sábado, 4 de fevereiro de 2023

A ESPANHA AMIGA DE MARROCOS E A TRAIÇÃO AO POVO SAHAURI SUBJUGADO

Sánchez esquece as palavras "Sahara Ocidental" e Marrocos pede ajuda contra a Polisário

Rebelión

– Nos seus discursos na cimeira hispano-marroquina, o Presidente do Governo não se referiu ao Sahara Ocidental.

– O primeiro-ministro marroquino falou do apoio do governo socialista ao plano marroquino para a ex-colónia espanhola.

– Podemos afirmar que os acordos e declarações feitas na RAN sobre a soberania do Saara vão contra o direito internacional  e a vontade popular da Espanha.

Na cimeira de Rabat, para o Presidente do Governo,  Pedro Sánchez , não existia a expressão Sahara Ocidental, apesar de a Espanha continuar a ser a  potência administradora de jure  da sua ex-colónia, tal como estabelecido pela ONU e reconhecido pela Tribunal Nacional.

Quem aproveitou a ocasião para se pronunciar sobre o Saara foi o primeiro-ministro marroquino,  Aziz Akhannouch , e que o apoio da Espanha, em março do ano passado, foi ouvido no mundo por sua proposta de autonomia para a ex-província espanhola, rompendo assim com o apoio ao  direito à autodeterminação  do povo saharaui mantido até então pelos governos do PSOE e do PP.

Além disso, propôs que a Espanha  ajude Marrocos  a  combater a Frente Polisário, o movimento saharaui de libertação, com o qual está em guerra desde  novembro de 2020, depois de o exército marroquino ter rompido o cessar-fogo que mantinha desde setembro de 1991.

O El Confidencial  publicou que o primeiro-ministro formulou este pedido perante Pedro Sánchez no discurso com que encerrou a cimeira hispano-marroquina, na ausência do rei  Mohamed VI , de férias no Gabão: O rei ofereceu um almoço após a reunião de alto nível em homenagem a Sánchez, da qual participaram o próprio Aziz e outras autoridades de ambas as delegações, segundo a agência oficial do MAP. "É paradoxal que o rei não tenha atendido a seu próprio convite, embora uma fotografia dele presidisse a mesa o tempo todo", acrescentou.

Akhannouch sublinhou a necessidade de “redobrar esforços em conjunto para enfrentar os perigos que ameaçam a segurança da região, relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos, drogas, terrorismo,  grupos separatistas e milícias armadas ”. Tudo isto deve ser feito, especificou, com uma dupla “ abordagem securitária e social” .

Segundo o  El Confidencial,  o anfitrião de Sánchez não deu o nome da Polisario, mas as expressões "grupo separatista" e "milícias armadas" são as utilizadas pelas autoridades marroquinas para se referirem ao  movimento armado saharaui  que controla a orla oriental da ex-colónia espanhola, aproximadamente 20% desse território desértico. Já a abordagem “social” consiste, sobretudo, em ajudar os refugiados nos campos saharauis quando já não são geridos pela Polisario.

Declaração conjunta em que o Saara aparece, mas não Ceuta e Melilla

Na Reunião de Alto Nível, Espanha e Marrocos concordaram em evitar qualquer coisa que pudesse ofender suas " esferas de soberania ". Sánchez destacou o compromisso de ambos os países de que "em nossa prática política vamos evitar tudo o que nos ofende", especialmente no que afeta nossas respectivas soberanias (referindo-se a Ceuta e Melilha).

A declaração conjunta dos governos da Espanha e Marrocos contém 74 pontos, mas nenhum deles se refere expressamente a Ceuta e Melilla. Sánchez anunciou que os 24 acordos assinados incluem  "a normalização total da passagem de pessoas e mercadorias  pelas alfândegas terrestres e marítimas", embora não tenha adiantado em que data será realizada a abertura, sobre a qual o Ministério das Relações Exteriores informou que será realizada de maneira "ordenada e progressiva".

Aparece, no ponto 8, a questão do Sahara Ocidental, sendo que “a Espanha reitera a posição expressa na Declaração Conjunta adotada a 7 de abril de 2022, por ocasião do encontro entre S.M. o Rei Mohammed VI e o Presidente do Governo , Pedro Sanches.

Quanto aos direitos humanos, cuja violação foi recentemente censurada em Marrocos no Parlamento Europeu, tendo  apenas o PSOE e a ultradireita francesa votado contra  , há duas alusões. Na primeira, "Espanha e Marrocos reiteram seu compromisso com a proteção e garantia dos direitos humanos como base essencial para a convivência democrática, o estado de direito e a boa governança, e concordam em fortalecer sua cooperação nessa área na nova etapa das relações bilaterais relações"; no segundo estabelecem que "as duas partes renovaram seu compromisso com a paz e a estabilidade, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos, particularmente no âmbito das Nações Unidas".

Podemos, os parceiros de governo de Pedro Sánchez, voltaram a criticar o Executivo socialista e disseram que os acordos e declarações feitas na RAN sobre a soberania do Saara "vão  contra  o direito internacional e a vontade popular da Espanha".

O Secretariado Internacional do Podemos reiterou o seu apoio à necessidade e obrigação de facilitar um processo de livre autodeterminação do Sahara  e evitar qualquer ação unilateral que não seja consensual com o povo saharaui. “Os interesses de Marrocos e Sánchez  não podem estar acima desta luta justa ”, garante a formação, que recorda a votação de 7 de abril do ano passado no Congresso dos Deputados em que foi rejeitada a “ virada unilateral ” do Presidente do Governo no Saara Ocidental.

Fontehttps://contramutis.wordpress.com/2023/02/03/sanchez-olvida-las-palabras-sahara-occidental-y-marruecos-pide-ayuda-contra-el-polisario/

Sem comentários:

Mais lidas da semana