segunda-feira, 25 de setembro de 2017

ANGOLANOS | Cidadãos íntegros e solidários



Jornal de Angola | editorial

A partir de amanhã, temos um novo Presidente da República. João Lourenço, o Presidente eleito nas eleições gerais de 23 de Agosto, é investido amanhã nas suas altas funções, tornando-se o terceiro Chefe de Estado de Angola em quase 42 anos de independência.

O Presidente José Eduardo dos Santos, que dirigiu o país durante 38 anos, em circunstâncias difíceis, que exigiram dele muito trabalho e uma actuação firme à frente dos destinos da Nação, caracterizada por um elevado sentido de Estado e marcada por actos de grande visão estratégica e perspicácia política e diplomática, vai passar o testemunho a um quadro do seu partido, João Lourenço, com larga experiência ao nível da política e da governação e que está disposto a trabalhar arduamente para que Angola seja um país próspero.

João Lourenço deu indicações durante a campanha eleitoral que vai estar muito empenhado em corrigir o que está mal e melhorar o que está bem, estando os cidadãos ansiosos por acompanhar o exercício do mandato do novo Presidente da República, nomeadamente, a forma como vai promover a recuperação económica, o emprego e o investimento, problemas muito complexos. O novo Presidente da República teve a possibilidade de viajar por todo o território nacional durante a pré-campanha e a campanha eleitoral e certamente apercebeu-se de muitas situações que têm a ver com a vida das populações, sendo normal que tenha já uma agenda para atacar de imediato algumas das questões actuais do nosso país.

O conhecimento profundo que João Lourenço tem de Angola e das principais preocupações dos angolanos vai ajudá-lo a procurar as soluções apropriadas destinadas a superar qualquer crise que precise de ser ultrapassada. Os cidadãos angolanos confiam plenamente nele e por isso lhe deram a vitória eleitoral e a responsabilidade de governar.

As pessoas querem pressa na resolução dos problemas, mas sabem que é impossível resolver todos em curto espaço de tempo. O novo Presidente da República vai naturalmente, perante as várias questões, estabelecer prioridades, que poderão estar contidas no discurso que vai proferir amanhã, depois de tomar posse do cargo de Presidente da República. 

É, pois, grande a expectativa em relação ao discurso do novo Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), em que poderá adiantar as linhas de força da sua governação e abordar assuntos relevantes relacionados com a segurança nacional, a reconciliação e consolidação da paz, a democracia e o desenvolvimento económico e as relações com o mundo exterior. 

A partir de amanhã, João Lourenço será o Presidente de todos os angolanos, tendo pela frente a espinhosa missão de continuar a trabalhar no sentido de se garantir uma vida digna para os cidadãos. O facto de João Lourenço não temer desafios é sinal de que teremos um Presidente da República que estará permanentemente disponível para o diálogo e a superação das adversidades, sejam quais forem, em prol do bem-estar do povo angolano. 

Os desafios que temos hoje justificam uma entrega total ao trabalho e ao empenho efectivo na aplicação dos programas já preconizados para o país. Estamos certo que o novo Presidente da República vai dar exemplo de preocupação constante com o engrandecimento da Nação Angolana. 

Angola tem potencialidades para ultrapassar o subdesenvolvimento. Cabe aos seus filhos, por via do trabalho e do conhecimento, continuar a construir uma sociedade com elevada qualidade de vida. É possível, sim, termos um país bom para viver. A luta pelo desenvolvimento tem de continuar. Como já o provaram, os homens e mulheres de Angola são capazes de edificar a sociedade próspera e justa que todos desejam.

Sem comentários:

Mais lidas da semana