domingo, 12 de setembro de 2021

Timor-Leste: Profundo pesar pelo falecimento de Jorge Sampaio

Governo e partidos timorenses manifestaram dor pela morte de Jorge Sampaio

O Governo de Timor-Leste transmitiu o “seu profundo pesar pelo falecimento do antigo Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, que durante os seus mandatos em Belém sempre se bateu pelo exercício livre e democrático do direito à autodeterminação de Timor-Leste”.

Para além do Executivo da República Democrática de Timor-Leste (RDTL), chefiado por Taur Matan Ruak, o antigo Presidente Ramos Horta e o Partido Socialista de Timor (PST) também expressaram dor e pesar pelo falecimento do ex-Presidente Português Jorge Sampaio.

RDTL expressou oficialmente voto de pesar

A página oficial do governo de Timor-Leste datada de 10 de Setembro de 2021 tem como título “Voto de pesar pela morte de Jorge Sampaio”.

É de recordar que Jorge Sampaio, em 2016, já tinha sido homenageado com o «Grande Colar da Ordem de Timor-Leste», “em reconhecimento pela solidariedade e apoio activo na luta pela independência” de Timor-Leste.

Na altura, Taur Matan Ruak, manifestou:

“o profundo reconhecimento pelo humanismo, as inúmeras expressões de solidariedade e o apoio activo com que, ao longo dos anos, alimentaram a luta pela liberdade, autodeterminação e independência de Timor-Leste”.

Em 2006, o Parlamento Nacional de Timor-Leste também já havia atribuído a Jorge Sampaio o título de «Cidadão Honorário da República Democrática de Timor-Leste».

J.T. Matebian, em Timor-Leste | Jornal Tornado

Ler em Página Global:

Partido Socialista de Timor lamenta morte de Jorge Sampaio

Sem comentários:

Mais lidas da semana