sexta-feira, 2 de junho de 2017

PR NOS AÇORES | Marcelo visita base das Lajes e almoça com idosos na ilha Terceira




O Presidente da República vai dedicar hoje o segundo dia da sua visita aos Açores à ilha Terceira, onde se deslocará à base das Lajes e terá um almoço em que são esperados dois mil idosos.

O chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas vai estar pela primeira vez nesta base da Força Aérea Portuguesa, na qual os Estados Unidos mantêm uma presença militar, mas com um gradual desinvestimento, e em relação à qual se discutem também os custos de danos ambientais.

Marcelo Rebelo de Sousa falou por telefone com Donald Trump sobre a base das Lajes, entre outros assuntos, no dia 12 de janeiro, oito dias antes da sua tomada de posse como Presidente dos Estados Unidos, mas não quis adiantar, na altura, o conteúdo dessa conversa.

Em 07 de dezembro, durante uma conferência na presença do embaixador dos Estados Unidos, o Presidente da República defendeu um reforço das relações bilaterais e destacou a importância dos Açores como "primeira porta para a Europa", afirmando que "a geografia não muda".

Marcelo Rebelo de Sousa, que viaja desde a ilha das Flores, deverá chegar pelas 11:30 locais (mais uma hora em Lisboa) à Base Aérea n.º 4, nas Lajes, no concelho da Praia da Vitória, onde ficará cerca de duas horas, antes de almoçar com os idosos da ilha Terceira.

O Presidente da República estará nos Açores até terça-feira, para visitar, em seis dias, as ilhas do Corvo, Flores, Terceira, Pico, Graciosa, Faial e São Jorge, por esta ordem, e todos os seus doze concelhos - embora evitando cerimónias formais nos municípios, por causa das eleições autárquicas deste ano.

Hoje, ao início da tarde de hoje, o chefe de Estado vai receber, em representação de todos os autarcas açorianos, o presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, Roberto Monteiro, que é também presidente da Câmara da Praia da Vitória, mas impossibilitado de se recandidatar devido à limitação de mandatos.

Depois, Marcelo Rebelo de Sousa irá ao Porto Oceânico da Praia da Vitória, seguindo de lá para Angra do Heroísmo, para um jantar oferecido pelo Representante da República para os Açores, Pedro Catarino, no Solar da Madre de Deus, a sua residência oficial, e um espetáculo musical na Praça Velha.

De fora desta sua visita de seis dias aos Açores ficaram as ilhas do grupo oriental, São Miguel e Santa Maria, mas o Presidente da República já prometeu que voltará ao arquipélago em outubro, para novo périplo.

Lusa | Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana