sexta-feira, 13 de abril de 2018

BENFICA x PORTO | Os números do tira-teimas aparecem no domingo


O clássico muito esperado, Benfica x Porto, é já no próximo domingo. O Benfica, com 74 pontos, leva somente um ponto de vantagem do Porto e o tira-teimas vai acontecer no Estádio da Luz, em Lisboa. O Notícias ao Minuto produziu uma peça sobre os números que envolvem ambas as equipas, refere milhões. 

Como a outra diria: "Isso agora não interessa nada". Evidentemente. O que interessa é sabermos os números por que se regulará a pontuação no final do grande encontro de domingo. Ficará tudo quase na mesma com um empate? Em que um único ponto de diferença se manterá. Vencerá o Benfica e afasta-se confortavelmente do Porto? O Porto sairá vencedor e ficará a exatamente três pontos do Benfica e em primeiro lugar na classificação? São estes os números que principalmente agora interessam. Para ficarmos a saber temos de esperar por domingo, na Luz. (MM | PG)

Clássico é também uma luta de números. Vão estar 262 milhões na Luz

Para termos um plantel tão caro como o do Benfica desta temporada é preciso recuar até 2013/14. Já o do FC Porto é aquele com mais valor de mercado dos últimos cinco anos.

Magia, emoção e intensidade. São alguns dos ingredientes que deverão estar no relvado da Luz, este domingo, no Clássico entre Benfica e FC Porto. Mas não só. Além disto, vão estar milhões (e muitos) em campo.

Com base em dados disponibilizados pelo Transfermakt, site especializado no mercado de transferências, o Desporto ao Minuto pegou na calculadora e começou a fazer contas e, ao que foi possível apurar, no relvado da Luz vão estar aproximadamente 262 milhões de euros.

Tendo em conta os onzes base das duas equipas é este o valor total que vai estar em jogo este domingo, no Clássico que terá início às 18h00. Somando jogador a jogador do onze das águias, a equipa que Rui Vitória deverá apresentar tem um valor estimado de 115,5 milhões de euros. Já o onze de Sérgio Conceição tem um valor de mercado de 146,5 milhões.

Números que expressam bem a aposta das equipas na atual temporada. Apesar do pouco investimento de ambos no mercado de transferências, os dois clubes têm onzes muito valiosos, fruto de diferentes cenários.

Benfica - Novo paradigma de potencial cada vez mais valorizado

Os jovens futebolistas são, hoje, cada vez mais valorizados no mercado. É por isso que, apesar de o Benfica ter vendido algumas das suas pedras fundamentais – Ederson, Nélson Semedo, Lindelof –, tem um dos planteis mais caros dos últimos anos. A conquista do tetracampeonato valorizou não só os jogadores que saíram, mas os que ficaram. Casos de Pizzi, Grimaldo, Fejsa ou Cervi.

Para observamos um plantel tão caro como o deste ano é preciso recuar a 2013/14, época em que o onze base do Benfica tinha um valor de mercado a rondar os 130 milhões de euros.

Em 2016/17 o onze tipo dos encarnados valia 75,95 milhões, em 2015/16 estava nos 89,10 e em 2014/15 fixava-se nos 98,5 milhões.

FC Porto - Em equipa que quer ganhar, não se mexe

Quanto ao FC Porto tem o onze mais caro dos últimos cinco anos, talvez por isso não tenha tido necessidade de investir. Se olharmos para as quatro temporadas passadas, os onzes apresentados pelos dragões rondavam em média os 104 milhões de euros. Ora, se agora apresenta um valor de 146,5 milhões, verifica-se um aumento de mais de 40 milhões de euros.

O clube azul e branco decidiu vender pouco e o único jogador que regularmente se apresentava no onze base do FC Porto, e saiu, foi André Silva. De resto, todos os grandes ativos ficaram no Dragão e à disposição de Sérgio Conceição esta época.

Isto tudo em relação aos onzes bases das duas equipas. Se olharmos para o plantel de cada clube verificamos que o FC Porto também continua por cima nesta ‘guerra’ dos milhões: O elenco encarnado tem um valor de mercado de 163,4 milhões de euros, enquanto o plantel portista fixa-se nos 211,35.

Valor (em milhões de euros) de mercado nas últimas temporadas:


Ruben Valente | Noticias ao Minuto | Foto: Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana