segunda-feira, 3 de outubro de 2022

O FORTE E O MERAMENTE PODEROSO – Patrick Lawrence

Patrick Lawrence* | Especial para o Consortium News

Na ordem mundial agora emergente, são as nações genuinamente fortes que prevalecerão sobre aquelas que dependem apenas do poder, e a força terá pouco a ver com isso.

#Traduzido em português do Brasil

O discurso de Vladimir Putin no Kremlin na sexta-feira passada, proferido à nação e ao mundo quando quatro regiões da Ucrânia foram reintegradas à Rússia, foi outro espanto, em linha com vários outros que ele fez este ano, demonstrando uma virada fundamental no pensamento do presidente russo nos últimos oito meses.

As implicações dessa nova perspectiva merecem consideração cuidadosa. Putin começou a olhar para frente e ver algo novo, e nisso ele não está sozinho.

“O mundo entrou em um período de transformação fundamental e revolucionária”, disse Putin ao lado dos líderes das repúblicas de Luhansk e Donetsk e das regiões de Kherson e Zaporozhye. Frases como essa carregam o peso da história. Em termos de magnitude, os discursos presidenciais não ficam maiores. Aqui está como o líder russo expandiu o pensamento:

“Novos centros de poder estão surgindo. Eles representam a maioria — a maioria! — da comunidade internacional. Eles estão prontos não apenas para declarar seus interesses, mas também para protegê-los. Eles veem na multipolaridade uma oportunidade de fortalecer sua soberania, o que significa ganhar liberdade genuína, perspectivas históricas e o direito a suas próprias formas de desenvolvimento independentes, criativas e distintas, a um processo harmonioso”.

Putin fala neste registro desde 4 de fevereiro, 20 dias antes de a Rússia lançar sua intervenção na Ucrânia e às vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim. Na Declaração Conjunta sobre Relações Internacionais Entrando em uma Nova Era e Desenvolvimento Global Sustentável , emitida com Xi Jinping, Putin e o presidente chinês declararam: “Hoje o mundo está passando por mudanças importantes”.

“e a humanidade está entrando em uma nova era de rápido desenvolvimento e profunda transformação. Há cada vez mais inter-relação e interdependência entre os Estados; uma tendência surgiu para a redistribuição de poder no mundo”.

A retórica de Putin ficou marcadamente mais afiada de fevereiro até a última sexta-feira. Ele atacou a União Européia por seu “egoísmo” e covardia, os EUA por sua agressão hegemônica, incluindo o genocídio de nativos americanos, e o Ocidente como um todo pelo caráter “neocolonial” de suas relações com o não-ocidente. Putin e seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, costumavam se referir às nações ocidentais como “nossos parceiros”. Na última sexta-feira, os parceiros de ontem são os “inimigos” da Rússia.

'Mudanças irreversíveis'

Tudo muito sombrio. Putin fez essa virada para o confronto com relutância e frustração com a recusa obstinada do Ocidente em negociar a nova ordem de segurança de que a Europa tão obviamente precisa. Ele está zangado com o espetáculo de violência esbanjada e desordem prolongada. Esta é a minha leitura. Mas há um certo brilho em sua perspectiva que não devemos perder em meio à animosidade sombria e evidente.

“A política e a economia globais estão prestes a sofrer mudanças fundamentais e irreversíveis”, afirmou Putin novamente, desta vez na cúpula do Conselho de Cooperação de Xangai, realizada em Samarcanda no mês passado, “não com base em algumas regras impostas a [nós] por forças externas. e que ninguém viu, mas em princípios universalmente reconhecidos do estado de direito internacional e da Carta da ONU, a saber, segurança igual e indivisível e respeito pela soberania, valores nacionais e interesses de cada um”.

Em seu discurso em Moscou, ele disse: “Eles não nos desejam liberdade, mas querem nos ver como uma colônia. Eles não querem cooperação igual, mas roubo. Eles querem nos ver não como uma sociedade livre, mas como uma multidão de escravos sem alma”.

“Os países ocidentais vêm repetindo há séculos que trazem liberdade e democracia a outros povos. Tudo é exatamente o contrário: em vez de democracia – repressão e exploração; em vez de liberdade – escravização e violência. Toda a ordem mundial unipolar é inerentemente antidemocrática e não livre, é enganosa e hipócrita por completo.

Permitam-me também lembrá-los que os Estados Unidos, juntamente com os britânicos, transformaram Dresden, Hamburgo, Colônia e muitas outras cidades alemãs em ruínas sem necessidade militar durante a Segunda Guerra Mundial. E isso foi feito desafiadoramente, sem nenhuma necessidade militar, repito. Havia apenas um objetivo: como no caso dos bombardeios nucleares no Japão, intimidar nosso país e o mundo inteiro. …

O ditame dos EUA é baseado na força bruta, na primeira lei. Às vezes lindamente embrulhado, às vezes sem nenhum invólucro, mas a essência é a mesma – a lei do punho. O colapso da hegemonia ocidental que começou é irreversível. E repito: não será como antes.”

Esse tipo de conversa é ousado. Está a um milhão de milhas de qualquer coisa que você ouvirá de qualquer um dos supostos líderes da América, sem toda a visão como eles. Do que Putin está falando se não de uma nova era na história mundial, do tipo que ganha seus próprios capítulos nos textos históricos do futuro? O que vai distinguir esta nova era, temos que perguntar.

Existem várias maneiras de interpretar o que Putin, Xi e seus aliados entre as nações não ocidentais estão trabalhando. Na minha opinião, eles fazem uma distinção que ninguém colocou em palavras, mas que não deixa de ser essencial para sua visão: existem nações fortes e existem as meramente poderosas. Na ordem mundial como a temos, os poderosos dominam – cada vez mais evidentemente apenas pela força. Na ordem mundial agora emergente, são as nações genuinamente fortes que finalmente prevalecerão sobre aquelas que dependem apenas do poder, e a força terá pouco a ver com isso.

Distingo entre os fortes e os poderosos desde meus anos servindo como correspondente no leste da Ásia, há muito tempo. Os vietnamitas, os sul-coreanos, os chineses à sua maneira, até os japoneses à sua: Nessas nações eu vi uma durabilidade e coerência que nada tinha a ver com o tamanho de seus exércitos e forças aéreas.

O que foi que os fez fortes? As respostas, das quais muitas, vieram a mim somente depois de anos considerando a questão. Eu não considero as respostas nada como completas.

As nações fortes servem ao seu povo como sua principal responsabilidade. É aqui que começo a caracterizá-los. Eles têm um propósito, um telos , como diziam os antigos gregos, e uma crença compartilhada no valor de seu ideal. Eles têm o compromisso de promover o bem-estar de seus cidadãos – com ações construtivas no interesse do bem comum. Eles valorizam suas culturas, suas histórias, suas memórias.

Essas características comuns conferem às nações fortes tecidos sociais sólidos, mas flexíveis, e um suposto senso de comunidade compartilhada. Eles são uma fonte de identidade e, ao mesmo tempo, expressões de identidade.

Ironicamente, a força do tipo que descrevo tende a gerar poder. Mas é o poder criteriosamente implantado. Nações genuinamente fortes não precisam dominar outras. Eles não são dados a subterfúgios ou subversões, não vendo nenhum propósito nisso. Eles valorizam o benefício mútuo em suas relações com os outros simplesmente porque este é o caminho mais seguro para a estabilidade e uma ordem pacífica.

Não trafeguemos em ideais impossíveis ou no pensamento de nações puras como a neve. Não há nenhum. Uma nação forte pode ter muitas coisas que não devem ser admiradas – coisas horríveis, até. Uma nação forte também pode ser poderosa. A China é um desses casos. Sou da opinião – e percebo que há outros – que a China não usa seu poder para malignizar propósitos. Remova a sinofobia e a paranóia anti-chinesa, e o registro apóia isso.

Só poder

Da mesma forma não científica, vamos considerar os meramente poderosos.

As nações dependentes apenas do poder carecem da coerência encontrada entre os fortes. Neles você descobre que todas as relações são relações de poder. O tecido social está, portanto, desgastado. Há uma evidente atomização entre os cidadãos dessas nações, deixando-os sem vínculos sociais ou propósito comum e nada em que acreditar.

Quando o ethos de uma nação se inclina para a busca do poder, a política é esvaziada. Todos os males sociais familiares derivam disso – desigualdade, corrupção, ganância e o colapso das instituições mediadoras através das quais as pessoas podem expressar sua vontade política.

A corporatização desenfreada e perversa de todos os aspectos da vida em nações excessivamente poderosas representa a institucionalização dessas características. Quando tudo é medido de acordo com seu potencial de lucro, temos que dizer que Margaret Thatcher estava terrivelmente certa quando afirmou: “Não existe sociedade. Existem apenas indivíduos.” Esta é uma característica chave das nações que são meramente poderosas.

São encontros de sobreviventes em constante luta uns contra os outros.

Os meramente poderosos consomem o que resta de sua força no exercício de seu poder. Um exemplo disso é o regime de censura que desce sobre a América como uma longa e escura nuvem.

À medida que as corporações de mídia digital agem a mando de Washington para controlar o que pode ser dito em público, elas fazem mais, muito mais, do que impor uma monocultura de informação aos americanos. Este é o uso do poder para se intrometer em toda a gama de nossas relações interpessoais.

Eles estão me dizendo o que posso e não posso dizer a você. Dessa forma, eles estão destruindo o discurso público e, nas nações onde o encontramos – não em todos – um discurso público vibrante conduzido no espaço público está entre as importantes fontes de força. Eles também estão destruindo a capacidade das pessoas de discernir, pensar e julgar por si mesmas – outra fonte de força de uma nação. Em nações fortes que restringem a liberdade de expressão – e certamente existem algumas – a cultura e a tradição fortalecem as comunidades, e a liderança geralmente as usa para esse propósito.

É assim que o exercício do poder leva à desintegração da nação onde só o poder conta.

Os EUA: uma nação outrora forte

Talvez seja óbvio agora que considero os Estados Unidos o principal exemplo de uma nação poderosa, mas carente de força. Não há nenhum sentimento antiamericano nisso. É simplesmente porque o exercício do poder em detrimento da força está mais avançado nos EUA, com sua excessiva corporatização e sua excessiva dependência da tecnologia como instrumento de poder, do que em qualquer outro lugar do mundo.

Quando Jefferson e os signatários escreveram, debateram e enviaram a Declaração de Independência a George III para informar sobre suas intenções, eles estavam anunciando uma nação forte, unida em propósito e fé em si mesma – forte, mas dificilmente poderosa. Foi o longo e persistente abandono de seus ideais fundadores por esta nação, sempre acelerado à medida que sua busca pelo poder passou a dominar, que a enfraqueceu.

O paradoxo: à medida que a América decidiu tornar-se uma potência mundial, começando com a Guerra Hispano-Americana em 1898, ela foi perdendo força na forma como uso o termo.

O poder, exercido pelos meramente poderosos, atua principalmente na causa de sua própria autopreservação. É, assim, colocado para propósitos malignos, implantado em detrimento de outros, e é quase invariavelmente uma força destrutiva. Entre seus objetivos está a destruição dos pontos fortes dos outros.

O Vietnã é um caso claro. Enquanto travavam guerra contra o povo vietnamita, as forças dos EUA começaram a “destruir a aldeia para salvá-la” – isto é, rasgar o tecido da sociedade vietnamita para derrotá-la. Desde então, as forças americanas fizeram o mesmo em outros lugares – na Síria, por exemplo, na Líbia, no Iraque. Você não precisa aprovar nenhuma característica dessas sociedades para reconhecer que o que estava fundamentalmente em questão era sua coerência, essas coisas inefáveis ​​que as uniam como uma unidade, mesmo que fosse uma unidade fracionada. É por isso que agora podemos falar dessas nações como “quebradas”.

Devemos considerar o conflito na Ucrânia a partir desta perspectiva – a destruição gratuita e inútil, quero dizer. E devemos pensar no que os EUA mais querem destruir enquanto pressionam sua campanha para destruir a Rússia.

Então podemos pensar novamente nos discursos de Putin nos últimos meses e nos sentimentos neles que muitas outras nações – “a maioria!” – compartilham. Há muito tempo considero que vale a pena ler os discursos de Putin, todos disponíveis no site do Kremlin: Independentemente do que se possa pensar dele, ele tem uma excelente compreensão da história e da dinâmica das relações internacionais.

Na minha leitura, a mudança ocorrida no líder russo data de dezembro passado, quando os EUA jogaram areia em seu rosto em resposta ao seu esforço, por meio daqueles dois projetos de tratados que Moscou enviou a Washington e à sede da OTAN em Bruxelas, para formar um nova ordem de segurança na Europa. Foi quando sua raiva surgiu.

Foi quando ele disse com efeito: Para o inferno com eles. Teremos que construir uma nova ordem mundial por conta própria. A China, naquela época, já havia desistido do Ocidente, e foi então que russos e chineses deram seu grande salto juntos.

Tenho certeza de que eles compartilham grandes quantidades de amargura e raiva ao olharem para suas relações deterioradas com o Ocidente. É o que eles vêem olhando para frente que me interessa muito mais. Eles não estão falando sobre o poder como a principal característica da ordem que agora parecem totalmente comprometidos em realizar. Eles estão falando de um mundo construído por nações fortes com propósitos compartilhados.

Tudo isso está nos discursos: a liberdade das nações entre si, o direito de escolher “formas de desenvolvimento”, a interdependência, a autoridade do direito internacional.

Qual é a busca crua do poder ao lado destes?

*Patrick Lawrence, correspondente no exterior por muitos anos, principalmente para o  International Herald Tribune , é colunista, ensaísta, autor e conferencista. Seu livro mais recente é Time No Longer: Americans After the American Century . Sua conta no Twitter, @thefloutist, foi permanentemente censurada. Seu site é  Patrick Lawrence . Apoie seu trabalho através  deseu site Patreon . Seu site é  Patrick Lawrence . Apoie seu trabalho através  de seu site Patreon .   

Sem comentários:

Mais lidas da semana