sábado, 8 de fevereiro de 2020

Coronavírus | MORCEGOS, REPRODUÇÃO GENÉTICA E ARMAS BIOLÓGICAS...


EXPERIÊNCIAS RECENTES DA DARPA FAZEM SURGIR PREOCUPAÇÕES PERANTE OS SURTOS DE CORONAVÍRUS 

Whitney Webb

Parte 1

A DARPA DESPENDEU, RECENTEMENTE, MILHÕES DE DÓLARES EM PESQUISAS ENVOLVENDO MORCEGOS E CORONAVÍRUS, BEM COMO NA REPRODUÇÃO GENÉTICA DE “ARMAS BIOLÓGICAS” ANTES DO RECENTE SURTO DE CORONAVÍRUS. AGORA, OS “ALIADOS ESTRATÉGICOS” DA AGÊNCIA ESCOLHERAM DESENVOLVER UMA VACINA DE MATERIAL GENÉTICO PARA IMPEDIR A EPIDEMIA POTENCIAL.

WASHINGTON D.C. – Nas últimas semanas, a preocupação com o aparecimento de um novo coronavírus na China aumentou, exponencialmente, à medida que a comunicação mediática, especialistas e funcionários do governo em todo o mundo se preocupavam abertamente com o facto de que essa nova doença tem o potencial de se transformar numa pandemia global.

À medida que têm aumentado as preocupações com o futuro do surto em curso, também aumenta o número de teorias que especulam sobre a origem do surto, muitas das quais culpam uma variedade de protagonistas estatais e/ou bilionários polémicos. Inevitavelmente,isto deu origem a esforços para conter a “desinformação” relacionada ao surto de coronavírus dos principais meios e das principais plataformas da comunicação social.

No entanto, embora muitas dessas teorias sejam claramente especulativas, também há evidência verificável sobre o interesse recente de uma agência governamental polémica dos EUA nos novos coronavírus, especificamente naqueles que são transmitidos de morcegos para os seres humanos. Essa agência, a Agência sobre Projectos de Pesquisa Avançada na Defesa, do Pentágono (DARPA), começou a investir milhões de dólares em tais pesquisas, em 2018, e alguns desses estudos financiados pelo Pentágono foram conduzidos em laboratórios militares de armas biológicas dos EUA que fazem fronteira com a China e resultaram na descoberta de dezenas de novos grupos de coronavírus  recentemente, melhor dizendo, em Abril do ano passado. Além do mais, as ligações do principal laboratório de biodefesa do Pentágono com um Instituto de Virologia em Wuhan, na China - onde se crê que o começou o surto actual - não foram relatados na comunicação social em língua inglesa, até ao momento.

Embora a causa do surto permaneça totalmente desconhecida, as particularidades das experiências recentes da DARPA e do Pentágono são, claramente, de interesse público, tendo especialmente em consideração que as empresas recentemente escolhidas para desenvolver uma vacina para combater o surto de coronavírus são aliadas estratégicas da DARPA. Não só esta circunstância, mas essas empresas apoiadas pela DARPA estão a desenvolver vacinas controversas de DNA e mRNA para essa categoria específica de coronavírus, uma categoria de vacina que nunca foi aprovada anteriormente para uso humano nos Estados Unidos.

No entanto, à medida que crescem os temores do potencial pandémico do coronavírus, essas vacinas devem ser lançadas no mercado para uso público, tornando importante que o público esteja ciente das recentes experiências da DARPA sobre coronavírus, morcegos e tecnologias de reprodução de genes e as suas implicações mais alargadas.

O “Acordo do Século”


Thierry Meyssan*

O documento divulgado esta semana pela Casa Branca, Peace to Prosperity, deve ser tomado pelo que é: uma proposta de trabalho sobre novas bases, não um plano de paz definitivo. Para Thierry Meyssan, em vez de protestar contra este projecto, é necessário examiná-lo. É uma oportunidade para desbloquear uma situação que apodrece há três quartos de século.

Quando os fundamentos do Direito Internacional foram concebidos, em 1899, na conferência de Haia, tratava-se de impedir guerras entre Estados por meio de arbitragem. Quando o Império Britânico descolonizou a Palestina mandatária e que o conflito árabe-israelita se produziu de modo súbito e inesperado, o Direito Internacional não foi de nenhuma ajuda, porque não havia um Estado palestiniano, nem um Estado judeu. Assim, abordamos regras incoerentes que, por engano, consideramos imutáveis.

Os princípios que os Estados fundadores das Nações Unidas, incluindo a Síria, elaboraram durante o plano de partilha da Palestina foram rejeitados por ambas as partes. Quando os Yishuv proclamaram, unilateralmente, o Estado de Israel e imediatamente praticaram uma vasta limpeza étnica (a Nakba), a ONU reconheceu o novo Estado, mas enviou o Conde Folke Bernadotte para verificar a situação no local. Ele observou os crimes de Israel, preconizou limitar em dois terços, o território Yishuv, mas foi assassinado pelos Lehi, de Yitzhak Shamir, antes de poder apresentar o seu relatório em Nova York. Depois de mais de 700 resoluções da Assembleia Geral, bem como 100 resoluções do Conselho de Segurança, o conflito piorou sem soluções no horizonte.

O Presidente Trump imaginou que poderia resolver a quadratura do círculo antes da conclusão do seu mandato. Desde a sua eleição, foi considerado, erradamente, pró-israelita quando é apenas, um empresário do Novo Mundo.

Partiu da seguinte constatação:

- Israel limpou étnicamente o território que se auto-atribuiu, em 1948. Desencadeou a guerra de 1967, que ganhou.

- Os palestinianos travaram a guerra de 1970 na Jordânia, a guerra de 1973 em Israel, a guerra de 1975 no Líbano, a guerra de 1990 no Kuwait e a guerra de 2012 na Síria, todas elas perdidas. Mas nenhum dos dois grupos tenciona assumir as consequências dos seus actos.

Guiné-Bissau | Guterres aguarda resultados de "processo pendente" sobre eleições


António Guterres, que está em Adis Abeba para participar nos trabalhos da 33.ª Cimeira da União Africana, manifestou preocupação com as sucessivas crises políticas na Guiné-Bissau. Cimeira arranca este domingo (09.02).

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, escusou pronunciar-se, este sábado (08.02), sobre o impasse pós - eleitoral na Guiné-Bissau, considerando que existe um processo pendente e que é preciso  aguardar a decisão final sobre as presidenciais de dezembro.

"Neste momento, há um processo pendente e aguardamos serenamente os resultados para que processo eleitoral possa ser concluído. Por isso, as Nações Unidas não tomarão, para já, qualquer iniciativa, esperando a decisão final", disse.

António Guterres, que está em Adis Abeba para participar nos trabalhos da 33.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, manifestou preocupação com as sucessivas crises políticas na Guiné-Bissau, mas sublinhou a importância de o país ter conseguido evitar que essas crises se transformem num conflito armado.

"Quero prestar homenagem ao povo guineense que tem revelado, com todas estas complicações políticas, um grande bom senso", disse.

Sissoco Embaló foi declarado, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o vencedor das eleições presidenciais, cuja segunda volta foi realizada no dia 29 de dezembro, mas o seu adversário, Domingos Simões Pereira, recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça, pedindo a anulação das eleições, por alegadas fraudes e irregularidades.

Timor-Leste | Xanana diz que eleições antecipadas são solução justa para crise


O líder histórico timorense Xanana Gusmão defendeu hoje que a realização de eleições antecipadas é a solução "justa e democrática" para resolver o impasse político no país depois do chumbo do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020.

"A análise informal do CNRT é que as eleições antecipadas são a solução justa e democrática para resolver a situação", afirmou Xanana Gusmão, presidente do maior partido da coligação do Governo, em entrevista à televisão GMN.

"No fim do processo, se o Presidente da República, depois de ouvir todos, disser que não há solução, que não há consenso dos partidos, sinto que a solução justa e democrática é eleições antecipadas", sustentou.

Insistindo tratar-se apenas de uma "análise informal" e afirmando que não quer "influenciar ninguém", respeitando a ação do Presidente da República, Xanana Gusmão -- entrevistado em tétum -- recorreu-se de um provérbio em português: "para grandes males, grandes remédios".

Outra solução, que passe por um novo Governo, obriga a que o atual primeiro-ministro se demita, recordou, ou à dissolução do parlamento se não for aprovado Orçamento Geral do Estado (OGE) num prazo de 60 dias "a contar de 01 de janeiro".

Moçambique | Como é feita a segurança na Montepuez Ruby Mining?


Desabamento de mina de rubis fez mais de 10 mortos, vários feridos e um número indeterminado de soterrados. É o resultado de infrações cometidas pelos garimpeiros ilegais, mas até onde a segurança foi seguida à risca?

"Isso aconteceu antes de ontem, ontem e hoje. Lá morreu muita gente, quando a terra caiu em cima dos garimpeiros. O número de garimpeiros mortos da comunidade onde estou são 18 e 4 feridos. No total são 42 mortos e 25 retirados de baixo da terra e há outros que não vão conseguir tirar porque já estão tocados", conta Fernandinho Mueda, ex-garimpeiro da comunidade de Muaja, no distrito de Ancuabe, limite com o distrito de Montepuez, província nortenha de Cabo Delgado, onde o incidente ocorreu. Mas os números oficiais apontam para cerca de dez mortos, entre eles um guineense.

Entre as vítimas há crianças e mulheres. Mas de acordo com Mueda, "não houve esse apoio, desde que começou este caso não houve esse apoio a polícia está lá sentada. Estão limitadas pela população porque estão lá em massa, é muita população."

E o ex-garimpeiro revela ainda "que existe um estrangeiro, um branco, é que conseguiu falar com a população para que lhe ajudassem a tirar a população que está soterrada com uma máquina pesada. O branco trabalha aí mesmo [na área onde aconteceu o soterramento]".

Moçambique | RENAMO pede mais esclarecimentos sobre recrutamento forçado


Informações partilhadas nas redes sociais, esta sexta-feira (07.02), dão conta de um recrutamento compulsivo de jovens para o combate aos ataques armados em Cabo Delgado. Governo desmente.

O alerta foi lançado nas redes sociais, onde, esta sexta-feira (07.02), circulavam imagens captadas em vários pontos de Maputo, nas quais se viam jovens a correr fugindo, supostamente, de militares que os querem levar à força para combater os ataques armados em Cabo Delgado, no norte do país.

Uma informação que já foi desmentida pelo Ministério da Defesa que garantiu que vai investigar o caso para "descobrir a origem, motivações e os autores" das informações que lançaram alarme nalguns bairros.

"Não está a decorrer nenhum recrutamento compulsivo. Quando chegar a [sua] vez, o jovem será convocado e não raptado", disse Carlos Mucamisa, coronel das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), acrescentando que "[estas ações vão contra] as práticas e procedimentos de recrutamento e mobilização estabelecidas pela Lei do Serviço Militar".

Angola | As cogitações do Luanda Leaks: o que trarão?



O processo Luanda Leaks expôs a nu todo um sistema que, há muito, muitos de nós vínhamos a demandar ou a delatar como estando a minar a economia, a política e todo um aparelho nacional.

Fomos sempre olhados como anti-nacionais, como anti-MPLA, como retrógrados, como imperialistas, como reacionários e outros epítetos menos fortes ou não tão apelativos.

Não vou entrar no “programa” nós é que tínhamos razão e ninguém nos levou a sério ou e agora quem são os verdadeiros culpados.

Quer-me parecer que todos temos culpas. Uns porque não teremos sabido ser imperativos nas nossas questões e denúncias, outros porque se acomodaram, outros ainda porque se o partido dizia estar bem, então tudo estava bem, outros que no Chefe nada se questionava, porque era o líder e o único capaz de gerir o País – principalmente porque vinha de um longuíssimo conflito fraterno – e, outros, por esta ou por aquela razão, achavam que nada estava tão deficiente que fosse necessários questionar e, finalmente, outros – estes parceiros internacionais – porque seguiam, seguem e seguirão eternamente que «money has no color» e, ou, «money is God».

Não sejamos hipócritas e a realidade é clara: seja quem dominar o dinheiro nacional terá sempre muitos “amigos” prontos a defendê-lo até algo correr mal.

E tudo correu e está a correr mal para a empresária Isabel dos Santos e para as suas actividades empresariais. E correu mal não só devido às denúncias de um consórcio internacional de jornalistas de investigação (Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação – ICIJ, via Plataforma para África de protecção a denunciantes contra a corrupção e má gestão – Platform to Protect Whistleblowers in Africa) e de um eventual – repito, eventual, como adiante explicarei – hacker português, mas dela própria quando alardeava que toda a sua fortuna teria começado com a venda de uns quantos ovos entre amigos. Ou eram vendidos em sistema de leilão e quem mais desse, mais direito tinha a ficar com os ditos ovos, ou a hipocrisia reinante era tanta que para “satisfazer” o ego da pequena dos Santos se oferecia pelos ovos preços diamantíferos.

Como ninguém acredita em milagres destes – começar com um aviário e fazer uma fortuna, ´outra coisa completamente diferente – muitos comia, rumorejavam, mas nada diziam.

E isto acontece sempre até um dia.

E esse dia aconteceu.

MAZUI – o novo livro de Lobitino Almeida N’Gola

Em Dezembro foi apresentado o novo livro de Eugénio Costa Almeida, aliás, Lobitino Almeida N’Gola. Mazui, obra daquele autor que não é ensaio mas que inclui poesia e também contos.

Mazui já está há mais de dois meses ao nosso dispor nas livrarias.

A apresentação de Delmar Maia Gonçalves, que o prefaciou, realizou-se em 5 de Dezembro de 2019 na Casa de Angola, em Lisboa.

A obra do autor angolano vai fortalecendo-se com qualidade convidativa de a desfrutarmos.

“Fundamentalismo islâmico: a ideologia e o estado” (2003) ou “África: trajectos políticos, religiosos e culturais (2004), são duas das várias obras do autor.

Eugénio Costa Almeida é investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (CEI-IUL)


PG

Angola e Alemanha assinam acordos nos setores de transportes e recursos minerais


Em visita a Luanda, chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, reforça interesse de cooperação com Angola em diversos setores. Presidente João Lourenço enfatiza ambiente favorável para investimentos privados alemães.

A chanceler federal da Alemanha Angela Merkel e o Presidente de Angola João Lourenço reforçaram as relações bilaterias entre os dois países e assinaram dois acordos de cooperação. Merkel revelou em conferência de imprensa que conversou com o Lourenço sobre a institucionalização das autarquias em Angola. 

"Já tivemos intercâmbio de ideias sobre as estruturas, sobre os processos de reformas, a descentralização, as autarquias. Há também uma maior responsabilidade para o desenvolvimento do país. Congratulo-me muito por darmos aqui a nossa contribuição”, disse a chanceler.

O direito Alemão tem forte influência no sistema jurídico angolano. Os dois países vão aperfeiçoar um programa neste domínio. Merkel convidou juristas angolanos a visitarem a Alemanha. A chanceler lembrou que além de acordos para bolsas de estudos, há programas de cooperação no domínio jurídico.

"Podemos aperfeiçoar esse programa com convites de juristas para irem à Alemanha e escolherem os temas de seu interesse. Também podemos fazer a ampliação de todos os conteúdos que tenham a ver com o tráfego aéreo", salientou a chanceler.

Portugal | OS PERIGOSOS “LEAKS” DO RUI PINTO


Octavio Serrano* | opinião

Trata-se de um dos rostos mais conhecidos da actualidade portuguesa; o do Rui Pinto; uma carinha de miúdo, de cabelo espetado; olhos pequenos, vivos e espertos; mas apesar da aparência, já tem trinta anos este gaiense licenciado em história; que sozinho, auto-didacticamente, se transformou num “haker” informático; muito perigoso para o sistema, mas por muitos admirado.

A policia portuguesa, foi buscá-lo a Budapeste, algemado tal perigoso assassino; sob a acusação de violação de direitos fundamentais como, o direito à privacidade, à intimidade da vida privada e à inviolabilidade da correspondência; crimes cometidos através de meios informáticos; também é acusado de extorsão sobre um fundo futebolístico; até agora não se sabe bem, o âmbito do saque de informação confidencial que o Rui obteve nas suas actividades; sabe-se ser ele a grande fonte de informação do “footbaal leaks”, onde se denunciam fraudes fiscais e desportivas, internacionais e nacionais; incrivelmente, enquanto por essa Europa fora, existiu a preocupação de com base na documentação apanhada pelo Rui, investigar e processar os faltosos, em Portugal existiu apenas a preocupação em engavetar o moço; e muito do que ele denunciou dos meandros do futebol nacional, foi até à data ignorado.

Apreenderam-lhe os computadores; para os espiolhar, e quem sabe fazer desaparecer o que por lá estava; pois todos sabemos, que os juízes em Portugal, podem, se considerarem uma prova inválida mandá-la destruir; só que há três problemas; primeiro, existem ficheiros no computador que ninguém consegue abrir; segundo, suspeita-se que existam ficheiros duplicados, guardados em remotos servidores; terceiro, o Rui Pinto, como não confia na justiça portuguesa, não quer colaborar!


Portugal | "Rui Rio sairá deste Congresso muito mais vencedor", diz Louçã


Francisco Louçã entende que Rui Rio, presidente do PSD, chega "muito à vontade" ao 38.º Congresso do partido porque o principal adversário político que poderia ter, Pedro Passos Coelho, "está a queimar etapas" e a "apresentar-se como reconfiguração política demasiado cedo".

Arrancou em Viana do Castelo, esta sexta-feira, o 38.º Congresso do PSD, tema que mereceu uma breve análise de Francisco Louçã no habitual espaço de comentário na SIC Notícias.  "Rui Rio chega a este Congresso com muito à vontade, apesar de não ter ganho com uma grande maioria, com 53% dos votos na segunda volta das diretas", comentou o bloquista. 

No entendimento de Louçã, uma das razões por que o líder social-democrata chega "à vontade" ao Congresso do partido prende-se com o facto de o principal adversário de Rio, Pedro Passos Coelho, "estar a queimar etapas e a apresentar-se como reconfiguração política demasiado cedo".

O antigo primeiro-ministro social-democrata "já apareceu uma vez" e  "vai voltar a aparecer nas próximas semanas", sublinhou o antigo dirigente bloquista, considerando que "tudo isso é demasiado cedo para qualquer contestação a um líder que sai razoavelmente composto deste debate". 

Quanto ao discurso de abertura do Congresso de Rui Rio, Louçã reparou que foi "virado para dois únicos objetivos": eleições e a reafirmação da sua visão do partido.

Portugal | Braga e o lixo



Num tempo em que o equilíbrio ambiental é condição imprescindível para a sustentabilidade das cidades não se percebe muito bem porque teima a autarquia em reverter processos de desenvolvimento harmonioso esgueirando-se em “soluções” contrárias ao exigido pela racionalidade simples.

O Município de Braga sabe muito bem quais são as metas ambientais no domínio da reciclagem dos resíduos sólidos urbanos a que o Estado Português está obrigado no âmbito dos Compromissos assumidos para com a União Europeia e que Bruxelas já supervisiona esse incumprimento por falha grave no cumprimento das metas para 2020 não corrigidas dificultando cumprimento para 2015 e, segundo o Plano Estratégico Resíduos Sólidos Urbanos – PERSU, em discussão pública, que impõe, “até 31 de dezembro de 2020, a reciclagem de pelo menos 70% em peso dos resíduos de embalagens. A nova meta nacional de reciclagem de resíduos de embalagens será concretizada para cada Sistema de Gestão, de acordo com o seu ponto de partida específico, sendo inerente ao aumento preconizado para a recolha seletiva e por via de uma maior separação de recicláveis provenientes da recolha indiferenciada.” revisto que foi, o Plano de Prevenção dos Resíduos Urbanos (PPRU), em que se define como meta de redução da produção destes resíduos para 2020, que fica nos 10% em relação aos resíduos produzidos em 2012.

A estratégia de reciclagem dos resíduos referidos vinha sendo seguida pelo anterior executivo até 2013, mas, foi literalmente abandonada pelo executivo atual ao implementar a recolha de resíduos urbanos em contentores para minimizar custos de exploração abandonando assim a recolha seletiva e a recolha porta a porta.

Portugal | CULTURA À BORLA EM LISBOA E NO PORTO


Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Em fim de semana de Óscares, curiosamente, na Agenda Cultural do Notícias ao Minuto a música é quem mais ordena e as nossas sugestões são bastante ecléticas. 

No entanto, não é só a música que está em destaque, como se pode constatar pela 6ª Noite dos Livros de Harry Potter, o feiticeiro mais popular do mundo. O evento vai decorrer na Livraria Bertrand do Chiado e está lançado o desafio à participação tanto de feiticeiros como de muggles. 

Na Grande Lisboa, destaque ainda para outra noite especial. As Noites de Orfeu estão de regresso a Sintra, com musicais que pretendem comemorar as quatro estações do ano. 

No Grande Porto, entre outras opções musicais que poderá espreitar, uma sobressai. Os Calema vão atuar na Fnac do GaiaShopping para dar a conhecer o novo álbum, 'Yellow'. 

A tradição mantém-se e todas estas propostas são amigas da sua carteira. E como a grande noite do cinema vai decorrer este domingo, fique a saber que poderá acompanhar as incidências da 92.ª edição dos Óscares, em direto, no Notícias ao Minuto a partir das 23h do próximo domingo (dia 9).

Grande Lisboa

Noite dos Livros de Harry Potter

A 6ª Noite dos Livros de Harry Potter vai decorrer esta sexta-feira na Livraria Bertrand do Chiado. O tema da edição deste ano é 'O Torneio dos Três Feiticeiros'. A idade mínima de participação é de 10 anos. As inscrições têm de ser feitas hoje entre as 18h e as 19h, estando a participação limitada a 45 pessoas. O evento começa às 19h. Pode saber mais aqui

R-Humor

A exposição 'R-Humor' de Catarina Simão tem como peça central uma coleção de 245 fotografias dos arquivos do Grassi Museum für Völkerkunde de Leipzig. Estas fotografias recuperam um testemunho único para a história da coleção de arte Makonde do Museu Nacional de Etnologia de Nampula (Moçambique) reunida no tempo colonial. Ao mesmo tempo, e de uma forma crítica e satírica, são um paradoxo enquanto prova da clarividência sobre os comportamentos do colonizador branco. A exposição está patente na Galeria Avenida da Índia até ao dia 5 de abril. 

Volta ao Mundo com José de Guimarães

No ano em que comemora 80 anos, e assinala 60 de carreira, José de Guimarães apresenta a sua obra gráfica na Biblioteca Nacional de Portugal. Com o título 'Volta ao Mundo: Obra Gráfica de José de Guimarães', a exposição divide-se por várias salas temáticas, mas que fogem à cronologia e geografia, que exploram as diversas influências do artista nascido em Guimarães em 1939. Vão estar expostas cerca de 168 obras, desde gravuras da série 1º de Maio (que resultaram de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian) aos trabalhos alusivos ao 25 de Abril, sem esquecer as séries de inspiração Africana, Mexicana ou do Extremo Oriente. Para ver até ao dia 31 de março. 

Noites de Orfeu

Nos meses de fevereiro, março, julho e novembro, têm lugar as Noites do Orfeu em Sintra. Este sábado, o grupo coral ARdeCORO vai dar um concerto no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. O grupo vai apresentar um repertório variado e o espetáculo começa às 21h30. Tem de fazer marcação para assegurar a sua presença no evento. 

Exposição de Carla Filipe

A exposição individual de Carla Filipe apresenta novos desenhos da série 'Ressaca / Hangover + Be Part of Chaos (2016-2019)'. Nos últimos anos, a artista tem desenvolvido desenhos em grandes faixas que combinam serigrafia, imagens, palavras e grafite. A exposição está patente na Galeria Francisco Fino até ao dia 29 de fevereiro.

Grande Porto

Calema na Fnac

'Yellow' é o título do novo álbum dos Calema e o duo vai dar um concerto na Fnac GaiaShopping este sábado para apresentar o seu novo trabalho. O concerto está agendado para as 21h.

Música no Mercado do Bom Sucesso

Os concertos de sábado à noite no Mercado do Bom Sucesso são já um clássico da Invicta. Este sábado Mila Dores atua no palco do mercado. Esta cantautora portuguesa aborda na sua música temas como o amor e o medo, cantando-nos, também, sobre o fascínio que tem pela beleza das pequenas coisas. O espetáculo começa às 22h30. 

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, Mercado de Porto Belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há Atelier Dia dos Namorados, 'Mensagem na lousa'. Decorre entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana, boas ofertas culturais!

Fábio Nunes | Notícias ao Minuto | Imagem: © iStock

Leia em Notícias ao Minuto: 

China | Vírus: Número de mortos sobe para 722, ritmo de contágio aumentou


O número de mortos provocado pelo surto do novo coronavírus na China aumentou hoje para 722, anunciou a Comissão Nacional de Saúde chinesa, que registou um aumento de novos casos superior ao que se vinha verificando nos últimos dias.

Hoje contam-se mais 3.399 casos, enquanto na sexta-feira tinha havido 3.143 novas infeções, ao cabo de vários dias em que o número de novos casos tinha vindo a descer.

As autoridades de saúde estão a tratar 6.101 pacientes em estado grave e já deram alta a 2.050 pessoas que contraíram a pneumonia provocada pelo novo coronavírus, detetado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan, na província central de Hubei.

Desde o começo do surto, já foram acompanhadas 345.498 pessoas por suspeita de infeção, 189.660 das quais continuam sob observação.

Serguei Lavrov: Caracas e Moscovo ampliam cooperação militar


O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, defendeu hoje que Caracas e Moscovo ampliem a cooperação técnico militar para aumentar a capacidade defensiva da Venezuela perante ameaças armadas externas.

importante desenvolver a nossa capacidade de cooperação técnica militar para aumentar a capacidade de defesa dos nossos amigos contra essas ameaças de fora", disse o ministro russo.

Lavrov falava aos jornalistas após um encontro com o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no palácio presidencial de Miraflores.

"Somente o povo venezuelano tem o direito de decidir sobre o seu próprio futuro e o seu próprio destino, e a Rússia fará todos os possíveis para apoiar esse processo", disse.

Por outro lado, explicou que para além do setor militar, Moscovo e Caracas chegaram a acordo para avançar com novos investimentos e aprofundar a cooperação económica e comercial em várias áreas, apesar das sanções impostas pelos EUA contra a Venezuela.

Antes de se reunir com Nicolás Maduro, Serguei Lavrov participou numa reunião da Mesa de Diálogo entre o Governo venezuelano e vários pequenos partidos que se afirmam opositores, mas cuja atuação é questionada pelas grandes organizações oposicionistas venezuelanas.

"O diálogo nacional, na Venezuela, é um ato aberto a todos os partidos políticos. Está claro que os oponentes radicais têm alergia a estes eventos. Estamos convencidos de que as ambições de alguns políticos não devem predominar perante os interesses do povo. Esperamos que tenham um enfoque comum para as (próximas) eleições", disse o ministro.

"O nosso foco é que qualquer crise, inclusive na Venezuela, pode ser solucionada através de medidas políticas e diplomáticas com um diálogo inclusivo entre os venezuelanos", frisou.

Segundo Lavrov "a recessão económica" na Venezuela "resulta de tentativas, de uma campanha executada" para derrubar o Governo de Nicolás Maduro, "utilizando inclusivamente a força".

Trata-se, disse, de uma situação que deve ser levada ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) e trabalhada de modo a que todos cumpram as suas obrigações internacionais".

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, chegou hoje à Venezuela, onde foi recebido pelo seu homólogo venezuelano, Jorge Arreaza, numa curta visita em que Caracas espera reforçar a cooperação bilateral com Moscovo.

Lavrov chegou à Venezuela depois de passar por Cuba e pelo México, onde se reuniu com os seu homólogos Bruno Rodríguez e Marcelo Ebrard, respetivamente.

A Venezuela, um país com uma das maiores reservas de petróleo do mundo, atravessa há mais de cinco anos uma grave crise económica, política e social.

A oposição responsabiliza o regime pela contração da economia, alta inflação, escassez de medicamentos e alimentos, e pela descida na produção de petróleo, a principal fonte de rendimento do país.

Por outro lado, o Governo venezuelano atribui a situação a uma "guerra económica" e a sanções impostas pelos Estados Unidos, que afirma terem o apoio da oposição do país.

A crise venezuelana agravou-se desde janeiro de 2019, quando o líder opositor e presidente do Parlamento, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente interino da Venezuela até conseguir afastar Nicolás Maduro do poder, convocar um governo de transição e eleições livres no país.

Guaidó é apoiado por cerca de 50 países, incluindo Portugal (no âmbito da União Europeia).

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Reuters

Leia em Notícias ao Minuto: 

Irlandeses votam para escolher governo de composição incerta


Os irlandeses vão hoje, pela primeira vez num sábado, votar numas eleições legislativas que vão decidir a composição do parlamento 'Dáil', onde a falta de uma maioria absoluta deverá condicionar a formação do governo.

As mesas de voto, a maioria localizadas em escolas, igrejas e outros espaços públicos, vão estar abertas entre as 7h00 e as 22h00 (mesma hora em Lisboa).

Como não está previsto que nenhum partido ocupe a maioria dos 160 assentos parlamentares, são inevitáveis negociações entre diferentes formações políticas para atingir uma maioria de pelo menos 80 deputados quer permita governar de forma estável.

Em 2016, o Fine Gael foi o partido mais votado, mas sem maioria absoluta, e precisou de um compromisso de apoio do rival Fianna Fáil para formar um governo minoritário, o que só foi alcançado após 70 dias de negociação.

Número de mortos pelo novo coronavírus sobe para, pelo menos, 717


No final de sexta-feira registaram-se mais 81 mortes nesta província, epicentro do vírus. O número de mortos pelo novo coronavírus subiu para, pelo menos, 717 pessoas. As informações constam do mais recente relatório da Comissão de Saúde da Província de Hubei. Entre as 4 horas da madrugada e as 24 horas registaram-se mais 81 mortes nesta província, epicentro do vírus. 

Sublinhe-se que estes dados deverão sofrer uma ligeira revisão nas próximas horas, aguardando-se a comunicação da Comissão Nacional de Saúde, que indicará os números de mortos e infetados fora da província de Hubei.

A primeira pessoa a morrer por causa do novo coronavírus fora da China foi um cidadão chinês nas Filipinas.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infeção confirmados em mais de 20 países.

Recorde-se que o médico chinês que deu o primeiro alerta sobre o surto do novo coronavírus morreu na passada quinta-feira, depois de ter contraído pneumonia na semana passada, anunciou o hospital onde estava internado.

O oftalmologista Li Wenliang, de 34 anos, foi "infelizmente contaminado durante o combate à epidemia de pneumonia do novo coronavírus", afirmou, na sua conta na rede social Facebook, o hospital central de Wuhan.

A Organização Mundial de Saúde declarou em 30 de janeiro uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

Notícias ao Minuto | Imagem: © Getty Images

Leia em Notícias ao Minuto: 

Estudo aponta pangolim como intermediário do novo coronavírus


O pangolim, um pequeno mamífero em risco de extinção e um dos animais mais contrabandeados do mundo, pode ter sido o transmissor do novo coronavírus, que já matou 636 pessoas na China, defenderam hoje cientistas chineses.

Investigadores da Universidade de Agricultura do Sul da China identificaram o pangolim como o "possível hospedeiro intermediário" que facilitou a transmissão do vírus, apontou a universidade em comunicado, sem avançar mais detalhes.

Um animal que abriga um vírus sem adoecer, mas que pode infetar outras espécies, é designado de "reservatório".

No caso do novo coronavírus, a maioria dos analistas aponta o morcego com fonte primária: segundo um estudo recente, os genomas do novo coronavírus são 96% iguais aos que circulam no organismo daquele animal.

O pangolim poderia ter servido como "hospedeiro intermediário" entre o morcego e os seres humanos, segundo o novo estudo, citado pela imprensa estatal chinesa.

A mesma investigação, que testou mais de 1.000 amostras de animais selvagens, concluiu que os vírus detetados nos pangolins são 99% idênticos aos encontrados em pacientes humanos.

O novo vírus foi inicialmente detetado, em dezembro passado, num mercado de mariscos e animais selvagens, situado nos subúrbios de Wuhan, no centro da China.

A hipótese inicial de o intermediário ter sido a cobra foi, entretanto, afastada.

Mais lidas da semana