sábado, 14 de abril de 2018

DE BORLA | A cultura em agenda - Lisboa e Porto


Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto. Espreite as sugestões de borlas culturais que temos para si este fim de semana. Sexta-feira 13, dia de terror? Bem, não necessariamente.

Na verdade, sexta-feira é dia de borlas culturais para aproveitar. Tal como o sábado e o domingo. Não há, portanto, nada a temer.

O Notícias ao Minuto continua atento todas as semanas às propostas culturais grátis que animam o Grande Porto e a Grande Lisboa. Esta semana não será exceção.

O melhor mesmo é espreitar as sugestões culturais amigas da carteira que temos para si para estes dias 13, 14 e 15 de abril.

Grande Lisboa

André de Brito ao vivo na Ler Devagar

A livraria Ler Devagar será palco esta sexta-feira, dia 13 de abril, para a música de André de Brito,  multi-instrumentalista e compositor que mistura música pop com funk, rock e outros géneros musicais. O concerto está marcado para as 22h.

Compositores Exilados - Lopes-Graça, Hindemith

Datado de 1982, o Quarteto de Cordas que dá início a este programa pertence ao último período criativo de Fernando Lopes-Graça, no seguimento da Revolução dos Cravos e da composição de obras como as Canções Heróicas ou o Requiem: pelas vítimas do fascismo em Portugal. A Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, será palco para este concerto marcado para as 13h. A entrada é livre, como é bom de ver.

'A Sombra dos Abutres'

A Colecção da Academia Portuguesa de Cinema tem-nos permitido manter contacto e conhecer alguns clássicos do cinema nacional. 'A Sombra dos Abutres', de Leonel Vieira, faz 20 anos e conta com novo lançamento em DVD num evento que contará com a presença do realizador e a equipa do filme. É já esta sexta-feira, pelas 18h30, na Fnac do Chiado.

Pedaços d'Alma

Esta sexta-feira, dia 13 de abril ,é inaugurada nas instalações de Galiarte - Espaço Artístico, uma exposição a solo de Gália Henriques intitulada 'Pedaços d'Alma'. Estará aberta ao público até ao dia 11 de maio.

Raparigas da Faixa de Gaza

Gaza Girls: Growing Up in the Gaza Strip (Raparigas de Gaza: Crescer na Faixa de Gaza) é uma exposição de fotografia construída no espaço público, da autoria da fotojornalista Monique Jaques, que oferece uma perspetiva sobre as vidas de mulheres jovens que crescem e chegam à idade adulta no convulsionado território do Médio Oriente. A exposição vai estar patente na Alameda dos Oceanos até ao próximo dia 30 de abril.

Feira da Bagageira em Algés

A itinerante feira da bagageira dá mais vida este fim de semana à zona de Algés. Artigos em segunda mão, velharias, reciclados e projectos inovadores. DJ, Animação, massagens e ateliers de reciclagem. O desafio é simples: vá de carro e faça da bagageira do seu automóvel a banca de vendas. No fim, feche a mala e regresse a casa. A feira decorre durante este sábado, 14 de abril.

Uma década de Museu do Oriente

O Museu do Oriente organizou uma festa de celebração dos dez anos que vai durar até 27 de maio. A oferta? As entradas ao domingo são de borla. Saiba tudo aqui.
Hora do Conto na Bertrand do Chiado

No domingo, a Elisabete Rosa da Associação Nuvem Vitória tem uma história para contar 'A Amélia Quer um Cão'. Os mais pequenos estão convidados e podem levar os pais. É este domingo, 15 de abril, a partir das 11h30, na Bertrand do Chiado.

Grande Porto

Vila Doce 2018

De 13 a 15 de abril, a Vila Beatriz, em Ermesinde, tem  lugar a 4ª edição da Vila Doce, uma iniciativa que pretende assinalar a época pascal e a chegada da primavera, reunindo, num mesmo local, diferentes vertentes: artesanato e gastronomia ligados à festividade, espaços lúdicos e didáticos para crianças e jovens e um vasto programa de animação ambulante e de palco. Berg, no sábado, e o Avô Cantigas, no domingo, dão ainda música e energia ao palco principal. A entrada é livre.

Exposição Coletiva de Pintura e Fotografia

A Cordeiros Galeria, no Porto, conta com uma exposição Coletiva de Pintura e Fotografia nos meses de abril e maio. São vários os artistas que vão mostrar os seus trabalhos. Saiba mais clicando aqui.

Dominguinho de Atelier de Ciência

O MAR Shopping continua a dar-nos Dominguinhos, manhãs de domingos com animação a pensar na pequenada. Este domingo, 15 de abril, há Atelier de Ciência - Paleontólogo por um dia. É gratuito mas será necessário inscrever. Inscrições e mais informações aqui.

Fingertips ao vivo nas Fnac

Há que aproveitar a boa tradição da Fnac de nos dar concertos gratuitos, em ambiente mais intimista. Este fim de semana os Fingertips estão em destaque e há várias oportunidades para os ver. Saiba onde pode assistir a concertos:

Fnac Santa Catarina
Sexta-feira, 13 de abril, às 18h30
Fnac Norte Shopping
Sexta-feira, 13 de abril, às 22h
Fnac Gaia Shopping
Sábado, 14 de abril, às 17h
Fnac MAR Shopping
Sábado, 14 de abril, às 22h

Um olhar sobre Varanasi, Índia

A objetiva do fotógrafo Tiago Figueiredo leva-nos a uma viagem de cor e cultura pela Índia, o lugar continuamente habitado mais antigo do mundo, a cidade de mil rostos onde vida e morte passeiam de mãos dadas. A exposição estará patente na Fnac do Norte Shopping até dia 10 de maio. 

Centro Português de Fotografia

Entre fotografia contemporânea e histórica, há sempre exposições para espreitar no Centro Português de Fotografia. Localiza-se na Cadeia da Relação do Porto, a cadeia oitocentista onde, por exemplo, Camilo Castelo Branco esteve detido. A entrada é sempre gratuita. Clique aqui para espreitar as exposições atualmente patentes.


Largo Amor de Perdição


De terça a sexta das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 15h às 19h. Encerra à segunda

Bom fim de semana e boas descobertas culturais!

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana