terça-feira, 27 de setembro de 2022

Lavagem cerebral condicionando o Ocidente para a guerra com a Rússia

Ray McGovern* | AntiWar - 22 de setembro de 2022

Graças à mídia do establishment, os aprendizes de feiticeiros que aconselham o presidente Joe Biden – refiro-me ao secretário de Estado Antony Blinken, ao conselheiro de segurança nacional Jacob Sullivan e ao especialista sobre a China Kurt Campbell – não terão problemas para reunir os americanos para a guerra mais ampla em 77 anos, começando na Ucrânia, e talvez se espalhando para a China. E, surpreendentemente, sob falsos pretextos.

#Traduzido em português do Brasil

A maioria dos americanos ignora a realidade de que a mídia ocidental pertence e é operada pelas mesmas corporações que obtêm lucros maciços ajudando a alimentar pequenas guerras e depois vendendo as armas necessárias. Líderes corporativos e elites envoltas em Ivy, educadas para acreditar no "excepcionalismo" dos EUA, acham o lucro e o brilho lucrativos demais para serem capazes de pensar direito. Eles se enganam pensando que (a) os EUA não podem perder uma guerra; (b) a escalada pode ser calibrada e a guerra mais ampla pode ser limitada à Europa; e (c) pode-se esperar que a China fique apenas à margem. A atitude, consciente ou inconscientemente, "Não se preocupe. E, em qualquer caso, o lucro e o brilho valem o risco".

A mídia também sabe que pode sempre apresentar russófobos inexperientes para "explicar", por exemplo, por que os russos são "quase geneticamente motivados" a fazer o mal (James Clapper, ex-diretor de inteligência nacional e agora sábio contratado em CNN); ou Fiona Hill (ex-Oficial de Inteligência Nacional da Rússia), que insiste que "Putin quer expulsar os Estados Unidos da Europa... Como ele poderia dizer: "Adeus, América. Não deixe a porta bater em você na saída."

Na ausência de uma aparência milagrosa de cabeças mais claras com uma atitude menos ignorante em relação aos interesses centrais da Rússia na Ucrânia e da China em Taiwan, os historiadores que sobrevivem para registrar a guerra agora à nossa porta a descreverão como resultado de arrogância e estupidez desenfreada. Os historiadores objetivos podem até notar que um de seus colegas – o professor John Mearsheimer – acertou desde o início, quando explicou na edição de outono de 2014 da Foreign Affairs “Por que a crise na Ucrânia é culpa do Ocidente ”.

A historiadora Barbara Tuchman abordou o tipo de situação que o mundo enfrenta na Ucrânia em seu livro "The March of Folly: From Troy to Vietnam". (Se ela estivesse viva, ela certamente o teria atualizado para levar em consideração o Iraque, o Afeganistão, a Síria e a Ucrânia). Tuchman escreveu:

"A cabeça de madeira... desempenha um papel notavelmente grande no governo. Consiste em avaliar uma situação em termos de noções fixas preconcebidas, ignorando ou rejeitando quaisquer sinais contrários. É agir de acordo com o desejo, sem se deixar desviar pelos fatos. "

Seis anos (e contando) de lavagem cerebral

Graças à mídia dos EUA, uma porcentagem muito pequena de americanos sabe que:

Há 14 anos, o então embaixador dos EUA na Rússia (atual diretor da CIA) William Burns foi avisado pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que a Rússia poderia ter que intervir na Ucrânia, se ela se tornasse membro da OTAN. A linha de assunto do cabo da Embaixada de Moscou de 1º de fevereiro de 2008 de Burns (nº 182) para Washington deixa claro que o Amb. Burns não mediu as palavras de Lavrov; a linha de assunto dizia: "Nyet significa nyet: as linhas vermelhas da ampliação da OTAN da Rússia".

Assim, os formuladores de políticas de Washington foram avisados, em termos muito específicos, da linha vermelha da Rússia em relação à adesão da Ucrânia à OTAN. No entanto, em 3 de abril de 2008, uma cúpula da OTAN em Bucareste afirmou: "A OTAN dá as boas-vindas às aspirações euro-atlânticas da Ucrânia e da Geórgia para a adesão à OTAN. Concordamos hoje que esses países se tornarão membros da OTAN."

Há 8 anos, em 22 de fevereiro de 2014, os EUA orquestraram um golpe em Kiev – corretamente rotulado como "o golpe mais flagrante da história", na medida em que já havia sido divulgado no YouTube 18 dias antes . identificado pelo nome pela secretária de Estado adjunta dos EUA, Victoria Nuland, na conversa divulgada no YouTube com o embaixador dos EUA em Kiev, pediu imediatamente que a Ucrânia se juntasse à OTAN.

Há 6 anos, em junho de 2016, o presidente russo, Vladimir Putin, disse a repórteres ocidentais sua preocupação de que os chamados locais de mísseis antibalísticos na Romênia e na Polônia pudessem ser convertidos durante a noite para acomodar mísseis de ataque ofensivos que representam uma ameaça às próprias forças nucleares da Rússia. (Veja este vídeo único , com legendas em inglês, do minuto 37 ao 49.) Há uma analogia direta com a crise dos mísseis cubanos de 1962, quando Moscou colocou mísseis de ataque ofensivos em Cuba e o presidente John Kennedy reagiu fortemente à ameaça existencial que representava para o NÓS.

Em 21 de dezembro de 2021, o presidente Putin disse a seus líderes militares mais graduados:

"É extremamente alarmante que elementos do sistema de defesa global dos EUA estejam sendo implantados perto da Rússia. Os lançadores Mk 41, que estão localizados na Romênia e serão implantados na Polônia, são adaptados para lançar os mísseis de ataque Tomahawk. para avançar, e se os sistemas de mísseis dos EUA e da OTAN forem implantados na Ucrânia , seu tempo de voo para Moscou será de apenas 7 a 10 minutos, ou até cinco minutos para sistemas hipersônicos. Este é um grande desafio para nós, para nossa segurança." [Enfase adicionada.]

Em 30 de dezembro de 2021, Biden e Putin conversaram por telefone a pedido urgente de Putin. A leitura do Kremlin afirmou:

"Joseph Biden enfatizou que a Rússia e os EUA compartilhavam uma responsabilidade especial para garantir a estabilidade na Europa e no mundo inteiro e que Washington não tinha intenção de implantar armas ofensivas na Ucrânia " . que este também era um dos objetivos que Moscou esperava alcançar com suas propostas de garantias de segurança para os EUA e a OTAN. [Enfase adicionada.]

Em 12 de fevereiro de 2022, Ushakov informou a mídia sobre a conversa telefônica entre Putin e Biden no início daquele dia.

"A ligação foi uma espécie de acompanhamento da... conversa telefônica de 30 de dezembro. ... O presidente russo deixou claro que as propostas do presidente Biden não abordavam realmente os elementos centrais e-chave das iniciativas da Rússia, nem no que diz respeito à não expansão da OTAN , ou não implantação de sistemas de armas de ataque em território ucraniano ... Para esses itens, não recebemos nenhuma resposta significativa." [Enfase adicionada.]

Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia.

Não provocado?

Os EUA insistem que a invasão da Rússia foi "sem provocação". A mídia do establishment obedientemente regurgita essa linha, enquanto mantém os americanos no escuro sobre esses fatos (não opinião) como são descritos (e obtidos) acima. A maioria dos americanos é tão absorvida pela mídia quanto há 20 anos, quando foram informados de que havia armas de destruição em massa no Iraque. Eles simplesmente aceitaram com fé. Nem a mídia culpada expressou remorso – ou um pouco de constrangimento.

O falecido Fred Hiatt, que foi editor de opinião do Washington Post, é um exemplo disso. Em entrevista à Columbia Journalism Review [ CJR, março/abril de 2004] ele comentou:

"Se você olhar para os editoriais que escrevemos antes [da guerra], declaramos que ele [Saddam Hussein] tem armas de destruição em massa". "Se isso não for verdade, teria sido melhor não dizer." E não foi verdade.

(Meu mentor de jornalismo, Robert Parry, disse isso sobre a observação de Hiatt: "Sim, esse é um princípio comum do jornalismo, que se algo não é real, não devemos declarar com confiança que é.")

Está pior agora. A Rússia não é o Iraque. E Putin tem sido tão demonizado nos últimos seis anos que as pessoas estão inclinadas a acreditar em pessoas como James Clapper no sentido de que há algo genético que torna os russos maus. "Russia-gate" foi um grande golpe (e, agora, comprovadamente), mas os americanos também não sabem disso. As consequências da demonização prolongada são extremamente perigosas – e se tornarão ainda mais nas próximas semanas, à medida que os políticos disputam ser os mais fortes na oposição e no combate ao ataque “não provocado” da Rússia à Ucrânia.

O problema

O humorista Will Rogers acertou:

"O problema não é o que as pessoas sabem. É o que as pessoas sabem que não é verdade; esse é o problema."

*Ray McGovern trabalha com Tell the Word, o braço editorial da Igreja ecumênica do Salvador no centro da cidade de Washington. Nos anos sessenta, serviu como oficial de infantaria/inteligência e depois tornou-se analista da CIA pelos próximos 27 anos. Ele está no Steering Group of Veteran Intelligence Professionals for Sanity (VIPS). Veja todas as postagens de Ray McGovern em AntiWar

Imagem: 16 de janeiro de 2017: O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, viaja para Kiev. (Embaixada dos EUA em Kyiv, Flickr)

1 comentário:

pvnnam disse...

Os boys e girls da civilização da pilhagem pretendem comer-nos por parvos!
.
.
Sim:
- não foi a Russia que procurou cercar, encurralar, estrangular os países da NATO... mas sim o contrário!...
.
Iraque, Síria, Líbia, Russia, etc, etc, etc
---> A PAZ NO PLANETA PASSA PELA IMPLOSÃO DA CIVILIZAÇÃO DA PILHAGEM!
Respeito pelos povos autóctones a explorar as suas riquezas.
Sim:
- urge o legítimo direito ao Separatismo Identitário!
SIM:
-->> na origem da nacionalidade esteve o Ideal de Liberdade Identitário:
- «ter o seu espaço, prosperar ao seu ritmo».
--->>> NÃO, NÃO foi o cidadanismo de Roma!...
.
.
SIM:
Inúmeros povos autóctones poderiam, perfeitamente, estar a explorar as suas riquezas naturais.
...
mas foram impedidos de tal
...
devido às inúmeras sabotagens sociológica conduzidas pelos boys e girls da civilização da pilhagem.
.
.
.
.
SEPARATISMO 50-50:
- os globalization-lovers, UE-lovers, etc, que fiquem na sua (possuem imensos territórios ao seu jeito)... respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
.
-» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com
.
.
.
.
Mais:
- os acordos de Minsk... afinal... foram para entreter os 'parvos' dos russos...
- "terrorismo nuclear russo"... afinal... foi um bombardeamento dos mercenários de Kiev...
- etc.

Mais lidas da semana