quarta-feira, 5 de setembro de 2018

China - África | Xi reúne-se com a imprensa após Cúpula de Beijing do FOCAC


Beijing, 5 set (Xinhua) -- O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se na terça-feira com a imprensa junto com os copresidentes africanos do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC, em inglês), depois do encerramento da Cúpula de Beijing 2018 do FOCAC.

Xi foi acompanhado pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o presidente do Senegal, Macky Sall, o anterior e o novo copresidentes africanos do FOCAC.

Xi fez o anúncio de que a Cúpula de Beijing 2018 do FOCAC realizou um bem-sucedido encerramento.

A cúpula publicou a Declaração de Beijing sobre a Construção de uma Comunidade de Futuro Compartilhado China-África mais Sólida, que cristalizou o consenso da China e África sobre importantes assuntos internacionais e regionais atuais, e enviou ao mundo um forte sinal de que as duas partes avançam de mãos dadas, disse Xi.

O Plano de Ação de Beijing do FOCAC (2019-2021) também foi adotado na cúpula para confirmar que a China e a África fortalecerão de forma abrangente a cooperação pragmática focando na implementação das oito principais iniciativas, acrescentou Xi.

Todo os membros do FOCAC concordaram em construir juntos uma comunidade de futuro compartilhado China-África caracterizada pelo compartimento de responsabilidades, a cooperação de benefício mútuo, o bem-estar para todos, a prosperidade cultural conjunta, a segurança comum e a harmonia entre o homem e a natureza, o que estabelecerá um modelo para a construção de uma comunidade do futuro compartilhado para a humanidade, disse Xi.

Todos os membros do FOCAC concordaram que as relações China-África embarcaram em um caminho distintivo de cooperação de ganho mútuo e que estão em sua melhor etapa da história, de acordo com o presidente chinês.

A China e os países africanos estão dispostos a aumentar as junções estratégicas e a coordenação de políticas, impulsionar o desenvolvimento conjunto do Cinturão e Rota, e vincular estreitamente a Iniciativa do Cinturão e Rota com a Agenda 2063 da União Africana, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e as estratégias de desenvolvimento dos países africanos, assinalou Xi.

Todos os membros do FOCAC concordaram que as relações China-África demonstraram uma força coesiva, vitalidade e criatividade sem precedentes. A China continuará aderindo aos princípios de sinceridade, honestidade, afinidade e franqueza e persistirá na concepção correta da justiça e dos interesses, e impulsionará o desenvolvimento profundo, sólido, estável e duradouro da parceria estratégica integral de cooperação, disse Xi.

Todos os membros do FOCAC também concordaram que a cooperação China-África é parte da cooperação internacional com a África. Ao promover a cooperação com a África, todas as partes da comunidade internacional devem respeitar a soberania dos países africanos, escutar a voz da África, prestar importância a suas posições e cumprir os compromissos feitos ao continente, disse Xi.

O fórum foi estabelecido há 18 anos. A bem-sucedida celebração da Cúpula de Beijing levou a parceria estratégica integral de cooperação China-África a um novo ponto de partida histórico e iniciou uma nova expedição épica, disse Xi.

Liu Weibing |  Xinhua

Sem comentários:

Mais lidas da semana