domingo, 23 de setembro de 2018

Portugal | Neoliberalismo sem casa


Ana Alexandra Gonçalves* | opinião

O neoliberalismo no PSD conheceu um padrinho que brilhou aplicando políticas de cortes em rendimentos a par da venda do país a patacos. O padrinho chamava-se Passos Coelho e deu início a uma profunda transformação no seio do PSD, deixando cair as indecisões em torno de uma pretensa social-democracia que há muito não existia.

Hoje o padrinho dá aulas, sendo o seu lugar ocupado por quem parece relutante em abraçar as políticas mais liberais, acabando por exasperar e desesperar as hostes "passistas" que, provavelmente, correspondem à maioria do partido.

Ora, Rui Rio está muito longe de corresponder às expectativas dessas hostes que marcam desde logo lugar na bancada parlamentar do partido.

Consequentemente, Rio não tem qualquer espécie de futuro num partido que se transformou e que já pouco ou nada tem da parca e anódina ideologia que o dominou desde a sua criação.

Para já o neoliberalismo vive oficialmente sem casa, mas em pouco tempo essa situação será corrigida, um neoliberalismo que acaba por viver bem com ideologias de direita menos convencionais e pouco democráticas.

*Ana Alexandra Gonçalves | Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana