretende esclarecer todos os pontos" levantados na reportagem, "em defesa do BdP e para promover a confiança" na instituição.

O PCP e o Bloco de Esquerda defendem a demissão de Carlos Costa do cargo de governador, mas o primeiro-ministro e líder do PS, António Costa, recusou essa hipótese.

O líder parlamentar socialista, Carlos César, admitiu na quinta-feira que os novos dados que indiciam uma ação tardia do governador no caso BES constituem "objeto de reflexão", confirmando "falhas significativas" da supervisão.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana