sexta-feira, 31 de maio de 2019

Portugal | Há negócios que são uma tragicomédia


João Rodrigues [*]

O [Jornal de] Negócios decidiu assinalar ontem os seus 16 anos com um número especial cheio de "ideias dos líderes para o país". Sendo leitor regular deste jornal, dou um conselho: parem com estes números celebratórios. Um cidadão lê o Negócios para tentar saber o que se passa no capitalismo nacional e não para ler os lugares comuns debitados por representantes do capital monopolista e seus ideólogos. Os artigos até parecem ter sido escritos por uma qualquer agência de comunicação. O efeito é tristemente cómico.

Assim, uma pessoa não sabe se ria, se chore, quando, por exemplo, Pedro Soares dos Santos, filho de Alexandre Soares dos Santos e actual Presidente do Grupo Jerónimo Martins defende aí que "é preciso promover uma cultura de meritocracia". Não sabia que o capitalismo de herdeiros, cada vez mais relevante, segundo Thomas Piketty, promovia tal cultura. 

Timor-Leste assina contrato de 18,6 ME com estaleiro Damen para novo navio de passageiros


Díli, 31 mai 2019 (Lusa) -- O Governo timorense assinou hoje, com o estaleiro holandês Damen, um contrato no valor de 18,6 milhões de euros para a construção de um novo navio para operar na costa norte, projeto apoiado pela cooperação alemã.

Timor-Leste vai pagar a maior parte do custo do projeto (cerca de 12,6 milhões de euros) e o Governo alemão os restantes seis milhões de euros, com o contrato a abranger o "desenho, construção, fornecimento e entrega ao Governo" timorense.

A Damen Shipyards Gorinchem, que tem mais de 35 empresas, oito mil funcionários e estaleiros em vários países, decidiu que a construção, prevista para 19 meses, vai ser realizada em Yichang, na China.

O contrato foi assinado, em Díli, pelo ministro dos Transportes e Comunicação timorense, José Agustinho da Silva, e pelo diretor comercial regional da Damen, Gysbert Boersma.

"Este navio, moderno, responde aos padrões mais elevados, reduzindo custos e melhorando a eficiência dos transportes", disse o ministro, referindo que 20 timorenses foram já formados, com o apoio alemão, para o setor.

"Será o único navio em Timor-Leste certificado para o transporte seguro, incluindo de matérias perigosas", referiu, agradecendo o apoio alemão ao projeto.

Governo timorense promete apoio a comerciantes vítimas de incêndio em mercado


Díli, 30 mai (Lusa) -- O Governo timorense garantiu hoje que vai apoiar os comerciantes do mercado da vila de Manatuto, destruído na segunda-feira num incêndio, explicando que estão já em curso operações de limpeza e avaliação das danos.

"O Governo, através da Secretaria de Estado da Proteção Civil e do Serviço Municipal de Ação Social e Gestão de Desastres Naturais do Ministério da Solidariedade Social do Município de Manatuto, já está a trabalhar no terreno a recolher dados para assegurar o apoio à população afetada e garantir que as pessoas possam rapidamente continuar com a sua atividade comercial", refere o Governo em comunicado.

Um incêndio, possivelmente causado por um problema elétrico, destruiu o mercado da vila timorense de Manatuto, a cerca de 68 quilómetros a leste da capital, Díli.

"Felizmente não houve vítimas a registar", disse à Lusa o comandante dos bombeiros timorenses, Cláudio Silva. "Ficou totalmente queimado. As pessoas perderam muita coisa. Só houve destruição de propriedade", referiu.

Recenseamento eleitoral em Moçambique: Mais de um milhão por recensear


Em Moçambique, o recenseamento eleitoral chegou ao fim esta quinta-feira (30.05) com mais de um milhão de pessoas por recensear. Na província de Inhambane, por exemplo, não se atingiu a meta estabelecida.

Em Moçambique, o recenseamento eleitoral chegou ao fim esta quinta-feira (30.5) com mais de um milhão de pessoas por recensear, segundo noticiou a imprensa local. No sul do país, na província de Inhambane, por exemplo, não se conseguiu atingir a meta estabelecida, depois de um processo marcado por denúncias de irregularidades. 

A lista de problemas é grande, de acordo com o maior partido da oposição, a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO). Alguns exemplos são avarias nas impressoras dos cartões de eleitores, problemas com os computadores portáteis ou a falta de inversores para os painéis solares.

Ainda segundo o partido da oposição, houve vários locais onde o recenseamento começou mais tarde do que o previsto. E, noutros sítios, os postos terão encerrado antes do recenseamento terminar.

O cenário descrito terá contribuído para que muitas pessoas não conseguissem obter o cartão de eleitor para as eleições gerais agendadas para 15 de outubro.

Moçambique | Há interesse em travar a "perversão" da ajuda humanitária?


Quanto vale uma miséria no mercado internacional? Muito dinheiro que alimenta uma cadeia. Sociólogo fala em perversão da ajuda ligada à burocracia internacional. E há consequência para os países pobres: a dependência.

Os ciclones Idai e Kenneth que devastaram o centro e norte de Moçambique este ano trazem a ribalta questionamentos sobre o lado obscuro da ajuda humanitária internacional: Quanto vale uma miséria no mercado das contribuições? O que se pede em nome de um país? Quanto beneficia no final o necessitado e quanto é usado para salários e outros custos relativos aos expatriados que vão dar apoio? As respostas levam a sistematização do que se denomina de indústria da ajuda humanitária.

Silvestre Baessa trabalha na área da ajuda ao desenvolvimento e entende que "esta é uma indústria que sobrevive muito da incapacidade ou das grandes limitações, sobretudo os Estados do terceiro mundo, nas suas limitações em responder a situações dessa natureza e tudo indica que essas limitações de capacidade vão continuar por muito anos."

E lembra que "até porque na grande maioria dos países esta questão de prevenção, etc, não está ainda no centro da agenda de desenvolvimento desses países."

Mas do outro lado da moeda estão os governos dos chamados países em desenvolvimento. Tem sido prática de alguns potencializar as desgraças para angariar apoios. No caso de Moçambique, Baessa recorda que a tendência, desde os anos oitenta, tem sido de redução. Mas o hábito de estender a mão ainda está longe de ter terminado.

São Tomé | Que Ciência e que Futuro num país abandonado e isolado?


Deuses e Demónios no Turismo de São Tomé e do Príncipe: QUE CIÊNCIA e que FUTURO num país abandonado e isolado?

Isabel de Santiago | Téla Nón | opinião

Pode a fotografia ser uma Ciência ou uma arte? Aprendi a paixão da fotografia, a acompanhar o Rui Ochoa, antigo diretor de fotografia do grande jornal Expresso. Atual fotógrafo oficial do Presidente da República de Portugal que se desloca ao meu País, de nascimento e de naturalidade e nacionalidade. A paixão ficou e para onde quer que vá, em nome da ciência ou em meros passeios, as minhas super amantes Canon, nunca se separam de mim. Em 2013, no dia 3 de Novembro fotografei, num ato mais de paixão associado à Ciência um Eclipse Solar (98%). Quando um astro tapa outro isso chama-se eclipse. Naquele domingo, eu vi a partir de São Tomé, a Lua tapou o Sol. Na África equatorial, aqui ao lado, o eclipse foi completo, com a Lua a tapar integralmente o Sol às 13h52. Em São Tomé e Príncipe, o eclipse foi quase completo (98% às 13h44). O fenómeno astronómico foi ainda visível no leste da América do Norte, no Norte da América do Sul, no extremo da Europa Ocidental, na África e no Médio Oriente. Já na outra cidade, onde passo metade do meu tempo, em Lisboa, o pico do eclipse aconteceu às 12h23, mas com apenas 14% do Sol ocultado. Em Novembro de 2013, imagens publicadas no Jornal Público aqui.

Angola | Confirmado acordo de tréguas em 1972 entre o exército português e a Unita

Óscar Cardoso, inspetor da PIDE-DGS Foto: Sérgio Lemos
Ninguém dava nada por eles quando se apresentaram ao serviço, pequenos, magros e com armas arcaicas, mas os oito bosquímanos recrutados há 50 anos por Óscar Cardoso, inspetor da PIDE-DGS colocado na cidade angolana de Serpa Pinto (atual Menongue), deram origem ao grupo paramilitar mais temido por MPLA, UNITA e FNLA. Remetida ao esquecimento durante décadas, a sua história é agora contada em ‘Os Flechas – A Tropa Secreta da PIDE-DGS na Guerra de Angola’ (Casa das Letras), livro de Fernando Cavaleiro Ângelo, de 47 anos, chefe da Divisão de Informações do Comando Naval e diretor do Centro de Análise e Gestão de Dados Operacionais da Marinha.

Avesso a entrevistas, Óscar Cardoso, que aos 81 anos será o mais velho dos oficiais graduados da polícia política, acedeu a falar com o autor do livro, acabando por escrever um prefácio. Só discorda do termo ‘tropa secreta’. "Viviam na cidade, dentro do quartel, andavam com os soldados e eram pagos pelas Finanças. Eram utilizados em operações muito especiais. Operações que nós, brancos, não teríamos capacidade física para fazer. Passar meses no mato, sem preocupações de logística, era a grande vantagem deles", disse à ‘Domingo’.

Angola | "Não foi só o MPLA que cometeu violências em Angola"


Escritor angolano Lopito Feijó diz que não foi só o MPLA que cometeu atrocidades em Angola - a UNITA, então liderada por Jonas Savimbi, também o fez. E há muitas "feridas" por sarar para a efetiva reconciliação no país.

Também há feridas por sarar no seio da União para a Independência de Angola (UNITA) de Jonas Savimbi. O aviso é de Lopito Feijó, que lembra, em entrevista à DW África, que não foi só o Movimento de Libertação de Angola (MPLA) que cometeu atrocidades em Angola e tem contas a ajustar com a sociedade angolana.

"A propósito de Savimbi aconteceram outras coisas, que também têm que ser conversadas dentro da própria UNITA", afirma o escritor angolano nas vésperas das cerimónias fúnebres dos restos mortais do líder histórico do partido, morto em combate em 22 de fevereiro de 2002.

Feijó cita a "Queima das Bruxas" ou o "Setembro Vermelho", em que foram queimadas pessoas vivas na Jamba, acusadas de feitiçaria. Este foi um dos vários acontecimentos sangrentos na história da guerra civil em Angola, que também afetou muitas famílias angolanas.

"Há familiares que estão na UNITA e há deserções, há problemas no partido que também ainda não estão totalmente [resolvidos]; feridas que não estão saradas e cuja culpa é atribuída pessoal e individualmente ao doutor Savimbi", acrescenta o escritor.

Angola | Restos mortais de Savimbi serão entregues esta sexta-feira


O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, disse, em Luanda, que os restos mortais de Jonas Savimbi serão entregues à família e ao partido na sexta-feira, no município do Andulo, província do Bié.

Em declarações à Rádio Ecclesia, emissora católica de Angola, após ter sido recebido em audiência, em Luanda, pelo Presidente angolano, João Lourenço, Isaías Samakuva fez saber que os restos mortais de Jonas Savimbi serão entregues na manhã desta sexta-feira, 31 de maio, à família e a direção da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), no Andulo, onde foram anteriormente depositados pelo Governo.

"Portanto, contamos amanhã [sexta-feira] de manhã receber os restos mortais do Dr. Savimbi, cumprir com o programa que estava estabelecido no Andulo, e, também à tarde, como estava previsto, o corpo ser transportado para Lopitanga, onde acontecerá o velório principal", disse.

"Para no sábado, dia 01 de junho, as 10:00, acontecer a cerimónia de inumação", adiantou.

Guiné-Bissau | Forças Armadas afastam "qualquer cenário de golpe"


Chefe das Forças Armadas guineenses, Biaguê Na Ntan, afasta cenário de um golpe de Estado no país, contrariando rumores. Entretanto, líder do PAIGC faz ultimato a Presidente

O chefe do Estado-maior General das Forças Armadas guineenses, Biaguê Na Ntan, afastou esta quinta-feira (30.5) "qualquer cenário de um golpe de Estado" no país, contrariando rumores que circulavam nos últimos dias.

"O povo da Guiné-Bissau pode dormir tranquilo, sem ameaças de golpes, sem ameaças de nada", disse o general Na Ntan em Bissau, durante declarações aos jornalistas no final de uma reunião com as chefias das Forças Armadas.

Fora do "jogo político"

O dirigente militar afirmou ter transmitido aos presentes na reunião, que decorreu no Quartel General, com a presença de cerca de três centenas de oficiais, que as Forças Armadas "não estão interessadas que haja conflito" no país.

"Estamos em paz e assim vamos continuar, em segurança, ajudando o povo, sempre, para que durma tranquilo", observou Biaguê Na Ntan, que disse ainda não sentir "nenhum perigo iminente" no país.

Bissau | Polícia dispersa manifestação que reclamam fim da greve dos professores


A polícia guineense dispersou hoje uma manifestação de alunos das escolas públicas que reclamam o fim de mais uma greve dos professores.

Centenas de alunos das escolas pública guineenses foram impedidos pela polícia guineense de dar início nesta segunda-feira (27.05.) a uma série de manifestações pelas ruas da capital guineense, que deveriam decorrer até sexta-feira (31.05.), para exigir o o fim de mais uma greve dos professores.

Os estudantes que se mobilizaram esta manhã ao longo das principais ruas da capital, Bissau, foram surpreendidos e dispersados pela polícia. Uma situação que, o presidente da federação das associações dos estudantes das escolas públicas e privadas, Bacar Mané repudia.

Violação das leis do país

O líder estudantil considerou que na Guiné-Bissau os políticos estão a violar constantemente as leis da República e não deixam aos cidadãos a possibilidade de manifestarem o seu repúdio, mesmo no que concerne a uma manifestação "que até foi comunicada ao Ministério do Interior".

Portugal | Não se iludam por mais tempo, somos escravos da modernidade...


Não se iludam por mais tempo, somos escravos da modernidade, explorados selvaticamente por elites corporativas que se constituíram naturalmente em grupos de interesses egoístas, setoriais e mafiosos. Os poderes estão nas suas mãos, nos seus modos de decidir, de julgar, de governar, de explorar com ganância as tais chamadas mais valias, os lucros. Quando votamos nesta malfada e erradamente chamada democracia só estamos a tentar decidir a favor do mal menor. Às tantas acordamos e concluímos que afinal esse mal menor não existe como acreditávamos porque todos eles são lobos sob peles de cordeiros, vampiros que comem tudo, enraizadamente comprometidos uns com os outros. Uma súcia de corporativistas de elite que detêm os poderes, porque ingenuamente e bem esperançados tudo lhes entregamos, incluindo as nossas vidas, à semelhança de um cheque em branco deixado na posse de vigaristas.

Mário Motta | PG

Portugal | Deputado do PS que negociou aumento de salário dos juízes é casado com juíza


Fernando Anastácio foi o responsável pelas negociações do aumento de salário, que pode agora ultrapassar o valor auferido pelo primeiro-ministro. Mas não vê impedimento no facto de ser casado com uma juíza: "Isso não me impede de tratar assuntos de Justiça"

Maria José Machado é juíza desembargadora do Tribunal da Relação de Lisboa. Mas é também casada com o deputado socialista Fernando Anastácio - o responsável do PS, no Parlamento, pelas negociações do novo (e aumentado) tecto salarial para os juízes. Conflito de interesses? O deputado garante que não: "Sou membro da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e sempre acompanhei assuntos ligados à Justiça".

Questionado pelo Expresso sobre o facto de ter estado a negociar um aumento do tecto salarial para uma classe de que a sua cônjuge faz parte, o deputado foi perentório em dizer que não viu qualquer necessidade em pedir escusa: "Isso não me oferece nenhum comentário especial". Até porque o seu casamento com a juíza está declarado no registo de interesses que entregou no Parlamento - e os deputados só precisam de pedir escusa ou de declarar que não participam numa discussão se sentirem que têm algum impedimento nessa situação, algo que diz nunca ter sentido: "Não tenho nenhum impedimento. Tenho recebido procuradores, advogados - aliás, sou advogado -, e isso não me impede de tratar assuntos conexos, de Justiça. Seria o mesmo que um médico não poder tratar de assuntos relacionados com médicos".

Portugal | Um espelho desigual

Manuel Molinos* | Jornal de Notícias | opinião

Os poderes e os privilégios, os favores e as cunhas, o compadrio e o "chico-espertismo" têm aumentando o fosso entre ricos e pobres, a descrença dos portugueses e as desigualdades no país.

O grande desafio que os partidos políticos, clássicos e novos, têm pela frente é combater esta irmandade de espertos, onde vale quase tudo.

E a abstenção nas últimas eleições europeias não resulta apenas da indiferença da parte dos governados. É também fruto de um país que teima em alimentar o centralismo, minimiza e penaliza as zonas menos populosas do país e insiste na cultura dos salários baixos, de transportes públicos escassos, velhos e mal distribuídos.

Quando direitos e deveres não têm o mesmo peso numa Justiça que distingue endinheirados e remediados, quando se classifica uma classe profissional como a nata da sociedade, equiparando os seus salários ao do primeiro-ministro, quando não sabemos em quem devemos confiar as nossas poupanças, quando as famílias não têm a mesma igualdade de oportunidades no ensino, na saúde e na habitação, é difícil falar de um país equilibrado.

Portugal | Rio revela no Twitter remunerações dos magistrados que vai ser votada


Juízes conselheiros vão ter aumento entre 600 e 700 euros

A remuneração total dos juízes conselheiros vai ter um aumento mensal entre cerca de 600 e 700 euros, segundo a tabela aprovada, em comissão parlamentar, pelo PS, PCP e CDS/PP e hoje divulgada numa mensagem no Twitter pelo líder do PSD.

De acordo com a tabela tornada pública por Rui Rio, que ainda será votada em plenário, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) passa de uma remuneração total (atual) de 8.130,96 euros mensais para 8.830,96, em resultado não só do aumento do vencimento bruto, mas também do aumento do subsídio de compensação, entre outros.

Quanto aos vice-presidentes do STJ e do Conselho Superior da Magistratura (CSM), a remuneração total mensal passa dos atuais 7.517,97 euros para 8.167,97 euros, mediante a tabela, inserida na revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais, e que foi aprovada na quarta-feira na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Mais lidas da semana