terça-feira, 3 de julho de 2018

Eleições em São Tomé marcadas para Outubro. Mais do mesmo?


Evaristo Carvalho (na foto), presidente da República de São Tomé e Príncipe, anunciou que marcou as próximas eleições legislativas e autárquicas para 7 de Outubro de 2018.

Nas eleições congéneres anteriores houve “casos” que levaram à contestação de partidos opositores quando constataram a enorme vitória do partido ADI do atual primeiro-ministro Patrice Trovoada, contudo viria a ficar transparente que não existiu fraude que influísse categoricamente nos resultados eleitorais, pondo à margem que é vulgaríssimo comprar os votos aos eleitores em São Tomé (a que chamam “banho”) e foi notado e comprovado que Patrice chegou ao país cheio de dinheiro para realizar uma campanha muito sofisticada e dispendiosa, incluindo o “banho”.

Téla Nón, o jornal digital do país, deixa saber que “Evaristo Carvalho, marcou para 7 de Outubro, a realização das eleições legislativas e autárquicas. O Chefe de Estado marcou a data das eleições após ter-se reunido na semana passada com os partidos políticos actuantes na sociedade são-tomense. Por unanimidade todas as forças políticas, anunciaram após reunião com Evaristo Carvalho que a data de 7 de Outubro era consensual.”

Com mais “banho” ou menos “banho” deve ser líquido que a vitória do clã Trovoada se vai fazer anunciar lá para 8 de Outubro próximo. Afinal é como aqueles banhos de lavar rabinhos a bebés. Não custa nada e até aparenta ser carinhoso. Só na aparência. Porque democracia e liberdade é coisa cada vez mais escassa no país, segundo os santomenses.

O pior é o caminho e os escolhos por que a saga Trovoada/Evaristo Carvalho estão a levar o país. De golpada em golpada… Se ainda não é ditadura “democrática” para lá caminha. O resultado de 7 de Outubro será mais do mesmo? É que também com o candidato presidencial da ADI, Evaristo, a sua eleição suscitou muitas dúvidas. Dúvidas que só na justiça se tornaram mais claras… Talvez. (PG)

Sem comentários:

Mais lidas da semana