segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Brasil - Eleições | Pesquisa DataFolha mostra o início da onda ‘Lula no primeiro turno’

A estabilidade com oscilação positiva para o petista no cenários de uma semana para cá, aferida pela mais recente pesquisa do Datafolha, vai acirrar a queda de braço entre as duas campanhas líderes de uma corrida cuja decisão na primeira rodada pode ocorrer no olho mecânico e no último minuto da apuração na sede do TSE.

#Publicado em português do Brasil

A menos de 10 dias para o primeiro turno das eleições presidenciais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou dois pontos para cima e chega agora a 47% e tem uma dianteira de 14 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL), que se manteve em 33%. Cresce, assim a possibilidade de o petista vencer no primeiro turno, em linha com o movimento detectado pela campanha petista de uma onda para levar “Lula no primeiro turno”.

A estabilidade com oscilação positiva para o petista no cenários de uma semana para cá, aferida pela mais recente pesquisa do Datafolha, vai acirrar a queda de braço entre as duas campanhas líderes de uma corrida cuja decisão na primeira rodada pode ocorrer no olho mecânico.

Empatados em terceiro lugar estão Ciro Gomes (PDT), oscilou de 8% para 7%, e Simone Tebet (MDB), que segue com 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 2% para 1%, mantendo-se empatada no limite da margem com Tebet.

Oscilação

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos neste levantamento, feito de terça a quinta-feiras. O instituto ouviu 6.754 pessoas em 343 cidades, e a pesquisa encomendada pelo diário conservador paulistano Folha de S. Paulo e pelo canal da TV aberta Globo está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A boa notícia para Lula é que, com a oscilação, ele voltou à casa dos 50% de votos válidos, limiar para uma vitória no primeiro turno. Esse critério, adotado pelo TSE para a contagem da eleição, exclui os brancos e nulos: quem tiver 50% mais um voto está eleito diretamente. Semana passada, estava em 48%.

Correio do Brasil, de São Paulo

Sem comentários:

Mais lidas da semana