domingo, 28 de outubro de 2018

“Negócios”? Porquê construir aeroporto no Montijo e não usar o aeroporto de Beja?


Beja, o Alentejo, tem um aeroporto internacional que serve de adorno à região mas não vai além de um “elefante branco”, como lhe chamam. Foram ali gastos milhões… mas nada. 

Porque gastar imensos milhões num novo aeroporto no Montijo e abandonar o aeroporto de Beja? Qual o interesse? Quem está interessado? Quem perspetivou “negócios” na região do aeroporto do Montijo e não em Beja? Talvez saibamos uma parte da “história”, mas não grande parte dela. Que interesses movem a teima do aeroporto do Montijo? Há palpites. Não chega? Sabe-se através de anos idos de interesses instalados com vista ao aeroporto do Montijo. São ainda atuais? Devem ser. Sabe-se de notícias da época, de há alguns anos do poder Cavaquista – mais declarado ou menos declarado – de amigos daquele que têm que ver (ainda têm) com a zona e terrenos limítrofes… O que sabemos? O que foi investigado, até jornalisticamente? A insatisfação, o “deixa andar”, a opacidade, parecem ser também família do jornalismo de investigação. O que se sabe está minimamente referenciado aqui no PG, em Outras e o Aeroporto do Montijo | Memórias de Cavaco. Que memórias? Pode ler em parte aqui, a seguir.

Porquê o negócio do Montijo e não se poupa com a alternativa do Aeroporto de Beja? Um segredo dos “deuses”?

E a tão (falsamente) badalada descentralização?

Leia o link acima em referência, pesquise (há mais alguma matéria), talvez fique mais esclarecido sobre o negócio ou o “negócio” que aqui trazemos à “memória”. (MM | PG)

"Memórias"

Aeroporto no Montijo… Quem comprou há muitos anos terrenos à volta e tem projetos de “desenvolvimento” naquela zona? Não foi também um amigo de Cavaco Silva – aquele que tem que ver com a casarona do dito múmia na Aldeia da Coelha em Albufeira? Ai, esta memória! Credo, como é que ele se chama… Fernando Fantasia. E mais: SLN, Oliveira e Costa, BPN. Credo. Um ex-ministro de Cavaco, Arlindo de Carvalho. E houve suspeitas de… Bem, o melhor é recuarem no tempo e ir diretamente às referências, por exemplo: “Os 6 mil hectares de terrenos que a SLN comprou a alguns kilómetros do novo aeroporto”. E outra – da mesma gingajoga com suspeitas mas arquivada em 2017: 

Ministério Público arquiva mais um caso no BPN”. No jornal SOL, onde se pode ler: “Processo que envolvia Emídio Catum e Fernando Fantasia, na compra de terrenos da Herdade Rio Frio, não vai a julgamento. O Estado ficou lesado em quase em 70 milhões de euros.” E vai por ali com trocas baldrocas de nomes de empresas p’ráqui e nomes de suspeitos p’rácolá. Arquivado pelo Ministério Público. Pois. E o grande ex-ministro e amigo de Cavaco,Dias Loureiro… também arquivado. Pois. Há Padrinho?

Ai o Aeroporto do Montijo! Ai os livros de Cavaco! Ai Portugal, Portugal!

Mais ou menos, disse Cavaco em tempos: “Ainda está por nascer alguém mais honesto que eu”. Pois. É mesmo de acreditar, não é? Sim. Pois. Sem lugar a dúvidas. Pois.

E é também sobre o tal Aeroporto no Montijo que o Curto traça linhas de texto. Vá ler. Por nós acabamos aqui. Os vómitos são mais que muitos. Bom dia. Não contenha os vómitos porque ainda agora o dia mal começou e passar muitas horas agoniado é muito desagradável. Até amanhã, se não choverem memórias desagradáveis de grandes mestres de suspeições ou dos que em terra de cegos têm olho, são reis e não dão cavaco a ninguém. (MM | PG)

Sem comentários:

Mais lidas da semana