quinta-feira, 5 de março de 2020

Portugal | A trituradora


Anselmo Crespo | TSF | opinião

Uma das batalhas mais importantes dos nossos tempos é a da preservação das instituições democráticas. E, se queremos vencer esta batalha, não podemos jogar apenas à defesa. Temos de ser inteligentes no "ataque" aos que todos os dias lutam para destruir os alicerces da nossa democracia. E são muitos, dentro e fora dessas instituições.

A sucessão de notícias das últimas semanas (dos últimos anos) é verdadeiramente assustadora. Três juízes desembargadores - dos quais dois são ex-presidentes do Tribunal da Relação - suspeitos de abuso de poder. Dois ex-juízes do mesmo tribunal despedidos por suspeitas de crimes de tráfico de influência, fraude fiscal, branqueamento de capitais e recebimento indevido de vantagem. Altas patentes da Polícia Judiciária Militar em tribunal, acusadas de encenar o roubo de armas em Tancos. Um ex-ministro da defesa acusado de encobrimento. Um ex-primeiro-ministro acusado de corrupção, fuga ao fisco e branqueamento de capitais... Isto para ir aos exemplos mais recentes e mais mediáticos.

É impossível. Mesmo presumindo a inocência de todos os que ainda não foram julgados e condenados, é completamente impossível que a confiança dos cidadãos nas instituições não saia fortemente abalada. É claro que podemos sempre tentar ver o copo meio cheio: se sabemos destes e de outros casos, é porque a justiça ainda funciona. É porque as instituições continuam de pé e, por muito que as tentem corroer por dentro, ainda há esperança.

Mas este é um copo meio cheio de quase nada, porque a velocidade mediática a que se trituram alguns dos mais altos representantes do Estado de direito - e as respetivas instituições - é muito maior do que a réstia de confiança a que ainda nos podemos agarrar.

Neste processo de destruição, há ainda que contar com a pocilga em que se transformaram as redes sociais, locais lamacentos onde chafurdam cobardes anónimos - e outros menos anónimos, capazes dos julgamentos sumários mais rápidos da história. Antros onde, tipicamente, os oportunistas disfarçados de políticos se movem à procura da tribo que, a seguir, há de levá-los para dentro do sistema que tanto contestam.

A responsabilidade do poder político - e do poder judicial, já agora - é hoje, por isso, maior que nunca. Nas ações concretas que tem para combater este desgaste acelerado das instituições, mas também nas escolhas que faz e, sobretudo, nas que deixa por fazer.

A trituradora. Eis o motivo pelo qual é cada vez mais difícil atrair gente boa e competente para a causa pública. E eis, também, parte da explicação para que a mediocridade e a falta de escrúpulos vá tomando conta, progressivamente, das nossas instituições. Como se não bastasse já a trituradora mediática e a das redes sociais, os partidos políticos decidiram começar a triturar pessoas também no Parlamento.

Portugal | Mais de uma centena de personalidades pede libertação de Rui Pinto


O manifesto, que tem entre os subscritores personalidades ligadas à política, ao desporto, à cultura, ao jornalismo e à educação, refere o interesse público das informações divulgadas por Rui Pinto.

Mais de uma centena de personalidades ligadas à política, ao desporto, à cultura, ao jornalismo e à educação pediram esta quinta-feira a libertação de Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks.

O manifesto, que tem entre os subscritores os ex-ministros José Vera Jardim e Miguel Poiares Maduro, a coordenadora do Bloco de Esquerda Catarina Martins, eurodeputados, o escritor José Eduardo Agualusa, humoristas, jornalistas, advogados e antigos atletas, entre outros, apela para o “fim da prisão preventiva” de Rui Pinto.

O facto de Rui Pinto estar na origem de revelações de inequívoco interesse público que deram origem a investigações jornalísticas conduzidas por consórcios internacionais, como o Football Leaks e o Luanda Leaks, justifica amplamente que as autoridades portuguesas, tal como já o fizeram as autoridades de outros países, reconheçam a importância da informação por si trazida a público e procurem a colaboração de Rui Pinto, assim demonstrando que Portugal está verdadeiramente empenhado em combater a corrupção, o branqueamento de capitais e outros ilícitos criminais”, lê-se no abaixo-assinado.

Portugal | "Liberdade para Rui Pinto". Manifestantes protestam nas galerias do Parlamento


Pequeno grupo de pessoas entrou nas galerias da Assembleia da República para pedir a liberdade de Rui Pinto. Foram escoltados pela PSP.

Com t-shirts brancas com uma letra desenhada, um pequeno grupo de pessoas interrompeu os trabalhos na Assembleia da República para pedir a liberdade de Rui Pinto.

Durante a apresentação do projeto do PCP para o "plano de emergência para a criação e modernização da rede de centros de recolha oficial de animais", estes cidadãos levantaram-se em protesto nas galerias. Primeiro em silêncio, depois de a presidente da Assembleia da República em funções ter pedido para que a polícia os escoltasse para fora da sala, o grupo começou a gritar "liberdade para Rui Pinto".

Esta ação surge no dia em que mais de uma centena de personalidades ligadas à política, ao desporto, à cultura, ao jornalismo e à educação pediram a libertação de Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks.

Filipe Santa-Bárbara | TSF | Imagem: Ilustração

Nono caso de coronavírus confirmado em Portugal


Homem está internado no hospital Curry Cabral

Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou, esta quinta-feira, o nono caso de infeção por coronavírus em Portugal. Trata-se de um homem de 42 anos que está internado no hospital Curry Cabral, em Lisboa, adianta a DGS.

"A situação clínica está estável", informa a autoridade de saúde em comunicado.

A SIC Notícias cita a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, adianta que o homem "tem ligação a Itália".

Esta quinta-feira já tinham sido confirmados os 7.º e 8.º casos: um homem de 50 anos que veio de Itália e de um homem de 49 anos com ligação a um caso já confirmado em Portugal. Ambos os doentes encontram-se internados no Centro Hospitalar Universitário de São João e com uma situação clínica estável.

Os doentes que manifestem sintomas compatíveis com os de contágio pelo novo coronavírus - febre, tosse e dificuldade respiratória - são aconselhados a contactar a Saúde 24 (808 24 24 24), em vez de se dirigirem às unidades de saúde.

TSF

Quem é o general Bento Kangamba: homem polémico e influente em Angola


Bento dos Santos Kangamba, empresário e político do MPLA, é suspeito de crime de burla por defraudação. Não é o primeiro caso controverso em que está envolvido.

As polémicas não são novidade para Bento dos Santos Kangamba. Não é a primeira vez que o empresário e político angolano está a contas com a Justiça de Angola. Em poucas palavras, o jornalista Ilídio Manuel carateriza Kangamba como uma "uma figura bastante polémica, controversa e enigmática".

Um dos enigmas é a dimensão dos negócios do general na reserva, de 54 anos, algo que, segundo Ilídio Manuel, levanta dúvidas quanto à origem do seu dinheiro. "Não se tem um Bento Kangamba como aquele empresário que criou emprego…", sublinha.    

Kangamba é conhecido como um homem do desporto. É o proprietário do Kabuscorp Sport Club do Palanca, vencedor em 2013 do principal campeonato nacional, o Girabola, e da Supertaça de Angola de 2014.

No ano passado, a equipa terminou o campeonato em quarto lugar, mas foi despromovida da primeira divisão por o clube dever dinheiro a Rivaldo, ex-craque do Barcelona e da seleção brasileira de futebol. Bento Kangamba "teve um papel de criar uma equipa, que tinha como objetivo ganhar o campeonato. E também fez do desporto uma exteriorização de sinais de riqueza ao contratar figuras de desporto de projeção mundial ou mesmo continental, como foi o caso do brasileiro Rivaldo e do congolês Trésor [Mputu Mabi], que ganharam cá em Angola uma fortuna no tempo em que Angola ainda nadava em petrodólares", comenta Ilídio Manuel.

Angola | Raúl Danda teme adiamento das autárquicas


O Executivo angolano apresentou mais quatro propostas de lei "urgentes" para o pacote autárquico. Deputado da UNITA diz que Governo quer inviabilizar as eleições autárquicas previstas para este ano.

O deputado Raúl Danda, da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), o maior partido da oposição angolana, criticou as quatro novas propostas de lei apresentadas com caráter de urgência pelo Governo para regulamentar as eleições autárquicas.

Os diplomas foram introduzidos num momento em que a Assembleia Nacional já discutia outras duas propostas do pacote legislativo autárquico, noticiou na quarta-feira (04.03) o Novo Jornal. Segundo Raúl Danda, esta é uma tentativa do Executivo de inviabilizar a realização das eleições autárquicas ainda em 2020.

"Isso mostra que, de facto, o Presidente da República [João Lourenço] e o seu partido MPLA [Movimento Popular de Libertação de Angola] não estão com vontade de fazer as eleições autárquicas este ano", afirmou Danda em declarações à DW África.

IMENSA GRATIDÃO!...


Martinho Júnior, Luanda 

Imensa gratidão pública e reconhecimento ao companheiro Mário Motta, ao Página Um e ao Página Global, que possibilitaram a publicação de tantos textos meus e em 2011 e 2014 precisamente este que se junta, “A TRIPLA FRONTEIRA”, que há que por ora evocar!

Lembro-o por que hoje, olhando pelo retrovisor, temos a obrigação de “honrar o passado e a nossa história, construindo no trabalho o homem novo” e por que a “Iª CONFERÊNCIA SOBRE A HISTÓRIA DOS ÓRGÃOS DE INFORMAÇÕES E SEGURANÇA DO ESTADO” é um ponto de partida, no momento tático que se afirmou como ponto de chegada!

O lema escolhido pela Conferência foi “analisando e reflectindo o passado com os olhos do futuro” e no 5º painel os homens de informação e análise mantiveram “sob o olhar silencioso de António Agostinho Neto, corrigir o que está mal e melhorar o que está bem”… algo que tem tudo a ver com “A TRIPLA FRONTEIRA”!

Retomo muitas das abordagens elaboradas desde então e sobretudo as que o foram nos termos da lógica com sentido de vida que dá sequência ao movimento de libertação em África, da geoestratégia para um desenvolvimento sustentável em Angola e no continente africano e à necessidade de cultura de inteligência patriótica, por que o Bié, bem no centro de Angola e no fulcro da região central das grandes nascentes, o recordar é olhar de frente para o desafio da mudança de paradigma, bem no âmago dos pressupostos de “A TRIPLA FRONTEIRA”!

O movimento que está já em curso sobre a história da Segurança do Estado merece abrir-se para os desafios que o são para o estado, para a sociedade, para o povo angolano e acima de tudo, um caminho imprescindível e coerente para as presentes e futuras gerações!

Água é vida e o próprio corpo humano anima-se com 65% de água…

Por isso a decisão de defender o Bié desde 1975, é um mérito de Agostinho Neto que se tornou geoestratégico património comum, tanto mais que uma mudança de paradigma a que se apela, acarreta revitalização, renascimento, mobilização e um enorme esforço colectivo que poderá galvanizar os caminhos da paz, da democracia e da vida em Angola!

O futuro precisa ser construído a partir dos pilares de mérito estabelecidos pelo movimento de libertação em África e, olhando pelo retrovisor, os mentores de mérito estão aí, no tecido humano de Angola, com tantas provas dadas na própria “TRIPLA FRONTEIRA”!...

O exercício de história merece ser alargado, merece ir muito mais para além, passar à doutrina, passar à filosofia, passar à ideologia e isso só será possível no presente e no futuro, se os conceitos trilhados na lógica com sentido de vida respeitarem a Mãe Terra e a água interior de Angola e de África, para que o homem se assuma numa civilização solidária, digna e capaz de sustentabilidade futura! 

Já repararam?

Estamos mesmo a pisar o chão de 

A TRIPLA FRONTEIRA

Situação na Guiné-Bissau "agita" bancadas no Parlamento cabo-verdiano


A situação política vivida na Guiné-Bissau colocou em lados opostos os dois principais partidos de Cabo Verde no primeiro dia da sessão legislativa de Março.

O PAICV criticou o que considera de silêncio do Governo, enquanto o MpD, no poder, acusou a oposição de ingerência nos assuntos internos do país.

Numa declaração política do PAICV, o deputado José Gomes da Veiga disse estranhar a não tomada de uma posição do Governo, “condenando a alteração à força do normal funcionamento das instituições democráticas”.

Para o parlamentar, é preciso encarar a situação com calma e serenidade, mas não se pode “deixar de lamentar e condenar a alteração da ordem institucional e constitucional à base da força”.

Em respposta, a bancada do MpD, no poder, criticou o principal partido da oposição pelo posicionamento e considerou “que não se deve ingerir nos assuntos internos de um país estrangeiro”.

A deputada Filomena Gonçalves afirmaou o Governo de Cabo Verde “é responsável e está a agir no quadro das organizações a que pertence, nomeadamente a CPLP e a CEDEAO”, para se encontrar a melhor saída visando resolver o problema do país irmão a Guiné-Bissau.

O Chefe de Estado cabo-veridano Jorge Carlos Fonseca, que tem a Presidência rotativa da CPLP, ainda não se pronunciou e, segundo a Presidência da República, não o irá fazer por agora.

Eugénio Teixeira | VOA – Voz da América

Guiné-Bissau | PM dá até sexta a ministro das Finanças para pagar salários


O novo primeiro-ministro guineense, Nuno Nabian, investido pelo autoproclamado Presidente do país, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje ter instruído o ministro das Finanças para tratar de arranjar soluções, até sexta-feira, para pagar os salários aos funcionários públicos.

Nuno Nabian falava no final da primeira reunião do Conselho de Ministros, onde foi abordada a questão dos salários, e em que esteve presente, por breves instantes, Sissoco Embaló.

"Estivemos a discutir com o ministro das Finanças. A situação financeira do país não é encorajadora, porque não encontramos, quase nada nos cofres do Estado", observou Nuno Nabian.

Nuno Nabian deu até sexta-feira para que o ministro das Finanças, João Fadiá, diga ao Governo qual o ponto da situação do Tesouro Público, no sentido de serem tomadas diligências para o pagamento dos salários.

"Salário, como disse o Presidente, não é um favor, é um dever do Estado", sublinhou Nabian.

Mediação internacional pode ajudar a resolver crise na Guiné-Bissau?


Ex-ministra são-tomense Maria Amorim associa-se à ideia lançada por líderes timorenses, que defendem uma "mediação internacional urgente" na Guiné-Bissau. Presidente português apela à paz e ao respeito institucional.

A antiga chefe da diplomacia são-tomense receia que a situação de instabilidade possa derrapar e resvalar para uma situação ainda mais crítica. Ouvida pela DW África, Maria Amorim mostra-se bastante preocupada com a situação de vulnerabilidade da Guiné-Bissau e partilha a ideia lançada pelos líderes timorenses, entre os quais o antigo Presidente José Ramos-Horta, que defendem uma "mediação internacional urgente" do clima de tensão perante os riscos de agravamento da crise naquele país.

"Ramos-Horta foi o representante das Nações Unidas numa fase também atribulada da Guiné-Bissau. A proposta dele parece uma proposta sensata, de alguém com responsabilidade de cidadão do mundo e que gostaria de ver a Guiné-Bissau numa posição mais estável e menos conflituosa", afirma.

A ex-ministra são-tomense dos Negócios Estrangeiros considera que as posições estão muito extremadas e lamenta o facto de "ambas as partes" não se entenderem. "Não as vejo a sentar e encontrar uma via de diálogo, um consenso, para poderem sair deste impasse. É preferível que um olhar exterior, neutro, aberto, tolerante, possa juntar as partes dissidentes e tentar encontrar um entendimento para saírem desta situação", sugere.

Guiné-Bissau | Sissoco: "Sanções para Presidente? Acabou a república das bananas"


Umaro Sissoco Embaló anunciou o fim da ocupação militar às instalações do Estado na Guiné-Bissau. Rede de mulheres pede afastamento das Forças Armadas da arena política.

As portas dos edifícios das principais instituições do Estado da Guiné-Bissau reabriram nesta quarta-feira (04.03). Os militares abandonaram os edifícios, permitindo a retoma dos trabalhos, anunciou Umaro Sissoco Embaló. No entanto, registou-se uma fraca afluência dos funcionários públicos. Está em curso uma greve na Função Pública.

Sissoco Embaló, que preside à Guiné-Bissau, foi entretanto ao Palácio do Governo para abrir a primeira reunião do Conselho de Ministros do Governo liderado por Nuno Gomes Nabiam.

Sanções

Vários eurodeputados socialistas pediram, na terça-feira, ao chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, para considerar aplicar sanções contra todos os que prejudiquem a estabilidade da Guiné-Bissau. No entanto, Sissoco Embaló disse à porta da reunião do Conselho de Ministros que não tem medo de possíveis sanções, desvalorizando ainda a posição tomada pela maioria da comunidade internacional, que pede que se aguarde a decisão do Supremo Tribunal da Justiça sobre o contencioso eleitoral.

"A Guiné-Bissau não faz parte da comunidade europeia. Somos apenas parceiros da União Europeia. Os deputados da Guiné-Bissau também podem escrever uma carta ao Comissário dos Assuntos Políticos da União Africana para pedir sanções a qualquer outro membro da União Europeia. Para mim, esse assunto é extemporâneo", comentou Embaló em declarações aos jornalistas.

"Eu ganhei as eleições, e agora sanções ao Presidente da República? A Guiné-Bissau deixou de ser república das bananas", acrescentou.

"Fui eleito pelos guineenses"

Sissoco recusou-se a comentar a decisão da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), de não reconhecer qualquer organismo criado fora do quadro legal.

"Eu não fui eleito pelo povo senegalês, angolano, português, francês ou chinês. Fui eleito pelos guineenses. Eu sou Presidente da Guiné-Bissau", frisou.

Forças Armadas alemãs têm 14 membros referenciados como extremistas


Serviço de contrainteligência identifica oito extremistas de direita, quatro islamistas e dois "cidadãos do Reich" na Bundeswehr em 2019. Em muitos casos, declarações xenófobas em redes sociais levantaram suspeitas.

O Serviço de Contrainteligência Militar da Alemanha (MAD) listou no ano passado 14 soldados e funcionários da Bundeswehr, as Forças Armadas do país, como extremistas, aponta um relatório divulgado na terça-feira (03/03). 

O relatório do MAD, enviado ao Parlamento alemão e ao qual agência de notícias DPA e a rede de emissoras ARD tiveram acesso, aponta que além de oito extremistas de direita, foram identificados quatro islamistas e dois chamados reichsbürger – autointitulados "cidadãos do Reich", que rejeitam a legitimidade da atual República Federal da Alemanha e de suas leis e adotam para si as antigas fronteiras de 1937 do Terceiro Reich.

Segundo o MAD, foram contabilizados 743 casos suspeitos de extremismo entre as Forças Armadas em 2019, entre eles 592 relacionados ao extremismo de direita, 69 islamistas e 11 de extrema esquerda. No total, 49 pessoas foram demitidas por conduta extremista, 46 delas de direita.

Erdogan aumenta pressão sobre UE após deflagrar crise na fronteira com Grécia


Presidente da Turquia diz que vaga de migrantes rumo à Grécia só terá fim se Bruxelas declarar apoio às manobras de Ancara na Síria. Europeus denunciam "chantagem" e fecham fronteiras temendo nova onda migratória.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, elevou a pressão sobre a União Europeia nesta quarta-feira (04/03) ao afirmar que a crise na fronteira de seu país com a Grécia só poderá ser resolvida se a Europa declarar apoio ao que chamou de "soluções políticas e humanitárias" de Ancara no norte da Síria.

A declaração de Erdogan veio após um dia de novos confrontos ao longo da fronteira, quando uma multidão de migrantes tentou forçar a entrada na Grécia, fazendo com que as forças de segurança gregas tivessem de intervir para impedir uma invasão em seu território. Milhares de migrantes e refugiados se acumulam ao longo da fronteira greco-turca.

A crise teve início após Erdogan anunciar que seu governo não impediria mais os migrantes abrigados em seu país de tentar chegar à Europa através da Grécia, numa tentativa de forçar a UE a aumentar a ajuda ao país, que abriga em torno de 3,6 milhões de refugiados sírios.

A Turquia realiza operações militares contra o governo da Síria numa ampla faixa no norte do território sírio, em uma tentativa de impedir um novo fluxo migratório a partir de Idlib, região dominada por grupos insurgentes que está sob ataque de tropas de Damasco apoiadas por Moscovo.

Portugal | Justiça. Credibilidade minada


São já cinco os juízes envolvidos em suspeitas de viciação na distribuição de processos, entre os quais o atual e o anterior presidente do Tribunal da Relação de Lisboa. A posição hierárquica, a abrangência das irregularidades e o facto de se tratar de um caso inédito em Portugal lançam uma sombra de efeitos imprevisíveis sobre a justiça.

Inês Cardoso | TSF | opinião

Em concreto, a provarem-se as interferências, há espaço para efeitos nas decisões proferidas pelos magistrados, podendo vir a ser pedida pelas partes interessadas revisão ou mesmo nulidade dos acórdãos. Num plano geral, abre-se um clima generalizado de desconfiança sobre a justiça e sobre o risco, pelo menos teórico, de mais interferências inquinarem (ou terem inquinado) o sistema.

O Observatório da Justiça, nos inquéritos que tem promovido junto da população, assinala como pontos negativos fortemente destacados a morosidade ou a dificuldade de acesso, mas não têm sido referidos problemas de corrupção ou abuso de poder por parte dos magistrados. Esta é uma perceção que poderá mudar. O presidente do Conselho Superior da Magistratura, órgão que abriu processos disciplinares, admitiu que a suspeita sobre os juízes é de "gravidade extrema" e põe em causa um dos pilares do Estado de Direito.

Número de casos de contágio por Covid-19 em Portugal sobe para oito


Foram confirmados mais dois casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal.

Há mais dois doentes infetado pelo novo coronavírus em Portugal, elevando para oito o número de casos positivos registados no país, confirmou a diretora-geral da Saúde à TSF.

Estes novos casos de infeção somam-se aos confirmados nos últimos dias: três no Porto, um em Coimbra e dois em Lisboa.

Esta quarta-feira foram confirmados os casos de uma mulher em Lisboa e de um homem de 44 anos que regressou de Itália, testado no Hospital de São João, no Porto. Estão também infetados outros três homens de 60, 37 e 33 anos.

Segundo o último boletim informativo da Direção-geral da Saúde (DGS) há ainda 117 casos suspeitos e 81 contactos estão sob vigilância pelas autoridades de saúde.

Adriano Maranhão, o português infetado no navio de cruzeiros atracado no porto japonês de Yokohama, recebeu alta hospitalar no passado domingo.

Os doentes que manifestem sintomas compatíveis com os de contágio pelo novo coronavírus - febre, tosse e dificuldade respiratória - são aconselhados a contactar a Saúde 24 (808 24 24 24), em vez de se dirigirem às unidades de saúde.

Carolina Rico | TSF

Professor do Porto infetado com coronavírus deu aulas na Covilhã


Em causa está o número de pessoas desta escola em isolamento social por terem contactado com uma pessoa infetada com o novo coronavírus.

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto anunciou que vai suspender as aulas já a partir de quinta-feira. Em causa está o número de pessoas desta escola em isolamento social por terem contactado com uma pessoa infetada com o novo coronavírus. As informações que estão a ser avançadas pelo Jornal de Notícias indicam que se trata de um professor que esteve, no final do mês passado, numa ação na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, na Covilhã.

Nuno Marques, o diretor desta escola, contou que as pessoas que estiveram em contacto com este professor foram já aconselhadas a manterem-se também em isolamento social.

"Foi hoje de manhã que tivemos a informação de que tinha sido diagnosticado. Ele esteve na escola nos dias 26 e 27 de fevereiro e teve contacto com 12 pessoas, os participantes da masterclass de fagote", revelou à TSF Nuno Marques.

Os responsáveis pela instituição de ensino estão em alerta, à espera de novos desenvolvimentos.

"Alguns foram alunos externos, fora da nossa escola, mas esperemos que todos sigam estas recomendações. Agora não lhe consigo dizer de que escolas são todos os envolvidos, mas tivemos mais de 100 inscrições. Os nossos serviços administrativos fizeram esses contactos todos. A situação não é fácil", acrescentou o diretor da Escola Profissional de Artes.

Estas pessoas que estão em isolamento são professores, alunos e funcionários desta escola. João Rocha, o presidente do Politécnico do Porto, explicou que não estão infetadas, mas estão em isolamento por terem contactado com esse caso.

Dora Pires | TSF

Mulher é sexto caso confirmado em Portugal, segundo em Lisboa


O número total de vítimas mortais do novo coronavírus supera os 3.100 e mais de 90 mil pessoas foram infetadas. Destas, cerca de 40 mil são casos ativos e cerca de 50 mil já recuperaram. Em Portugal há seis casos confirmados.

Numa altura em que se assiste ao abrandamento do surto viral no seu epicentro, no centro da China, o novo coronavírus atinge novas fases noutros países. Os mais preocupantes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são neste momento Itália - o país europeu mais afetado -, Coreia do Sul e Irão, onde os casos positivos de infeção se cifram na ordem dos milhares.

O SARS-CoV-2, nomeado pela OMS como Covid-19, causar infeções respiratórias como pneumonia, já provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países, incluindo cinco em Portugal.

Nesta altura, importa ainda sublinhar que mais de metade das pessoas infetadas - 50 mil casos - já recuperaram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde confirmou esta quarta-feira seis casos de infeção, três identificados no Porto, um em Coimbra e dois em Lisboa. Um português, tripulante de um navio de cruzeiros está hospitalizado no Japão com confirmação de infeção.

Acompanhe aqui ao MINUTO os desenvolvimentos sobre o coronavírus:

00h01 - O encerramento de escolas em 13 países, para impedir a expansão do Covid-19, interrompeu as aulas de 290,5 milhões de alunos em todo o mundo, um número sem precedentes, informou a UNESCO.

23h56 - O bastonário da Ordem dos Médicos disse em Viseu que "mais vale fazer as coisas por excesso que por defeito" no que diz respeito às medidas a tomar no combate ao novo coronavírus. "O cenário que neste momento temos é um cenário leve. (...) Agora, é fundamental que nós estejamos preparados para um cenário que eventualmente seja mais grave", considerou Miguel Guimarães.

23h44 - O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama recorreu às redes sociais para apelar ao "bom senso", numa altura em que o país regista onze mortes por Covid-19: "Deixem as máscaras para os profissionais de saúde. Vamos manter a calma, ouvir os especialistas e seguir a ciência".

23h20 - A Hungria e a Eslovénia confirmaram os primeiros casos de Covid-19, dois iranianos estudantes na Hungria e uma pessoa que regressava de Marrocos com passagem por Itália.

22h50 - As autoridades de Saúde de Valência estão a investigar se duas pessoas que morreram em fevereiro devido a pneumonia de origem desconhecida teriam a estirpe de coronavírus que causa do Covid-19, adiantou a conselheira de Saúde espanhola, Ana Barceló, citada pelo El País. Não foram avançados mais detalhes sobre estes dois casos.

A confirmar-se, estes casos serão semelhantes ao da primeira morte anunciada no país, na terça-feira. O paciente tinha morrido no dia 13 de fevereiro, mas só foi feita uma análise posteriormente, dado que só a 27 de fevereiro foi implementado pelas autoridades de Saúde que os casos de pneumonia de origem desconhecida deviam ser testados para o novo coronavírus.

Entretanto, o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, deixou as suas condolências às famílias das duas vítimas mortais já anunciadas, garantindo que as autoridades de Saúde "estão a trabalhar incansavelmente na deteção precoce e tratamento" do surto viral.

Mais lidas da semana