segunda-feira, 19 de abril de 2021

A estrada para a guerra

# Publicado em português do Brasil

Sonja van den Ende* | OneWorld

Os europeus ocidentais mal estão recebendo qualquer informação sobre a situação muito perigosa que surgiu. Semelhanças podem ser vistas com a Segunda Guerra Mundial e a guerra híbrida, que estão a ponto de se transformar em uma guerra europeia ou mundial que pode começar em breve na Ucrânia.

The Road To War - Defender Europe 2021

O armamento da NATO contra a Rússia está a dar frutos: o perigo de guerra aumenta aos trancos e barrancos, a propaganda avança a toda a velocidade. No sudeste da Europa, o jogo está "esquentando". Cerca de 28.000 soldados, entre eles 10.000 da OTAN, farão o chamado 'exercício' contra a Rússia. Os EUA estão retirando suas tropas do Afeganistão, não pelos afegãos, mas pela guerra que se aproxima com a Rússia. O ponto de discussão é sobre a Ucrânia, que sofreu um golpe de estado em 2014 pelos EUA e UE. Joe Biden e seu filho participaram do golpe e do caso de lavagem de dinheiro do Burisma. Victoria Nuland , que está novamente no governo de Biden, foi uma das instigadoras do golpe, junto com John McCain (+), fundador do ISIS Joe Biden (Presidente ilegal dos EUA), e os membros da UE Hans van Baalen (parlamentar holandês da UE) e Guy Verhofstadt (ex-primeiro ministro belga e parlamentar da UE), patrocinado pela Fundação Sociedade Aberta de George Soros .

O Defender Europe 2021 não foi realmente mencionado nas declarações feitas depois que o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd James Austin III, falou com o Ministro da Defesa alemão, Annegret Kramp Karenbauerrecentemente. A manobra ou os jogos de guerra serão o maior exercício militar denominado na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Em maio (provavelmente o início da guerra ou, pelo menos, questões de segurança e pequenos combates), quatro grandes exercícios terão lugar em doze países da UE. Em um dos chamados exercícios, mais de 5.000 soldados de onze países se espalharão pela Europa para exercícios de fogo real.

De 6 a 28 de maio de 2021, grandes comboios do Exército dos EUA passarão pela Alemanha. Durante os chamados exercícios dos EUA, a Alemanha se tornará o centro logístico devido à sua localização geoestratégica perto da Ucrânia, o coração da Europa, por assim dizer. Recentemente, a Alemanha mudou sua lei, exigindo toques de recolher noturnos para a chamada pandemia, que também é necessária para os comboios, que podem passar pela Alemanha durante o toque de recolher. De acordo com as estatísticas alemãs, o foco da pandemia é a Alemanha Oriental, na fronteira com a Polônia, a estrada exata para os comboios. O Bundeslander Oriental tem uma população baixa, aldeias isoladas com uma infraestrutura ruim, mas é claro uma 'Autobahnen' muito sofisticada. A Alemanha, que teve uma péssima experiência na 2ª Guerra Mundial com os russos, perdeu, graças a Deus por isso, mais uma vez quer enfrentar a Rússia. O caso da propaganda Navalny foi jogado na Alemanha. Ele é um suposto membro da oposição que tem talvez 2 ou 3% de apoio na Rússia. O escândalo do gás Nord Stream II, que se tornou um jogo geopolítico, também é perigoso!

Organizações contra violações dos Direitos Humanos na Polónia

Várias organizações da sociedade civil internacionais apelaram esta segunda-feira para uma "ação rápida e eficaz" da presidência portuguesa do Conselho da UE para combater a "deterioração do Estado de Direito e dos direitos fundamentais" na Polónia.

Numa carta aberta endereçada aos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do Trabalho, Ana Mendes Godinho, e à secretária de Estado para os Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, bem como ao embaixador de Portugal junto da União Europeia (UE), Nuno Brito, mais de uma centena de organizações apela à presidência portuguesa para que "realize urgentemente uma audição com o Governo polaco" no sentido de analisar a situação do Estado de Direito e dos direitos fundamentais naquele país.

"Estamos seriamente preocupados com o facto de a falta de ação por parte do Conselho de ter dado poderes ao Governo polaco para continuar a prosseguir políticas que minam gravemente o Estado de Direito e afetam os direitos fundamentais das pessoas na Polónia", sublinham as organizações.

Em causa está a independência judicial, que as organizações assumem estar a "deteriorar-se", apontando que "os juízes na Polónia têm enfrentado processos disciplinares arbitrários por criticarem reformas judiciais problemáticas e submeterem casos para decisões preliminares ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE)".

Covid-19 | África com mais 235 mortos e 9.029 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 235 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 117.890 desde o início da pandemia, e 9.029 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 4.428.486 e o de recuperados da doença nas últimas 24 horas é de 7.218, para um total de 3.966.193 desde o início da pandemia.

A África Austral continua a ser região mais afetada, registando 1.942.829 infetados e 61.282 mortos associados ao contágio com a doença. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.566.769 casos e 53.736 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais atingida, com 1.317.699 infetados e 37.999 vítimas mortais.

Cabo Verde | MpD proclama vitória nas eleições legislativas

Com o resultado, Ulisses Correia e Silva deverá ser reconduzido ao cargo de primeiro-ministro. Presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, pedirá demissão após derrota: "Penso que na política é preciso ser coerente".

O Movimento para a Democracia (MpD) renovou o mandato nas eleições legislativas realizadas este domingo (18.04), segundo os resultados provisórios oficiais. Apurados mais de 98% dos votos, o partido lidera a votação global, com 49% - o equivalente a 109.376 votos e 36 deputados confirmados.

A hora do fecho desta reportagem faltavam apurar três dos 72 mandatos, mas tudo aponta que o MpD conseguirá dois - um no círculo da América, o outro no círculo da Europa e Resto do Mundo. O terceiro deverá ficar com o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) no círculo da Europa.

O MpD deve garantir a maioria absoluta, tendencialmente com 38 deputados. O PAICV ficará com 30, e a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) com quatro assentos no Parlamento.

O presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva - que será reconduzido ao cargo de primeiro-ministro - disse que esta foi "uma vitória de Cabo Verde” num contexto difícil de pandemia de Covid-19 e três seca severa.

"Conseguimos com os cabo-verdianos dar a volta e estamos aqui para continuar um bom trabalho, colocar Cabo Verde no caminho seguro para o desenvolvimento", comemorou.

Angola | Chuvas torrenciais voltam a matar e a provocar caos em Luanda

A capital angolana voltou hoje a ser fustigada por fortes chuvas. Os resultados: sete mortos, inundações, estradas intransitáveis, desabamento de pontes e famílias ao relento.

Segundo dados provisórios avançados à TV Zimbo, de Angola, por Faustino Miguéns, porta-voz do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros registam-se sete mortos, incluindo uma adolescente de 13 anos e duas crianças de 6 e 7 anos, no município do Cazenga, devido ao desabamento do muro de uma casa.

No município de Luanda, junto ao bairro do porto pesqueiro, um outro muro de uma habitação provocou a morte de duas crianças de 3 anos.

Mãe e filha, de 38 e 15 anos, morreram eletrocutadas no município do Kilamba Kiaxi, acrescentou Faustino Miguéns, sublinhando a necessidade de aquisição de mais meios para acudir aos problemas na cidade de Luanda.

Vários munícipes partilharam nas redes sociais vídeos de estradas e casas alagadas, algumas com os habitantes no topo do telhado, bem como pontes em risco e viaturas praticamente submersas.

A chuva impediu também a circulação dos transportes públicos em várias zonas de Luanda, pelo que muitas pessoas não conseguiram aceder aos seus empregos.

Em declarações à Radio Nacional Angola, Faustino Miguéns confirmou o registo de várias ruas alagadas que criaram dificuldades à passagem de pessoas e de viaturas desde as primeiras horas da manhã.

Angola | Polícia confirma detenção de manifestantes, mas diz que já foram soltos

A polícia angolana confirma que deteve três na sequência dos protestos de estudantes, em Luanda, contra a subida de propinas e emolumentos nas instituições de ensino. Mas garante que "já foram soltos".

A informação foi transmitida à imprensa pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia em Luanda, inspetor-chefe Nestor Goubel, que disse que os efetivos da polícia agiram para "repor os pressupostos acordados" com os organizadores sobre o percurso da marcha.

"Os manifestantes quiseram descer para a Mutamba e, claro, que não foi o que se havia acordado no encontro que tivemos com os promotores da manifestação, razão pela qual ficámos ali naquele desentendimento", afirmou o oficial da polícia.

Segundo Nestor Goubel, a polícia estava apenas a "impor" a autoridade "perante este incumprimento". Por isso, acrescentou, foram detidos "três indivíduos e levados à esquadra, mas já foram liberados".

Moçambique | Exército abate 41 insurgentes em confrontos após Palma

As Forças governamentais moçambicanas abateram 41 insurgentes entre 28 e 30 de março, na sequência dos confrontos que se seguiram ao ataque rebelde do dia 24 à vila de Palma, no norte do país.

Chongo Vidigal, porta-voz das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) no Teatro Operacional Norte, avançou que 37 combatentes do grupo armado que atacou Palma foram contabilizados em vários pontos da vila e quatro foram encontrados há quatro dias numa vala comum, em ações de busca e perseguição aos insurgentes. 

"Uma mão mal enterrada de um cadáver chamou-nos a atenção para a existência de uma vala comum onde os terroristas enterraram os seus comparsas, por não os terem conseguido levar consigo durante a fuga, como normalmente o fazem, para não deixarem pistas de baixas", afirmou Vidigal.  

Na mesma vala comum, as Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas descobriram armas enterradas na posse dos "terroristas mortos", acrescentou. 

O porta-voz das FADM no Teatro Operacional Norte adiantou que 150 jovens foram raptados pelos "terroristas" durante a sua incursão a Palma, tendo três conseguido escapar dos raptores. 

"Tememos que tantos outros podem ter sido executados por terem resistido juntar-se aos terroristas, em função dos testemunhos que nos chegaram dos três jovens que conseguiram fugir", declarou Chongo Vidigal.

Moçambique | Suposto cativeiro de crianças leva populares à revolta na Zambézia

Em Moçambique, um suposto cativeiro de crianças levou populares à revolta na Zambézia. A polícia, entretanto, nega a existência de cativeiro. A DW África ouviu cidadãos no local.

Uma das alegadas vítimas tem 15 anos e informa ter sido sequestrada e mantida em cativeiro. Segundo contou à DW África neste sábado (17.04), escapou graças ao telemóvel que levava nas calças, e isso foi o que permitiu-lhe o envio de uma mensagem telefónica curta.

"Fui transportado de uma motorizada quando então cheguei à loja de um cidadão estrangeiro. Forçaram-me a entrar num local fechado, estranho, e que eu nunca tinha visto. Lá dentro havia outras crianças. [A minha] sorte foi ter tido o telemóvel, com o qual enviei uma mensagem para pedir socorro", disse.

Tumultos

Na última quinta-feira (15.04) três pessoas terão morrido e 11 ficado feridas na sequência de tumultos no distrito de Alto Molócue, na província da Zambézia, centro de Moçambique, informou neste sábado (17.04) uma fonte policial. O tumulto terá sido originado por informações - que a polícia diz serem falsas - e que dão conta da existência de um cativeiro com crianças raptadas numa residência na vila de Alto Molócue.

Entretanto, uma das testemunhas, que prefere não ser identificada, esteve presente no tumulto da última quinta-feira e disse que o que mais preocupou os familiares do jovem foi uma das mensagens: "Não sei se chegarei amanhã. Acho que hoje estarei morto".

O fato agravou a situação e, em seguida, familiares e dezenas de populares acorreram em fúria para o local para salvar a vítima.

Lisboa defende reforço da componente de paz e segurança da UE com Moçambique

O ministro dos Negócios Estrangeiros português considerou hoje “absolutamente essencial” e “absolutamente urgente” o “reforço da componente de paz e de segurança” na relação UE-Moçambique, após uma reunião com os seus homólogos europeus.

“O reforço da componente de paz e segurança na cooperação bilateral entre a União Europeia (UE) e Moçambique é absolutamente essencial e é absolutamente urgente”, frisou Augusto Santos Silva.

O ministro dos Negócios Estrangeiros falava em conferência de imprensa à saída da reunião dos chefes da diplomacia da UE, que teve lugar por videoconferência e que foi presidida, a partir de Bruxelas, pelo Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell.

Sublinhando que a política externa da UE se “faz em três dimensões complementares” — a “cooperação para o desenvolvimento, ação humanitária e cooperação em matéria de paz e de segurança” –, Augusto Santos Silva sublinhou que as duas primeiras dimensões “já estão em curso”, mas o seu incremento “exige condições de segurança indispensáveis”.

"A discriminação contra os mais velhos na pandemia fez aumentar as mortes"

Entrevista

Fundadora do Oxford Institute of Population Ageing, Sarah Harper fala ao DN sobre as principais mudanças e os desafios de uma sociedade a envelhecer, o que não afeta só os mais velhos. E diz que o preconceito de idade ficou evidente na reação à pandemia.

Sarah Harper é professora de Gerontologia na Universidade de Oxford, em Inglaterra, e uma das vozes mais reconhecidas a nível global sobre as matérias do envelhecimento e alterações demográficas.

Foi uma das convidadas do Fórum do Envelhecimento Saudável, coorganizado pela Universidade de Coimbra e pela Embaixada do Reino Unido em Portugal, e respondeu ao DN, por escrito, a algumas questões, desde o papel das migrações às alterações trazidas pela tecnologia ou o impacto esperado no mercado de trabalho. A britânica sublinha a necessidade de repensar os sistemas de segurança social e defende que a pandemia deixou evidente a discriminação contra os mais velhos.

Começo por recuperar o título de um dos seus livros: Como as Alterações Demográficas Vão Transformar o Mundo. Que principais mudanças prevê numa sociedade a envelhecer?

Uma questão-chave é se devemos esperar que haja uma convergência entre a evolução demográfica e a evolução socioeconómica dos países e qual o papel que a migração deve desempenhar neste processo. À medida que caem as restrições ao movimento de pessoas e de capital financeiro em todo o mundo, a mudança demográfica torna-se uma força potente para mudanças na economia global. Mas exatamente como essas mudanças acontecerão é algo de que se conhece ainda pouco. Grandes alterações na distribuição etária das populações podem afetar os padrões de poupança de cada país e os fluxos de capital internacional, especialmente entre os mundos mais e menos desenvolvidos. A procura por profissionais de saúde e assistência social em países mais desenvolvidos já tem vindo a aumentar e deve aumentar ainda mais, ao mesmo tempo que a oferta de trabalhadores jovens ficará mais restrita. As implicações para os sistemas de segurança social dos países "exportadores" e "importadores" de mão-de-obra são consideráveis.

Covid-19 | Portugal regista mais uma morte e 220 novos casos. Rt desce para 1

Desde dia 30 de agosto que não tínhamos apenas um óbito. Já foi revelado o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Portugal registou, nas últimas 24 horas, uma morte (uma variação de 0,01%) e 220 novos casos (um aumento de 0,03%) da Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico, revelado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O Rt desceu para 1 e situa-se atualmente neste valor tanto a nível nacional como no Continente. 

No total, desde o início da pandemia, contabilizaram-se 16.946 óbitos e 831.221 infeções. Desde dia 30 de agosto que não tínhamos apenas um óbito em 24 horas.

Casos ativos são agora 25.059 (menos 328 em relação a ontem). Há mais 547 recuperados em relação ao último relatório, cifrando-se agora o total em 789.216. Contactos em vigilância são mais 111, para um total de 20.823. 

Quanto a internamentos, há 454 pessoas (mais 26) em hospitais derivado da Covid-19, sendo que, destes 112 (mais três) estão em Unidades de Cuidados Intensivos. 

Por regiões, o Norte somou mais 96 casos nas últimas 24 horas (a região com um maior número diário), tendo registado 333.832 infeções desde o início da pandemia. Os óbitos mantiveram-se nos 5.330. Já no Centro, somaram-se 24 casos, para um total de 118.149. Mortes foram 3.006 desde o início da pandemia.

Em Lisboa e Vale do Tejo houve mais 56 casos no último dia, sendo agora o total desde março do ano passado 314.733. Nesta região também não se registaram vítimas mortais nas últimas horas, mantendo-se o total em 7.185.

No Alentejo, registaram-se mais nove casos (para um total de 29.568), com 970 mortes desde o início da pandemia. Por fim, no Algarve, somaram-se mais cinco infeções (para as 21.391) e os óbitos mantiveram-se nos 356 totais que já constavam no anterior boletim.

Quanto às Regiões Autónomas, os Açores contabilizaram esta segunda-feira a única vítima mortal do país devido à Covid-19 nas últimas 24 horas - são já 31 até ao momento. Houve ainda mais 14 casos, para um total de 4.554. A Madeira somou mais 15 casos - são agora 8.994 - e manteve os 68 óbitos. 

Caracterização Demográfica 

Quanto a uma caracterização demográfica dos casos confirmados, a Direção-Geral da Saúde aponta que, do total de infeções, 376.984 foram detetadas no sexo masculino e 453.935 no feminino. Há ainda 302 casos cujo género é desconhecido e que se encontram sob investigação da autoridade.

Quanto a óbitos, já morreram em Portugal 8.903 homens e 8.043 mulheres devido à Covid-19.

Já quanto à incidência, a nível Nacional encontra-se nos 71,8 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes, valor que diminui se contarmos apenas com o Continente: 68,1 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes.

De recordar que, ontem, o nosso país somou mais três mortos e 441 novos casos de Covid-19. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Notícias ao Minuto

Portugal | O asilo dos políticos

"O país ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado, come, bebe e diverte-se indignado, mas não passa disto. Falta-lhe o romantismo cívico da agressão. Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados." – Miguel Torga

Joana Amaral Dias* | Diário de Notícias | opinião

Por favor, venham todos para a política. Quantos mais, melhor. O resultado de tantos se terem distanciado da vida partidária e da intervenção pública está à vista: a coisa ficou entregue a um punhado de sociopatas e videirinhos cujo único objectivo é servirem-se a si mesmos e delapidarem o bem comum.

Só esta semana, enquanto o país rasga as vestes e arranca os cabelos perante o caso Sócrates, a Grande Porca, como lhe chamava Bordalo, engordou bastante. Vejamos: em 2018, o fisco (que ao contribuinte comum não desculpa um cêntimo) perdoou mais 125 milhões à Brisa, cujo presidente da assembleia-geral era António Vitorino. Como Roma não paga a traidores mas remunera bem seguidores, esse mesmo histórico socialista foi depois escolhido pelo governo para o cargo de director-geral da Organização Internacional para as Migrações, sendo apresentado como um "profundo conhecedor" da pasta. Desconhecem-se tais pergaminhos e o seu entendimento parece ser mais sobre as migrações de dinheiros públicos: sabe-se agora que o Executivo de Costa comprou votos para que Vitorino chegasse a essa sua cadeira de sonho. Final da história? À portuguesa, como com o contabilista de Salgado, o motorista de Sócrates ou o funcionário da ministra da Justiça (caso procurador europeu) - quem se lixa é o mexilhão: processo disciplinar para a secretária. Mas poucos ligaram a este recente episódio da nossa vivência colectiva, até porque logo escorreu mais ração para a porqueira: uma presidente de câmara do PSD que se aliou a um deputado do PS para outra moscambilha; a notícia de que Salgado terá usado a mulher de Marcelo para o comprar (não há reacções?); outra vez vários deputados a serem investigados por darem moradas falsas no Parlamento, de molde a sacar subsídios de deslocação (irão devolver o que roubaram?). De resto, entre a falsificação de documentos da deputada Hortense até à aldrabice do CV da deputada Begonha, passando pelos biscates feitos à Omni pela deputada Joana Lima, no que à ética do Parlamento diz respeito, estes últimos tempos têm sido bem sombrios.

Fazem-se mais leis? Regulações? Muda-se a mentalidade? Enfim, como se combate esta gangrena que nos vai comendo as pernas e tirando o ar? Claro que mecanismos mais robustos, entidades de fiscalização independentes, limites para os mandatos dos deputados, outros mecanismos de listas para a AR, são preciosos e urgentes. Mas, infelizmente, também são sempre contornáveis por elites obstinadas em viver acima da lei. O caminho e parte da solução passam, inevitavelmente, pela exigência cidadã e cívica. Deixar a política entregue a cliques e caciques, não votar, limitar-se a vociferar nas redes sociais aliviando a bílis e a consciência, desistir de acompanhar a vida partidária, encolher os ombros, enfim, tudo isso é parte do problema. Já está estafada a citação do Torga, mas mais actual que nunca: "O país ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado, come, bebe e diverte-se indignado, mas não passa disto. Falta-lhe o romantismo cívico da agressão. Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados." É isso mesmo. É com essa moleza que os dinásticos e as castas contam. Temos que passar a colectividade revoltada de pacíficos. Ao poder do mexillhão. Venham.

*Psicóloga clínica

*Escreve de acordo com a antiga ortografia.

PORTUGAL A DESCONFINAR

Bom dia este é o seu Expresso Curto

Ordem para desconfinar

Cristina Peres | Expresso

“As universidades travam o regresso em força dos alunos às aulas presenciais”, lê-se na manchete do Público, que dedica boa parte da capa da edição de hoje às regras que entram em vigor esta segunda-feira. Vários serviços que estiveram encerrados nos últimos dois meses abrem em praticamente todo o território nacional na que é a terceira fase de desconfinamento. Abrange ensino secundário e superior, restaurantes, cinemas e teatros, comércio e centros comerciais, futebol de formação.

O Governo “”fez bem e não tinha alternativa, as “críticas são esperadas e compreensíveis”, o “desconfinamento a três velocidades não é ideal, mas é a solução possível”, disse Marques Mendes no seu habitual comentário de domingo na SIC. Leia aqui o que poderá fazer a partir de hoje e onde.

As novidades relativas à covid-19 são diárias e o JN de hoje faz manchete com o aumento do “número de casos de nova doença pós-covil nas crianças”. Chama-se MIS-C, é rara, ataca vários órgãos e já levou a vários internamentos.

Relacionado com as condições em que os cidadãos têm vivido os últimos meses está também o balanço da violência doméstica durante a pandemia: mais de 86 mil pedidos de ajuda, 2424 vítimas usaram as 904 vagas nas casas de apoio como pode ler em pormenor num extenso trabalho da edição desta segunda-feira do i.

Os últimos números em Portugal identificam 441 novos infetados, 395 recuperado e três mortes. Os centros Comerciais preparam via verde para apoios a pequenos lojistas. O setor tem perdas estimadas em 700 milhões de euros com as rendas e ainda se está para ver como vai a restauração recuperar.

A Alemanha dedicou este domingo a uma homenagem às vítimas de covid-9 quando estas somaram 80.000. O Presidente Frank-Walter Steinmeyer e a chanceler Angela Merkel participaram numa missa na Igreja Memorial Imperador Guilherme II, em Berlim.

Mais de uma ano depois, já se pode viajar de novo sem restrições entre a Austrália e a Nova Zelândia. Ambos os países da chamada “bolha trans-Tasmânica” reduziram os casos de covid-19 a praticamente zero.

O sucesso no combate à covid-19 e a vacinação em massa que levou a cabo em tempo recorde são as razões que permitem que, a partir de hoje, se passe a circular sem máscara na rua em Israel.

Portugal | Falta cumprir Abril na justiça

Paulo Baldaia* | Jornal de Notícias | opinião

Nenhuma democracia resiste a uma má administração da justiça e já ninguém pode ter dúvidas sobre a necessidade de fazer uma profunda reforma no sector para que não seja ele, ou a ausência de confiança nele, a funcionar como trampolim final para a afirmação de um caminho de extremismos e intolerância a que continuaremos a chamar democracia, apenas porque a governação continuará a resultar da vontade de uma maioria popular que vote.

Os crimes que José Sócrates possa ter cometido enquanto primeiro-ministro em funções, ou antes disso e depois disso, terão de ser julgados pela justiça, mas a forma prepotente como exerceu o cargo e que agora repete procurando impor a sua verdade também já fizeram muito para desacreditar a democracia, desacreditando a justiça. Uma justiça que funciona como se apostássemos numa roleta, no preto sai juiz 1 e no vermelho juiz 2, no primeiro perdemos e no segundo ganhamos, já é suficiente mau porque é suposto que funcione o primado da lei. Pior mesmo é a ideia de que a roleta pode estar a ser manipulada para sair o resultado à vontade do freguês.

Tensões entre UE e Rússia "estão a aumentar" devido a Navalny e Ucrânia

"A situação na fronteira ucraniana, com a mobilização de forças da Rússia, (...) é muito perigosa, e apelamos à Rússia para que retire as suas tropas" da região, referiu Josep Borrell.

chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, considerou esta segunda-feira que as tensões entre a União Europeia e a Rússia "estão a aumentar" devido ao estado de saúde de Alexei Navalny e da situação "perigosa" na fronteira com a Ucrânia.

"No geral, as relações com a Rússia não estão a melhorar. Pelo contrário, as tensões estão a aumentar em várias áreas", frisou Josep Borrell à entrada para uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, que tem lugar esta segunda-feira por videoconferência.

Enumerando os diferentes pontos que irão ser abordados pelos chefes da diplomacia europeia durante a reunião, Borrell destacou que a discussão sobre a Rússia irá centrar-se em três temas: a expulsão, anunciada no domingo, de 20 diplomatas checos da Rússia, o estado de saúde do opositor russo, Alexei Navalny, e as tensões na fronteira com a Ucrânia.

Mais lidas da semana