sábado, 18 de setembro de 2021

Nord Stream 2: o mercado prevaleceu sobre a extorsão

# Publicado em português do Brasil

Hedelberto LópezBlanch* | Rebelión 

Durante três anos, as administrações dos Estados Unidos fizeram de tudo para impedir a construção do gasoduto Nord Stream 2 enquanto tentavam impor sua política hegemônica ultrapassada, em um mundo globalizado cujas nações observaram que as leis do mercado e da economia podem superar qualquer obstáculo.

Desde 2017, quando os primeiros investimentos e assinatura de acordos começaram a realizar um segundo gasoduto da Rússia à Alemanha, (com o primeiro Nord Stream concluído em 2012, grandes benefícios foram alcançados), o ex-presidente dos EUA Donald Trump lançou uma série de " sanções "contra a Rússia e as empresas que aderirem ao projeto, enquanto pressiona as autoridades alemãs e europeias a desistirem de realizar a obra.

Seu sucessor, Joe Biden, continuou com a mesma política, mas no final teve que desistir porque, de acordo com a porta-voz da Casa Branca Jen Psaki, "os Estados Unidos não tinham como impedir o Nord Stream 2, que já estava quase 95% concluído". .

De qualquer forma, as últimas extorsões do Departamento do Tesouro foram impostas em junho contra 13 navios russos e três entidades, incluindo um serviço de resgate marítimo, por sua participação nessa construção, mas também não foram eficazes para impedir a obra.

O governo federal alemão emitiu várias declarações em relação às pressões de Washington e numa das mais recentes, assinalou que "rejeita as sanções por as considerar uma ingerência na soberania europeia", já que nessa obra "mais que cem empresas da Europa que cumprem a legislação em vigor ”.

Em 10 de setembro, a empresa russa Gazprom anunciou que o gasoduto havia sido concluído, que o projeto aumentaria as capacidades de entrega do Nord Stream 1 e dobraria o fornecimento de gás natural para a Alemanha.

A obra, iniciada em 2018, foi executada pela empresa Nord Stream AG, fundada pela empresa Gazprom, com investimentos das empresas alemãs Uniper e Wintershall Dea, a francesa ENGIE, a austríaca OMV e a anglo-holandesa Shell.

Com um custo de 10 bilhões de dólares e uma extensão de 1.234 quilômetros, o segundo ramal conhecido como Nord Stream 2, parte da cidade russa de Ust Luga, em São Petersburgo (Leningrado) e pelo fundo do Mar Báltico passa pelo território águas da Dinamarca, Finlândia e Suécia para terminar na cidade alemã de Greifswald.

Com os 55 bilhões de metros cúbicos de gás que este novo projeto proporcionará, juntamente com o Nord Stream anterior, a entrega desse combustível russo para a Alemanha e países europeus dobrará para 110 bilhões de metros cúbicos.

Nesse sentido, países europeus como Alemanha, Áustria e Noruega afrouxaram seus laços com os Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial e preferiram contestá-lo para obter o enorme benefício econômico que a aquisição do gás russo representa para 26 milhões de lares. uma rota mais curta, barata e ecológica, diferente daquela que Washington quer impor a partir de seus depósitos obtidos com a técnica de fraturamento.

O gás americano causa mais danos à ecologia; a produção e o transporte deixam uma pegada de carbono 2 a 4 vezes maior do que a transportada por dutos. A tecnologia de fraturamento hidráulico é usada na produção de gás de xisto, que é eficiente, mas prejudicial ao meio ambiente.

Numa recente conferência de imprensa, o presidente russo Vladimir Putin explicou que devido aos membros da última composição da Comissão Europeia, que propôs preços de mercado para o gás, alguns países do velho continente estão a pagar esse combustível a 650 dólares por mil metros cúbicos, enquanto aqueles que assinaram contratos com a Gazprom o recebem por 220 dólares.

Para este 15 de setembro no mercado futuro europeu, e pela primeira vez na história, já estava sendo negociado a 950 dólares por mil metros cúbicos.

Com o novo Nord Stream 2, o preço para as nações que apostam neste gasoduto continuará a beneficiar de um preço estável garantido pela Federação Russa.

O outro país europeu que se opôs ao projeto desde o início foi a Ucrânia, que após sua separação da ex-União Soviética se tornou uma fiel aliada dos Estados Unidos e da OTAN. Kiev faz isso por causa de sua animosidade contra Moscou e devido a problemas econômicos, uma vez que o gás russo chega à Europa através de um gasoduto previamente construído em seu território e o comissionamento do Nord Stream 2 poderia representar uma perda de 1,5 bilhão de dólares anualmente. .

O chefe da empresa Operador GTS Ukrainy (Operador do Sistema de Transporte de Gás da Ucrânia), Sergey Makogon estimou que se o gasoduto que atravessa seu país parasse de funcionar, custaria a Kiev entre 5 mil e 6 bilhões de dólares anuais, devido à perda de pagamentos pelo trânsito e ao aumento do preço do gás, uma vez que teriam que importá-lo da União Europeia.

Porém, as empresas Gazprom e Naftogaz (Ucrânia) têm um contrato de trânsito de gás pelo território ucraniano até 2024 e, além disso, a Gazprom fornecerá 225 bilhões de metros cúbicos de gás por aquele país durante os anos 2020-2024 65 bilhões delas durante 2021 e 40 bilhões anualmente por mais 3 anos, o que foi endossado em uma reunião recente entre o presidente russo, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Em suma, os Estados Unidos, apesar de suas constantes extorsões, eufemisticamente chamadas de "sanções", foi novamente tosquiado e o Nord Stream 2 já é uma realidade que começará a entregar gás à Europa no final deste ano.

*Hedelberto López Blanch, jornalista, escritor e pesquisador cubano

Sem comentários:

Mais lidas da semana