domingo, 22 de abril de 2018

BENFICA VENCEU À RASQUINHA AO ESTORIL


Não há dúvida que o Benfica venceu ontem o Estoril por 2 – 1 mas à rasquinha. Depois de uma primeira parte muito boa a equipa pareceu que se cansou e desconcentrou na segunda parte. O Estoril aproveitou. A história do jogo consta mais em baixo, por Notícias ao Minuto. E os tempos e pormenores pode ver no original.

Na entrevista rápida, à saída de campo, no final, Rui Vitória mostrou como anda nervoso, sem paciência, às vezes até parece que sem discernimento e a habitual inteligência e diplomacia. Anda a usar uma ironia em que transparece impotência, revolta, anormal ironia e quase humor negro. Não gostou de ouvir consideração por vencerem o Estoril “de aflitos” e à última hora (minutos). É evidente que assim foi. Foi uma vitória à rasquinha, como foi uma vitória à rasquinha o FC Porto x Benfica, na Luz, a semana passada. Que o Benfica perdeu oportunidades é verdade, demasiadas, mas o que conta são os golos e a redondinha não entrava no ninho das redes do Estoril nem por nada. 

Rui Vitória não tem de ser sarcástico e irónico quando afirma displicentemente que “foi uma goleada” por 2 – 1, porque não foi goleada nenhuma e venceram de aflitos. O que é natural e faz parte do futebol, acontecendo também aos melhores. Vitória não tem que andar nervoso, nem aborrecido, não deve perder o seu registo habitual, o seu nível como treinador de um grande clube porque o “clima” está contra o Benfica, dentro e fora das quatro linhas. É assim o futebol, são assim os jornalistas que o questionam. Vitória era um ótimo entrevistado e agora até parece o Pinto da Costa – vai nesse caminho. Calma. Ele e os jogadores estão a fazer o seu melhor… Se não houver Penta não há. O mundo benfiquista lamenta mas não deve perder as estribeiras, nem a inteligência, nem a  diplomacia. 

O Benfica ganhou à rasquinha ao Estoril, e depois? Merecia vencer por 3 ou 4, sim, é verdade. Mas não entravam os golos que deviam… porque a bola é redonda e porque os jogadores nem sempre acertam naquele espaço que parece muito grande mas que na maior parte das vezes é minúsculo. Calma. O Benfica é suficientemente grande para vencer este ano e chegar ao Penta, mas também é suficientemente grande para tal não acontecer e aceitar o facto sem que daí saia beliscado na sua grandeza. Que a garra e a inteligência imperem. (PG)

Último suspiro na Amoreira deixou Benfica vivo na luta pelo Penta

O Benfica venceu, este sábado, o Estoril, por 2-1, com golos de Rafa (10') e Salvio (90+3').

Resumo: Mesmo que Rui Vitória tenha desvalorizado a derrota no Clássico com o FC Porto, a verdade é que o Benfica entrou disposto a curar as feridas da última jornada na Luz. As águias entraram muito fortes diante de um Estoril claramente mais defensivo. Prova disso foi o golo de Rafa logo aos 10 minutos.

O passe de Zivkovic foi meio golo. Uma excelente abertura a rasgar completamente a defensiva da formação orientada por Ivo Vieira. Depois, Rafa fez o resto… e bateu Renan pela primeira vez na partida. Com o golo, o Benfica foi uma equipa mais calma, mas o Estoril tinha de fazer pela vida. A equipa da linha está em situação crítica – encontra-se na zona de despromoção – e precisa de todos os pontos para se manter na I Liga.

Consciente disso, a equipa do Estoril começou a procurar aventurar-se em terrenos mais ofensivos e Allano foi sempre uma dor de cabeça para a defensiva das águias. No entanto, nas duas ocasiões que o avançado canarinho teve, Bruno Varela mostrou-se atento.

Apesar de um maior domínio inicial do Benfica, o jogo acabou por se tornar num ‘bola cá, bola lá’. A partir da meia hora de jogo houve muita disputa até ao apito para o intervalo.

No segundo tempo, Allano tanto tinha avisado que chegou mesmo ao golo. O avançado do Estoril bateu Bruno Varela mas… o VAR anulou o tento ao camisola 11 da equipa da casa. No momento do cruzamento de Evandro, Allano estava em posição irregular. Bem anulado pelo árbitro.

E se o jogo estava vivo no final da 1.ª parte, no segundo tempo ainda ficou melhor. As duas equipas, ambas a quererem a vitória, disputavam cada lance como se fosse o último e o espetáculo estava bom para quem aprecia o futebol jogado com paixão. 

Oportunidades de parte a parte, mas quem acabou por marcar foi mesmo o Estoril.

Os canarinhos aproveitaram o pouco acerto na finalização por parte dos encarnados para fazer o empate, por intermédio de Halliche. O Benfica desperdiçou vários lances e o Estoril acabou por empatar e até podia ter passado para a frente do marcador em apenas quatro minutos. Depois do tento apontado aos 64 minutos, Evandro atirou ao poste da baliza de Bruno Varela.

A partir daqui, como quem diz nos últimos 20 anos, o Benfica fez tudo para não deixar dois pontos no António Coimbra da Mota e dizer adeus ao título, mas esta parecia não ser a noite das águias. Parecia… Até ao golo de Salvio que tudo salvou. O argentino marcou aos 90+3 minutos e deu a vitória à equipa de Rui Vitória que passou assim para a liderança (à condição) do campeonato.

Desta forma, os encarnados passam a somar 77 pontos, mais um do que o FC Porto que joga na segunda-feira diante do Vitória de Setúbal. Já o Estoril continua em situação crítica. Os canarinhos estão na 18.ª e última posição da tabela classificativa com 26 pontos.

Notícias ao Minuto | Foto: Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana