sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Portugal | Pensões secretas de sete milhões


Manuel Molinos | Jornal de Notícias | opinião

Quem são os ex-políticos que recebem subvenções vitalícias? Para ser mais claro: quem são os ex-políticos que recebem uma pensão dourada para o resto da vida só porque foram políticos durante um determinado período?

Não sabemos. Mas sabemos que o Orçamento do Estado prevê compensações no valor de 7,17 milhões de euros a titulares de altos cargos políticos. Repita-se: 7,17 milhões.

Desconhecemos quem merece ser compensado pelos anos de serviço político prestado ao país, porque o Governo suspendeu a publicação da lista onde figuravam os 332 nomes de ex-políticos e juízes com pensão dourada, usando o escudo do novo Regulamento de Proteção de Dados. O que não deixa de ser polémico, visto não ser obrigado, ao abrigo de um regime de exceção, a cumprir o novo Regulamento. Mas se protege a identidade dos pensionistas gold, não tem qualquer pejo em escancarar na Internet os nomes dos devedores à Segurança Social e ao Fisco. Uns são filhos. Outros enteados. Os enteados somos nós, claro.

Por muito que qualquer Governo se esforce, e terá mesmo de se esforçar, é difícil que o país compreenda que ainda haja alguém a receber um bónus por serviços prestados ao Estado. Ainda assim, já que o recebem, queremos saber quem são. Queremos saber quem merece uma fatia do miminho financeiro de 7 milhões pagos por todos nós.

No tempo em que se podia consultar a lista, agora secreta, recorde-se que entre as centenas de nomes, figurava, por exemplo, Duarte Lima. Esse mesmo, o ex-líder parlamentar do PSD condenado, em 2014, a 10 anos de prisão efetiva por burla qualificada e branqueamento de capitais. Mas Duarte Lima é um homem de honra que merece este bónus. E, claro, acreditamos piamente que os outros amigos que recebem a pensão gold também o sejam.

Eventualmente, haverá na lista quem mereça um bónus. Mas digam-nos a quem saiu o jackpot.

*Diretor-adjunto do JN

Sem comentários:

Mais lidas da semana