sábado, 11 de setembro de 2021

Timor-Leste lamenta morte de Jorge Sampaio

Governo timorense apresenta condolências pela morte de Jorge Sampaio, “figura maior de causas e grande amigo de Timor-Leste

"Para respeitar a sua honra e serviço, o Governo português decretou três dias de luto nacional e a realização de cerimónia fúnebre de Estado"

DÍLI, 11 de setembro de 2021 (TATOLI) – O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, em nome do Governo timorense, apresentou as suas condolências pela morte do ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio, esta sexta-feira, aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, Lisboa, devido a dificuldades respiratórias.

“Em nome do VIII Governo Constitucional, pessoalmente e da minha esposa, expressamos as mais profundas condolências aos familiares, colegas e amigos do saudoso ex-Presidente da República Portuguesa, Jorge Fernando Branco de Sampaio, que regressou subitamente para junto de Deus Nosso Senhor”, Taur Matan Ruak apresentou os seus pêsames num comunicado a que a Tatoli teve acesso.

Matan Ruak afirmou que “o ex-presidente Jorge Sampaio será lembrado no mundo como uma figura maior de causas e de liberdade e reconhecido como um grande amigo de Timor-Leste e dos timorenses”.

O Chefe do Executivo lembrou ainda que Jorge Sampaio entrou para a história como o presidente que muito contribuiu para a restauração da independência timorense, da qual foi testemunha como convidado de honra na cerimónia realizada no dia 20 de maio de 2002, em Díli.

O documento recorda que, durante os dois mandatos de Jorge Sampaio, entre 1996 e 2006, o mundo tomou consciência da repressão indonésia, tendo o governante aproveitado todos os palcos internacionais para exercer um fervoroso apoio e ativismo em favor da causa timorense na luta pelo direito à autodeterminação e independência.

Também a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC), Adaljiza Magno, apresentou os seus pêsames à família enlutada e a toda a comunidade portuguesa. “O ex-Presidente Jorge Sampaio foi uma figura muito especial para Timor-Leste. Sentidas condolências à família e a toda a comunidade portuguesa”, afirma.

Em reconhecimento pela solidariedade e apoio ativo na luta pela independência de Timor-Leste, em 2016, Jorge Sampaio recebeu o maior galardão do Estado timorense, o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste.

A condecoração foi entregue pelo atual Primeiro-Ministro, na altura Presidente da República, Taur Matan Ruak, em Lisboa. Também em 2006, o Parlamento Nacional de Timor-Leste tinha atribuído a Jorge Sampaio o título de Cidadão Honorário da República Democrática de Timor-Leste.

Para respeitar a sua honra e serviço, o Governo português decretou três dias de luto nacional e a realização de cerimónia fúnebre de Estado.

Jornalista: Afonso do Rosário | Editora: Maria Auxiliadora

Sem comentários:

Mais lidas da semana