quinta-feira, 13 de julho de 2017

LULA DA SILVA CONDENADO A NOVE ANOS E MEIO DE PRISÃO



Dilma diz que condenação de Lula da Silva é um "escárnio"

A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse que a condenação de seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva, foi um "escárnio e um um absurdo jurídico que envergonham o Brasil".

A declaração consta de um comunicado oficial divulgado por Dilma Rousseff, no qual a ex-chefe de Estado afirma que a condenação foi determinada "sem provas", sublinhando que Lula a Silva "é inocente" e a sua condenação "fere profundamente a democracia" brasileira.

"Sem provas, cumprem o roteiro pautado por setores da grande Imprensa. Há anos, Lula [da Silva], o Presidente da República mais popular na história do país e um dos mais importantes estadistas do mundo no século XXI, vem sofrendo uma perseguição sem quartel", destacou a ex-presidente.

Quarta-feira à tarde, Lula da Silva foi considerado culpado de ter recebido vantagens ilícitas da construtora OAS num processo que investiga a propriedade de um apartamento de luxo no Guarujá, cidade do litoral de São Paulo.

A sentença foi dada pelo juiz Sérgio Moro, que conduz os julgamentos em primeira instância da Operação Lava Jato.

O magistrado considerou que Lula da Silva recebeu o apartamento como vantagem indevida para favorecer os interesses da OAS junto do Governo brasileiro.

Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil duas vezes, em 2010 e 2014, pela mesma sigla de Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores (PT).

O seu último mandato foi abreviado e Dila Roussefffoi destituída em agosto de 2016 pelo Congresso do Brasil num julgamento polémico no qual a ex-presidente foi considerada culpada da prática de crimes fiscais.

Jornal de Notícias | Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana