segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Lavrov anunciou o rompimento das relações com a OTAN

# Publicado em português do Brasil

Nesta segunda-feira, 18 de outubro, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciou a suspensão dos trabalhos da missão russa na OTAN. Esta é uma resposta às ações da aliança.

"Em resposta às ações da OTAN, suspendemos o trabalho de nossa missão permanente na OTAN, incluindo o trabalho do principal representante militar. Provavelmente a partir de 1º de novembro, ou levará mais alguns dias", disse Lavrov em entrevista coletiva em Moscou.

"Em segundo lugar, suspendemos as atividades da missão de ligação militar da OTAN em Moscou, o credenciamento de seus funcionários é revogado a partir de 1º de novembro deste ano. E, em terceiro lugar, as atividades do escritório de informação da OTAN em Moscou, que foi estabelecido na Embaixada do Reino da Bélgica, estão em processo de extinção ”, anunciou o ministro.

De acordo com o chefe do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, se a OTAN tiver algum assunto urgente, eles podem recorrer ao nosso embaixador na Bélgica sobre essas questões.

As ações da OTAN são a retirada do credenciamento de 01 de novembro de oito funcionários da missão permanente russa na OTAN. Além disso, a partir da mesma data, o número de membros da missão russa na OTAN é reduzido para dez pessoas.

Sergei Lavrov ressaltou que não há explicação para tal passo. "E alguns dias antes do anúncio desta decisão, nos encontramos com o Sr. Stoltenberg em Nova York, ele de todas as maneiras possíveis enfatizou o sincero, como disse, interesse da Aliança do Atlântico Norte em normalizar as relações com a Federação Russa no interesses de desaceleração das tensões no continente europeu ", disse o Ministro das Relações Exteriores da Rússia ...

A resposta da Rússia não se limitou à expulsão de vários membros da missão da aliança em Moscou. Na verdade, estamos falando sobre o rompimento das relações políticas entre a Federação Russa e a OTAN, que, de fato, já estavam em zero. Basta lembrar que, após a transferência de Alexander Grushko em janeiro de 2018 para trabalhar em Moscou, um novo representante permanente russo em Bruxelas nunca foi nomeado. As reuniões do Conselho Rússia-OTAN também não se realizam há muito tempo.

Ao decidir expulsar os funcionários da missão russa, a aliança sabia que a Rússia responderia. E, provavelmente, eles presumiram que a resposta seria difícil. A OTAN não queria tomar a iniciativa de romper relações. Presumivelmente, para obter um trunfo adicional - dizem que éramos a favor da cooperação, a iniciativa não partiu de nós.

Por sua vez, Sergei Lavrov disse: A Rússia não vai mais fingir que quaisquer mudanças nas relações com a OTAN são possíveis no futuro próximo. Pelo menos as coisas são chamadas por seus nomes próprios - não há necessidade de falar sobre a normalização das relações.

O Gabinete de Informação da OTAN em Moscovo está a ser encerrado. No entanto, a Associação Russa para a Cooperação Euro-Atlântica, chefiada por Tatyana Parkhalina, que, juntamente com o Centro de Informação da OTAN, publicou o boletim "Segurança Europeia: Eventos, Avaliações, Previsões" (anteriormente denominado "OTAN: Factos e Comentários"), permanece em Moscou. Parkhalin como deputado. Diretor do INION RAS, Vice-Presidente do Conselho de Especialistas do Comitê de Assuntos Internacionais do Conselho da Federação da Federação Russa, agraciado com a Ordem do Império Britânico, a Ordem do Mérito da República Francesa e a Medalha de Honra Ian Masaryk. transmitir a posição da OTAN muito melhor do que qualquer centro de informação.

Além disso, não é só a Associação para a Cooperação Euro-Atlântica, onde o presidente honorário - o ex-deputado Kozyrev Adamishin - e a organização relacionada Diálogo Europeu (Gozman, Gontmakher, Kortunov da RIAC, etc.) também têm oportunidades suficientes para transmitir a visão pontual euro-atlântica. Todos juntos - eles vão enfrentar, comentou sobre a situação com o colapso das relações canal TG Bovdunov

Katehon

Sem comentários:

Mais lidas da semana