sábado, 3 de junho de 2017

ANGOLA | DOSSIER 27 DE MAIO, FRAUDE ELEITORAL QUE VAI ACONTECER, SAVIMBI – Fernando Vumby



Fernando Vumby | opinião

"DOSSIER 27 DE MAIO DE 1977 & O DRAMA DE UM AGENTE SECRETO (ELIZEU BONDECA) CONHECIDO POR GATO VITÓRIA!

"Fui acusado em ter ido avisar as autoridades congolesas sobre o golpe de estado", Foi assim que começou a minha conversa na cadeia de S.Paulo, quando de perto pela ultima vez troquei algumas palavras com aquele que ja foi um dos meus melhores amigos desde os tempos de infância ainda no Sambizanga na zona do Travasso onde ele morava.

Um dos braços de Elizeu Bondeca estava quebrado e sua camisa estava toda salpicada de sangue que escorria para o chão das suas orelhas salpicava sangue para o chão

No dia 27 de Maio de 1977 , quando tudo aconteceu Elizeu encontrava-se no Congo Brazavill devidamente autorizado pelos seus chefes de departamento da Disa policia secreta de Agostinho Neto para o qual prestava serviço como operativo .

Dias depois quando regressou ao país foi detido no aeroporto onde começaram ã espanca-lo , partiram-lhe um dos braços e sua camisa estava salpicada de sangue que corria pelo chão .

Elizeu preparava aquele que seria o seu primeiro casamento e como era costume na aquela altura , muitos jovens preferiam e ir fazer as suas compras principalmente de roupa no Congo e não em Portugal ou Brasil como nos dias de hoje.

Foi através de Elizeu Bondeca ( Gato Vitória ) que conhecei a me relacionar com muita malta famosa do bairro Sambizanga entre o Kiferro , Matenda ( Mateus ) Mbala Neto este tido com um dos mentores se não mesmo o craneo do famoso programa radiofónico Kubibanguela , Zeca Pinho , Bate Chonas , Paulito , Betão , Betinho , Nandocas e outros tantos curiosamente quase todos eles mortos nos acontecimentos do 27 de Maio de 1977.

Com Elizeu vivenciei , curti a vida e o ambiente noturno na cidade de Luanda ja desde o tempo do colono branco , pois ele era muito popular e uma grande atração na maioria das festas quando convidado .

Além de que era bem parecido e de figura esbelta no dizer das miúdas , Elizeu Bondeca ( Gato Vitória ) foi um dos grandes e melhores bailarinos da sua geração e quem ja o viu alguma vez dançar pode confirmar que era impossível imitar os seus toques e passes de dança raríssimos .

Frequentou a escola Industrial , sua ultima residência foi por detrás do cinema Império hoje ( Atlântico ) e no dizer de alguns amigos quem se apoderou da sua casa foi um tal famoso Mário Matine também tido com um dos seus carrascos mesmo tendo sido amigos e colegas na Disa antes dos acontecimentos.

"DOSSIER 27DE MAIO DE 1977" | A MORTE BIZARRA DE UM FAMOSO DO BAIRRO SAMBIZANGA (MAN PALHAS)

Onde há vida a morte está sempre presente e ela pode acontecer de diversas maneiras e nas mais variadas situações e circunstancias como por exemplo por acidentes ou doenças mais há também aquelas que são provocadas por outras pessoas por maldade e não se tem como fugir como foram os assassinatos nos acontecimentos do 27 de Maio de 1977.

O assassinato daquele famoso do bairro e outras tantas centenas de angolanos aconteceram num momento inesperado, mas o mais inesperado ainda foi a falta de motivos para se matar gente daquela forma tão sádica e bizarra como o MPLA de Agostinho Neto e JES tem dado sequencia . Lembre-se o genocídio da Serra Sumi , massacre da frescura e outros massacres do dia á dia.

A MORTE BIZARRA DE MAN PALHAS

Se ao Kiferro no dizer do seu assassino ( Tony Latão ) um mulato que na altura morava lá para os lados do bairro Kariango foi cortada a lingua antes de ser enterrado aos seus amigos e conhecidos do bairro não foi reservado uma morte menos bizarra .

Estou entre aquelas pessoas que conheceu pessoalmente e privou com a grande maioria dos famosos do bairro Sambizanga que foram executados nos acontecimentos do 27 de Maio de 1977 e muitos deles ainda tive a oportunidade de os ver ainda vivos na cadeia de S.Paulo poucas horas minutos e segundos antes de serem levados e executados.

Ainda vivos o estado deformados pela brutalidade utilizado contra eles que a grande maioria deles apresentavam desde as primeiras horas que me deixaram muitas duvidas que lhes fossem dado a possibilidade e clemencia para sobreviverem .

O Palhaço ( Man Palhas ) um jovem estudante do Liceu Salvador Correia que morou naquele triângulo formado pelas casa de outros famosos (Pedro Augusto , Simeão e Antoninho Balão ) não longe da betão Zaire antiga fabrica de cimento teve se calhar a morte mais bizarra de entre todas de que ja ouvi falar .

Da única e ultima vez que o vi ( Man Palhas ) tinha um dos olhos totalmente derretido por beatas de cigarros num dos interrogatórios onde curiosamente o seu carrasco ( Carlos Jorge ) que nem fumava naquele dia esgotou um maço de cigarros queimando e perfurando os olhos do nosso inesquecível e amado no bairro (Man Palhas).

REPRESSÃO POLICIAL É A ARMA MAIS MORTÍFERA EM MÃOS DOS CRIMINOSOS QUE GOVERNAM ANGOLA!

E não é por á caso que a repressão contra quem se manifesta sejam quantas pessoas forem é surrado , preso e julgado sumariamente ou individualmente dependendo das ordens da casa militar da presidência ao ponto que atingiu mesmo o auge.

Exatamente nesta fase de muita euforia em torno de um processo eleitoral já viciado em si , e com muitos factos reais que apontam para uma estrondosa e se calhar a mais escandalosa fraude eleitoral que a história da humanidade conhece , há cada vez mais sinais de que a repressão policial se tornou numa das armas mais seguras em mãos da bandidagem que governa Angola.

Analistas acreditam a coisa poder pior na medida em que o mês de Agosto vai se aproximando e com possibilidades de haver sequestros de opositores inclusive de diplomadas , aumento de vandalismo encomendado em residências de opositores simulados como obra da oposição.

Admite-se que a censura e manipulação dos factos vai continuar a barrar o acesso á informação e muitos serão os ativistas que poderão tentar fuga do país atrás de pedidos de asilo em embaixadas acreditadas em Angola.

FRAUDE ELEITORAL & MASSACRE DE BRAÇOS DADOS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES?

A FRAUDE ELEITORAL VAI ACONTECER E NO DESESPERO O REGIME PODERÁ UTILIZAR O MASSACRE!

E é como ja dizia a minha avo (Mavakala) "Quando se lida com criminosos desconfiar ainda é melhor do que confiar " e não deixou de ter razão pois quem conhece tão este MPLA sabe que dele tudo de mau é de se esperar e para eles o impossível não existe.

Creio que nenhum angolano esteja ele onde estiver , que tenha o mínimo de racionalidade pode acreditar que o MPLA alguma vez , convoque , organize e controle em Angola algum acto eleitoral sem fraude .

Se ate nas misses, nas estatísticas económicas , dados sobre os portadores de doenças como a Sida , quantos nascem , quantos morrem e o numero real da população angolana em mais de 40 anos nunca uma única vez conseguiram fornecer dados credíveis , então não se constituiria num grande suicídio esperar transparência logo agora que está muita coisa em jogo?

Já imaginaram o que significaria para os tantos ladrões , corruptos e assassinos tidos e achados como governantes estarem fora do poder , e perderem toda banga e roubos acumulados em quase meio século em que têm vivido organizadamente como um dos grupos criminosos mais compactos que a história da humanidade já conheceu?

E se a fraude eleitoral ja é mesmo uma garantia e certeza ate mesmo para muita gente ligada ao MPLA , pois de contrário estarão condenados á prestar contas á chicotadas ou á pontapés .

A outra quase certeza é deles poderem utilizar o massacre como sinal de desespero especialmente em bastiões onde eles roubarem maioria de votos pertencentes aos Partidos da oposição especialmente UNITA & CASA-CE.

Se no dizer de algumas vozes geralmente bem posicionadas no terreno , o regime agora tem milícias preparados compostos por angolanos ex militares recrutados com o carimbo da casa militar da presidência e congoleses que falam português , quero acreditar que não vai tardar os camiões com armamento começarão a fazer a distribuição das mesmas.

A tática será no dizer de entendidos e conhecedores dos meandros da batota em marcha , massacrar para tentar silenciar as reclamações da batota , criar um clima terrível de medo para influencia ate mesmo a oposição política com o seu silencio a reconhecer o que deveria negar , enquanto sito o tempo passará e no fim como habitualmente tudo ficará como se nada fosse.

"MEMÓRIAS DO SAMBIZANGA" | ATÉ VOCÊ MANA (PIEDADE) VIÚVA DE DAVID ZÉ?

Ontem enquanto sonhava que estava no Sambizanga , derrepente acordei , e duas imagens tomaram conta da minha memória num desfilar quase permanente as de ( Tobias & Piedade / viúva de David Zé ).

Tobias quanto sei faleceu o mês passado em Portugal e no dizer de alguns velhos amigos do bairro também vitima da doença que é tão famosa e conhecida curiosamente somente como ( prolongada ) que raio de nome?

Tobias deu uns pontapés de bola no antigo JUBA ( Juventude Unida do bairro Alfredo ) que mais tarde se transformou em Progresso Associação do Sambizanga , não tinha muito jeito para dribles estonteantes tipo Chico Negrita , Jinguma , Man Lelas , Manecas entre outros famosos que gizaram o pelado do campo da Académica.

Para marcar presença na zona central ele utilizada a sua estatura corpulenta como arma para amedrontar os defesas que o marcavam e se a consciência não me trair pertenceu entre uns poucos do bairro que frequentou a escola industrial .

Importa fazer aqui uma referencia , para aqueles que não sabiam Tobias teve um irmão também eliminado nos acontecimentos do fraccionismo ( 27/5 / 1977 ) foi operativo da Contra Inteligência Militar o ( Nelo ).

Ainda me recordo do Nelo como se fosse hoje e de um grande Grill Party que juntou muita malta da secreta que ele tinha organizado numa das vivendas que ele tinham ocupado onde vivia antes o Jorge Valentim na UNITA quando ministro do turismo que teve que fugir porque a surra contra os kwachas tinha começado em Luanda no bairro do Makulusso.

Man ( Neras ) era assim que ele era conhecido , muito amigo dos seus amigos e tinha um coração de elefante onde reservava sempre um grande espaço para a malta do Sambila , pois era com eles que ele se sentia bem.

ATÉ VOCÊ MANA PIEDADE? NA OMA E NA BEBEDEIRA PARA ESQUECER AS MALAMBAS?

Os da minha geração os que conheciam as damas mais famosas do bairro , aquilo que nós considerávamos como as nossas miss admiradas e respeitadas porque não se metiam em escândalos e não gozavam da má fama devem se lembrar da kota Piedade.

Também frequentou o (Kudissanga Kua Makamba) como qualquer outra jovem daquele tempo que gostava de dançar e explorar da melhor maneira os momentos recreativos que aquele salão ofereciam aos jovens do bairro.

Depois que lhe mataram o homem kota Piedade passou a viver os piores momentos da sua vida , pois David Zé era um bom pai e não se conhece que tenham deixado filhos espalhados pelo país.

Primeiro foram os truques do próprio regime que andou a organizar homenagens da pimpa , tudo com simulações bem visíveis para facilitar com dinheiros algumas das suas bocas de recados mal intencionadas.

Kota Piedade já só via bilhas e uma vez com uma nota de mil dólares nas mãos oferecidos por quem já tinha tirado a maior parte porque no fundo ate o autorizado era mais do que os mil , já só bebia , cantava atoa e no fim ate ainda se meteu na OMA, para esquecer as malambas .

Mudou completamente ao ponto que já se borrava , falava á gaguejar e ficou com a memória retardada pelo efeito do álcool que ja tinha afetado e carcomido o seu cérebro , já nem aceitava os bons conselhos das suas melhores amigas, que viam na OMA uma organização fantoche e autentica farsa.

Nesta parte final deste texto quero aconselhar especialmente as mulheres por serem mais suscetíveis do que os homens para vivenciar esses efeitos adversos provocados pelo consumo do alcool para terem muito cuidado e se pouparem para não perderem o charme .

Conheço grande damas do antigamente que faziam qualquer homem derreter pelo sufoco do seu charme , sua forma ímpar de caminhar e seu sorriso amoroso que hoje estão podres de rugas não de velhice mais do kaporroto e outras bebidas alcoólicas.

PREPARAR-SE PARA PERDOAR OU VINGAR-SE DOS  ASSASSINOS  DO 27 DE MAIO DE 1977?

Quem estiver pronto e preparado  para os  perdoar que levante o dedo , e os que não estão  preparados para perdoa-los que falem a verdade livremente  ja que ,quem fala verdade diz o ditado  não merece castigo.

Mas como perdoar se ate hoje nunca houve nenhuma confissão nem se quer um sinalzinho de caxexe mostrando arrependimento seja de quem for , mesmo sendo que uma grande parte dos  assassinos ainda  estão vivos  ate hoje , são conhecidos e pior  continuam á cuspir no rosto dos familiares das vitimas porque contam com  aquilo  que eles próprios consideram de grande fezada ( stass bem e na maior )... 

Importa dizer o seguinte , o bizarro  e perverso  assassino de Kiferro ( Tony Laton ) em pleno dia de festa de aniversário deu-se ao luxo tão à vontade e sem qualquer receio em desafiar uma das manas do falecido (A mana Luzia que trabalhou na antiga Vilares) se gabando de boca aberta e gargalhadas de que tinha cortado a língua ao Kiferro antes de o enterrar e que  Jinguma ainda estava vivo quando foi lançado para a vala comum.

Perdoar ou não ?

Mas afinal , qual destas duas atitudes  humanas beneficiaria  os angolanos  e criaria condições para  que vivêssemos em harmonia uns com os outros  sem mágoas e nem rancor , mesmo todos nós sabendo e conhecendo tão bem a tendência para a maldade  e o carácter criminoso dos que governam Angola hoje?

Eu falo por mim , se tivesse que enfrentar tais circunstancia e perante os assassinos dos meus melhores amigos , conhecidos e anónimos  jovens grande parte sem qualquer ligação nem relação com os acontecimentos optaria sim no " olho por olho mesmo sendo uma atitude detestável ".

Pois sem confissões e nem arrependimentos numa Angola  hoje transformada numa republica de santos  sem pecado , que nunca mataram , nunca mandaram matar e nunca deixaram morrer , que  nunca roubaram , nunca mandaram roubar e nunca deixaram roubar como perdoar e quem?

É complicado , comer e beber assentados na  mesma mesa com os assassinos dos nossos kambas que ate aprisionaram os seus ossos , mesmo sabendo-se que vingança não é a melhor forma de se resolver os nossos problemas com os assassinos nossos de cada dia ...

Não é fácil perdoar um assassino e pior quando percebemos de que  tudo foi real  e cometido de forma tão brutal  , mais ainda assim e mesmo nunca tendo perdido o rasto dos grandes assassinos  dos acontecimentos do fraccionismo dos que vivem em Angola e alguns fora do país com direito ao passaporte diplomático angolano para lhes facilitar a circulação pela Europa em alguns casos em tratamento não me deixei correr por dentro pelo espírito de vingança.

Mas se o perdão é dado pelas famílias , amigos e conhecidos das vitimas que esperam  por parte dos assassinos um pedido de perdão ou sinais de arrependimento como  é que fica no caso de Angola onde ninguém se sente nem moralmente obrigado á pedir desculpas e muito menos perdão porque se diz , quem manda , manda e quem não manda deve calar a boca se não quiser ser o próximo assassinado?

É complicado mais deixa só  as coisas mudarem dizem muitos , pois  quem sabe haverá ranger de dentes?....

"27 DE MAIO DE 1977" NGALA NGANGY NUNCA ACREDITOU QUE SERIA MORTO!

Mesmo quando ja tinham visto o sangue salpicado em algumas paredes das celas e no chão da cadeia de S. Paulo , muitos eram os que se calhar por causa do seu passado como Faplas, Jmpla e forte ligações ao MPLA os que não admitiram a hipotese em poderem ser eliminados .

O Ngala Ngangy foi um deles , este coitado nem fez muito tempo na cela ( F ) e quando foi chamado pela calada da noite ainda acreditou que seria solto tal era a super confiança que tinha.

Seu corpo feito escombros e com sinais de facadas foi identificado no amontoado de cadáveres que a DISA tinha lançado dentro e a volta da casa mortuária antes de serem transportados e enterrados em valas comum segundo relatos de ex secretas no asilo.

Ele tinha um amor tal ao Mpla ao ponto que mesmo vendo tanta gente que regressava dos interrogatórios totalmente rebentados pelas secções de tortura , ainda assim , nunca lhe tinha ouvido uma única vez falar mal do Mpla.

Deus que tenha suas almas em paz e que justiça seja feita qualquer dia.

JONAS SAVIMBI & VERSÕES QUE OUVI SOBRE OS PLANOS QUE CULMINARAM COM A SUA MORTE!

Eu não o conheci nem de perto e nem de longe tirando algumas imagens na tv , revistas e jornais que fui lendo cá fora , enquanto no terreno de batalha irmãos contra irmãos se matavam entre eles numa guerra onde não houve vencedores mais sim apenas e únicos derrotados que foram todos os angolanos.

O homem era muita carga para o MPLA , e somos muitos os que acreditamos que por aquilo que se conhece do passado e presente deste grupo de corruptos que consideram de ( Partido ) de uma maneira ou de outra mais tarde ou mais cedo Jonas Savimbi acabaria por ser eliminado.

Me disseram que foi uma morte que custou muito dinheiro aos que planearam tudo, desde o suborno de algumas figuras da UNITA vistas como os traidores de Jonas Savimbi ao envolvimento de homens da secreta Israelita e uma mãozinha da Central de Inteligência Americana (CIA).

Mas seja como for verdade é que o regime angolano não deixará nunca de mentir, caluniar e manipular factos para fazer crer que Jonas Savimbi era uma espécie de diabo na nossa terra e como tal tinha mesmo que ser eliminado , mais ainda bem que as mentiras e as manipulações nunca fazem a história.

Savimbi era um bom estratega militar de grande prestigio que era respeitado e admirado pelos seus companheiros , um revolucionário exemplar que possuía uma formação académica e política muito elevada.

Constou-me que a morte de Jonas Savimbi já estava a ser preparada á muitos anos e que ate obedeceu á alguns estudos científicos que consistia em introduzir um chip numa das botas de Jonas Savimbi que acabou por facilitar a um determinado sector dos serviços angolanos a controlar a sua movimentação mesmo em matas cerradas, lagoas e rios, etc.

Ainda estou para saber quem foi o traidor e agente duplo que conseguiu introduzir o tal chip , numa das botas do dr. Jonas Savimbi?

Fórum Livre Opinião & Justiça | Fernando Vumby

Sem comentários:

Mais lidas da semana