sábado, 19 de janeiro de 2019

Cerca de 30% da população timorense enfrenta insegurança alimentar -- Governo


Díli, 18 jan (Lusa) -- Cerca de 30% da população timorense enfrenta insegurança alimentar, valor que aumenta para mais de metade em algumas das regiões do país, segundo um relatório sobre a alimentação no país, divulgado pelas autoridades nacionais.

"Cerca de 30% da população de Timor-Leste enfrenta insegurança alimentar crónica, 21% enfrenta insegurança alimentar moderada e 15% insegurança grave", explicou o ministro da Agricultura e Pescas, Joaquim Martins Gusmão.

A situação é particularmente grave em zonas como o enclave da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA) ou o município de Ermera, a sul da capital, onde respetivamente 58 e 55 por cento dos habitantes enfrentam insegurança grave crónica.

Rofino Soares Gusmão, chefe do Departamento de Segurança Alimentar disse que a população que vive essa situação é de 42% em Ainaro, de 40% em Manufahi, de 37% em Aileu e de 35% em Baucau, a segunda cidade do país.   

Melhorar a produtividade agrícola e fortalecer a qualidade alimentar das populações são essenciais, defende o Governo, nas zonas mais afetadas.

Dados das Nações Unidas mostram que uma maioria da população continua sem se alimentar adequadamente, com a nutrição a afetar significativamente a saúde de muitos timorenses.

O problema da nutrição é um dos mais graves em Timor-Leste, com elevados índices de nanismo e raquitismo entre as crianças.

ASP // FST

Sem comentários:

Mais lidas da semana