sexta-feira, 9 de junho de 2017

Referendo | CATALUNHA FORA DE ESPANHA, INDEPENDENTE. SIM OU NÃO?

PARTILHAR


A notícia é fresca e curta, mas não é grossa. Os catalães vão ser chamados às urnas de voto para dar mais um “desgosto” a Madrid e ao Rajoy ultraliberal. Madrid já deita fumo de tanta ira contida. Catalunha independente? Sim ou não? Eis a questão. 

Quer parecer que não vai vencer o sim. De qualquer modo os catalães fazem muito bem em realizar o referendo e dizerem para Madrid: tomem lá que é democrático.

Nos gabinetes de Bruxelas não há gente suficientemente democrática para achar por bem este referendo. É que este independentismo, se resultar, pode alastrar-se a muitos outros países europeus. A começar pela Escócia, por exemplo. E por cá, por Portugal, também os Açores estão na calha. O independentismo está a crescer nas ilhas atlânticas. Fruto das sementes que os EUA andam a espalhar mais ou menos pela surra. Convém-lhes aquele enorme porta-aviões e sabe-se lá o que mais. Vamos esperar para ver.

Passemos à notícia, no i. (PG)

Espanha. Catalunha marca referendo sobre independência para Outubro

Presidente regional da Catalunha anunciou decisão esta sexta-feira

O presidente regional da Catalunha anunciou, esta sexta-feira, que irá convocar para o dia 1 de outubro um referendo sobre a independência catalã.

"Quer que a Catalunha seja um Estado independente em forma de República?", vai ser esta a pergunta colocada no boletim de voto.

Jornal i

PARTILHAR

Author: verified_user

0 comentários: