quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

QUEM TEM O MAIOR ARSENAL NUCLEAR DO PLANETA PONHA O DEDO NO AR...

150 ARMAS NUCLEARES DOS EUA NA EUROPA, MAS MOSCOU DETÉM MAIS OGIVAS ATÔMICAS DO MUNDO E O NOVO PODEROSO ICBM RUSSO SARMAT

Fabio GC Carisio | South Front | análise - opinião

Há alguns meses, o soberbo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, espalhou a notícia de que o presidente russo Valdimir Putin havia ficado sem mísseis.

#Traduzido em português do Brasil

Entre segunda e terça-feira, a retaliação da aviação russa com  centenas de mísseis contra a capital Kiev  e outras cidades ucranianas, em resposta ao explosivo ataque à ponte de Kerch, de  quem foi responsabilizada a inteligência de Kiev , o desmentiu severamente.

Mas há semanas se fala no pesadelo nuclear devido a um  decreto assinado há dois anos por Putin  que prevê o uso de armas atômicas táticas também em resposta a ataques com armas convencionais em território russo, já atingido várias vezes por foguetes de Kiev nas áreas de fronteira.

A questão tornou-se ainda mais alarmante após a anexação à Federação Russa das  regiões ucranianas de Donetzk, Lugansk, Kherson e Zaporizhzhia  , pois, logicamente, a mesma justificativa para o uso de armas nucleares também poderia se aplicar a esses territórios.

Bem, segundo a Federação de Cientistas Americanos, Moscou, ao contrário do que diz o mentiroso habitual Zelensky, possui 5.977 ogivas nucleares, 549 a mais que os EUA segundo essas fontes oficiais, 2 mil segundo as não oficiais.

De acordo com Martin Armstrong, da Statista, acredita-se que nove países tenham agora cerca de 13.000  ogivas nucleares .

Os Estados Unidos e a Rússia estão no topo da lista, compilada pela  Federação de Cientistas Americanos (FAS) , com um arsenal combinado de quase 11.000 armas. “Em vez de planejar o desarmamento nuclear, os estados com armas nucleares parecem planejar manter grandes arsenais por um futuro indefinido”, disse a FAS no final de 2021. “Todos continuam a  modernizar suas forças nucleares restantes… e todos parecem comprometidos em reter armas nucleares para um futuro indefinido”.

Uma guerra nuclear “não pode ser vencida e nunca deve ser travada”, os Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França concordaram por unanimidade em janeiro, em um raro caso de acordo sobre uma questão de segurança internacional. Um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA na época descreveu a promessa, resultado de meses de negociações, como “um reconhecimento de que é algo que queremos evitar”.

ARMAS NUCLEARES DOS EUA NA EUROPA

«As armas nucleares de propriedade dos Estados Unidos foram implantadas na Europa desde meados da década de 1950, quando o presidente Dwight D. Eisenhower autorizou seu armazenamento em bases aliadas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no continente para uso contra a União Soviética. Embora a OTAN se declare oficialmente uma “aliança nuclear”, ela não possui nenhuma arma nuclear. Em vez disso, um pequeno número de bombas é supostamente mantido sob guarda da Força Aérea dos EUA em seis bases aéreas em cinco países europeus, prontas para serem lançadas pelos respectivos aviões de combate nacionais».

Assim foi explicado por um relatório do Centro de Controle de Armas e Não-Proliferação

Hoje, sob o programa de compartilhamento nuclear da OTAN, as bombas complementam a dissuasão de segurança coletiva da aliança contra ameaças, principalmente a Rússia. Juntamente com o arsenal do Reino Unido, membro da OTAN, as armas nucleares dos EUA na Europa são consistentes com o Artigo V do Tratado do Atlântico Norte. O outro membro, a França, que voltou a se juntar à aliança em 2009, não compromete seu próprio arsenal nuclear com a dissuasão estendida da aliança.

'Uma nova era para a dissuasão nuclear? Modernização, controle de armas e forças nucleares aliadas”, documento oficial da OTAN publicado pelo jornal belga DeMorgen

«Além das três potências nucleares da aliança, outras cinco participam do compartilhamento nuclear dos EUA:  Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda e Turquia . Mais sete participam do Support of Nuclear Operations With Conventional Air Tactics (SNOWCAT), prestando assistência em missões nucleares por meio de apoio aéreo convencional: República Tcheca, Dinamarca, Grécia, Hungria, Noruega, Polônia e Romênia. Todos os 30 membros da aliança, excluindo a França, também fazem parte do Grupo de Planejamento Nuclear, que discute questões políticas. O Conselho do Atlântico Norte continua sendo a autoridade máxima da OTAN, e os estados membros mantêm o controle sobre suas próprias forças nucleares», escreveu o Centro de Controle de Armas e Não-Proliferação.

QUANTOS

«Os Estados Unidos e seus aliados da OTAN não divulgam números exatos de seus estoques implantados na Europa. Em 2021, estima-se que existam 100 armas nucleares de propriedade dos EUA armazenadas em cinco estados membros da OTAN em seis bases:  Kleine Brogel na Bélgica, Büchel Air Base na Alemanha, Aviano e Ghedi Air Bases na Itália, Volkel Air Base na Holanda , e Incirlik na Turquia»  de acordo com o Centro de Controle de Armas e Não-Proliferação que citou a Federação de Cientistas Americanos. Mas o jornal da OTAN mostra que são quase 150.

Armas nucleares dos EUA na Europa

As armas não estão armadas ou implantadas em aeronaves; em vez disso, eles são mantidos em cofres subterrâneos WS3 em bases aéreas nacionais, e os códigos Permissive Action Link (PAL) usados ​​para armá-los permanecem nas mãos dos americanos. Para serem usadas, as bombas seriam carregadas em caças designados pela OTAN com capacidade dupla. Cada país está em processo de modernização de seus caças com capacidade nuclear para o F-35A, o F-18 Super Hornet ou o Eurofighter Typhoon.

O número total de armas nucleares  baseadas na Europa  atingiu um pico histórico de 7.300 durante o auge das tensões da Guerra Fria em 1971.  A redução de 98% no estoque atual reflete o fim das hostilidades da Guerra Fria, bem como a mudança nas prioridades de defesa americanas. As armas são um símbolo importante dos compromissos de segurança de longa data dos EUA com a Europa, mas foram levantadas questões sobre o desejo dos países europeus de continuar hospedando armas de destruição em massa.

As armas nucleares dos EUA na Europa consistem inteiramente em bombas de gravidade B61-3 e -4  implantadas por aeronaves de capacidade dupla. Agora em modernização sob o Plano de Extensão de Vida B61-12 da NNSA, as ogivas atualizadas estão programadas para implantação até 2024, juntamente com os programas de modernização de veículos de entrega das nações anfitriãs. Esta variante B61-12 incluirá um novo kit de cauda para melhorar a eficiência e a precisão. Ele também permitirá capacidade de rendimento variável, com rendimento variando de 0,3 KT a 170 KT e permitirá uso estratégico e tático.

OS OUTROS PAÍSES NUCLEARS DA EUROPA

Dois outros membros da OTAN, a França e o  Reino Unido , também possuem seus próprios arsenais nucleares. Eles têm várias centenas de armas nucleares cada um – muito menos do que as superpotências nucleares. A França tem mísseis nucleares lançados por submarinos e mísseis nucleares de cruzeiro lançados por aviões; o Reino Unido possui apenas armas nucleares lançadas por submarinos . Ambos os países divulgaram publicamente o tamanho e a natureza de seus arsenais, mas nenhum deles é ou foi parte dos acordos de controle de armas EUA-Rússia.

Os EUA, o Reino Unido e a França protegem outros aliados da OTAN sob seus “ guarda-chuvas nucleares ” de acordo com o compromisso da OTAN de que um ataque a qualquer aliado será visto como um ataque à aliança como um todo.

OGIVAS ATÔMICAS NO MUNDO

«Tanto a Rússia como os EUA têm milhares de armas nucleares, a maioria das quais cinco ou mais vezes mais potentes do que as bombas atómicas que destruíram Hiroshima e Nagasaki em 1945. Estas incluem cerca de 1.600 armas em espera de cada lado que são capazes de atingir alvos em todo o mundo» de acordo com um artigo de Laura Hood para The Conversation (rigor acadêmico, talento jornalístico).

Esses números estão próximos dos limites permitidos pelo  Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas de 2011 , muitas vezes chamado de “Novo START”, que é o único tratado de controle de armas nucleares atualmente ativo entre a Rússia e os EUA. Seus arsenais incluem mísseis balísticos intercontinentais, mais conhecidos como ICBMs, e mísseis balísticos lançados de submarinos, bem como mísseis lançados de aeronaves especializadas. Muitos desses mísseis podem ser equipados com múltiplas ogivas nucleares que podem atingir locais diferentes de forma independente.


Para garantir que os países sigam os limites de ogivas e mísseis, o tratado inclui métodos para ambos os lados monitorarem e verificarem o cumprimento. Em 2018, tanto a Rússia quanto os EUA  cumpriram suas obrigações  sob o Novo START e, no início de 2021, o tratado foi  prorrogado por mais cinco anos .

«Os arsenais nucleares de ambas as nações também incluem centenas de armas nucleares de curto alcance, que não são cobertas por nenhum tratado. Atualmente, a Rússia tem quase 2.000 deles,  cerca de 10 vezes mais  que os Estados Unidos, de acordo com as estimativas não-governamentais mais amplamente citadas», escreveu Laura Hood.

O arsenal nuclear da China   é atualmente semelhante em tamanho aos arsenais do Reino Unido e da França. Mas está crescendo rapidamente e algumas autoridades americanas temem que a China esteja  buscando a paridade  com os Estados Unidos. China, França e Reino Unido não estão sujeitos a nenhum tratado de controle de armas.

Índia ,  Paquistão  e  Israel  têm dezenas de  armas nucleares  cada. Nenhum deles assinou o  Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares , no qual os signatários concordam em limitar a posse de armas nucleares aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, cada um dos quais possuía armas nucleares antes de sua assinatura.

A Coreia do Norte, que também possui dezenas de armas nucleares, assinou o tratado em 1985, mas retirou-se em 2003. A Coreia do Norte tem  repetidamente testado  armas nucleares e os mísseis para carregá-las.

O SARMAT ICBM RUSSO ESTÁ PRONTO

O míssil balístico intercontinental Sarmat carrega ogivas de manobra, disse o CEO do JSC Makeyev Design Bureau (uma afiliada da Roscosmos) Vladimir Degtyar, à TASS.

Um  míssil balístico intercontinental  ( ICBM ) é um míssil balístico com um alcance superior a 5.500 quilômetros (3.400 milhas), projetado principalmente para entrega de armas nucleares (entregando uma ou mais ogivas termonucleares). Armas convencionais, químicas e biológicas também podem ser lançadas com eficácia variável, mas nunca foram implantadas em ICBMs.

A maioria dos projetos modernos oferece suporte  a vários veículos de reentrada independentemente direcionados  (MIRVs), permitindo que um único míssil carregue várias ogivas, cada uma das quais pode atingir um alvo diferente.  Rússia, Estados Unidos, China, França, Índia, Reino Unido e Coreia do Norte são os únicos países conhecidos por terem ICBMs operacionais.

“O Sarmat está equipado com as ogivas de manobra mais avançadas”, disse Degtyar. O míssil é único em termos de velocidade insuperável, alcance recorde, a mais alta precisão e invulnerabilidade completa ao penetrar nos sistemas de defesa antimísseis.

Degtyar disse que o míssil balístico intercontinental Sarmat seria capaz de deixar o silo sob quaisquer condições. “De acordo com suas características atuais, o míssil deixará seu silo sob quaisquer condições e cumprirá sua tarefa com 100% de certeza. É assim que é sua margem de confiabilidade”, disse Degtyar.

Em junho, ele disse à TASS que o silo do Sarmat era uma complexa estrutura de engenharia que garantia a segurança do míssil contra ataques com armas convencionais de alta precisão e nucleares.

Degtyar descreveu o Sarmat como a “conquista culminante” em tecnologia de foguetes que o centro Makeyev realizou em cooperação com um grupo de empresas subordinadas. Este mais novo sistema de mísseis garantirá de forma confiável a segurança da Rússia contra ameaças externas por 40 a 50 anos, acredita Degtyar.

“Nas condições geopolíticas adversas de hoje, é o nosso escudo inexpugnável, o principal fator de  dissuasão nuclear e garantia da paz ”, acrescentou. Degtyar lembrou que o Sarmat substituiria o sistema Voyevoda, criado na era soviética.

O novo míssil, enfatizou, não é um analógico, mas um ICBM de nova geração com características de desempenho colossais. “É por isso que já foi apelidado de 'milagre da engenharia' e 'a maior conquista da tecnologia de foguetes', disse Degtyar.

CARACTERÍSTICAS DO SARMAT

O Sarmat ICBM foi desenvolvido no JSC Makeyev Design Bureau e fabricado na fábrica de Krasmash (ambos são afiliados da Roscosmos). Segundo especialistas, o RS-28 Sarmat ICBM é capaz de transportar um MIRV de até 10 toneladas para qualquer ponto do globo. Seu primeiro lançamento foi do cosmódromo de Plesetsk, na região de Arkhangelsk, em 20 de abril. O teste foi bem-sucedido. As características do projeto foram confirmadas em todas as etapas da trajetória de vôo do foguete.

Mais sobre o tema em South Front:

Lançar ataque nuclear no Nukemap por Alex Wellerstein

Provocações de Kiev contra ZNPP podem causar desastre nuclear

A verdadeira razão pela qual os Estados Unidos usaram armas nucleares contra o Japão. Não foi para acabar com a guerra ou salvar vidas

“Dê um aviso ao Kremlin”: submarino dos EUA para 'apocalipse nuclear' entra no mar Mediterrâneo

Sem comentários:

Mais lidas da semana