domingo, 25 de setembro de 2022

O MILIONÁRIO REDUZIDO A TROCOS

Artur Queiroz*, Luanda

A Federação Russa e a Ucrânia fizeram uma troca de prisioneiros e prisoneiras. Ainda bem. Cadeia, nem para os cães. Entre os libertados pelo governo de Kiev está um cidadão ucraniano que foi apresentado pelos Media ocidentais (todos censurados e reduzidos a instrumentos de propaganda) como milionário, aliado próximo do Presidente da Rússia, oligarca, legislador ucraniano. Um condenado por traição à pátria. Amigo de Putin. Pró russo. 

O libertado chama-se Viktor Medvedchuk e é o líder da oposição ucraniana! Porque conquistou esse estatuto nas eleições que deram o poder a Zeklensky!

Advogado de profissão, Medvedchuk manifestou, desde o golpe de estado nazi de 2014, a sua total oposição à adesão da Ucrânia à União Europeia. Em Novembro de 2018, Medvedchuk foi eleito presidente do partido político Pela Vida, que mais tarde se fundiu no partido Plataforma de Oposição-Pela Vida. 

Nas eleições parlamentares de 2019, o partido elegeu 37 deputados na lista nacional e seis assentos eleitorais. Foi o segundo partido mais votado, o que faz do seu presidente, o líder da oposição na Ucrânia. 

Sendo contra a adesão da Ucrânia à NATO (ou OTAN) e à União Europeia, a PIDE de Zelensky prendeu Viktor Medvedchuk logo no início da operação militar, em Fevereiro. Foi imediatamente acusado de alta traição e levado para um local que familiares, amigos e correligionários políticos desconhecem. Preso incomunicável e em local secreto. 

A Cruz Vermelha Internacional nunca quis saber da situação do prisioneiro. O comissariado dos Direitos Humanos da ONU ignorou a situação do líder da oposição ucraniana. A União Europeia nem fala do seu nome. Washington muito menos.

Adalberto da Costa Júnior é o líder da oposição em Angola. O seu partido, UNITA-Pró Morte, ficou em segundo lugar nas eleições de 24 de Agosto. Nelito Ekuikui, Hitler, Luaty Beirão, Abílio Camalata Numa, Wambo, Apolo e outros activistas resolveram atacar esquadras da política e quartéis das FAA. Avançaram sobre o Palácio Presidencial. Tomaram de assalto a Assembleia Nacional. 

A polícia prendeu o líder do partido Pró Morte. Foi levado para lugar secreto e ninguém sabe dele. Entretanto, o Tio Célito mandou prender o Bonga, a Luzia Moniz, a Alexandra Simeão, o Álvaro Sobrinho e o João Soares. Trocou este material putrefacto pelo Adalberto.

Os Media ocidentais noticiaram a troca dizendo que Adalberto da Costa Júnior é pró Casa Branca, oligarca dos diamantes de sangue, legislador, traidor à pátria. 

Isto é pura ficção. Se algum dia quiserem mandar para Angola o lixo humano que enumerei, por favor, não aceitem. Nem sequer a roupa deles. Ou os sapatos. Dessa porcaria, nada de nada.

A TPA, canal de televisão angolano empalmado pelo banditismo mediático internacional, hoje deu a notícia da troca de prisioneiros afirmando que Viktor Medvedchuk é “pró Kremlin”. Assim mesmo. Propaganda acéfala. Nem foram capazes de trabalhar a propaganda. Assim ignoraram que as autoridades da Federação Russa fizeram um grande favor ao Povo Ucraniano, ao salvarem da morte certa o seu líder da oposição.

Os angolanos não merecem isto. O Estado (todos nós) paga milhões para ter todos os dias no ar a TPA. No mínimo, jornalistas do canal têm de mostrar mais profissionalismo. Mesmo que estejam a ser pagos pela embaixada dos EUA em Luanda ou pela delegação da União Europeia.

Hoje o Povo Ucraniano pode acreditar em dias melhores. O líder da oposição, Viktor Medvedchuk, está livre dos nazis de Kiev. Gostava de saber por que razão, escondem que ele é o líder de um partido político, de uma plataforma política verdadeira (não é a aldrabice da frente patriótica unida) e conquistou os votos suficientes, para ser o líder da oposição a Zelensky e seu partido populista e nazi. Reduziram o milionário a uns trocos. Coisas da Redacção Única que já chegam aos Media angolanos. 

Antes a morte que tal sorte.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana