terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

PROTESTOS CONTRA A GUERRA DA OTAN NA UCRÂNIA CRESCEM NA EUROPA

Protestos contra a guerra na Europa ganham força à medida que a guerra por procuração da OTAN na Ucrânia aumenta

Os europeus estão invadindo as ruas em números sem precedentes para protestar contra a guerra por procuração da OTAN na Ucrânia e contra o declínio de seus próprios padrões de vida. O Grayzone cobriu manifestações e entrevistou líderes de protesto em vários países desde o início da guerra.

Stavroula Pabst  e  Max Blumenthal* | # Traduzido em português do Brasil

Atenas, Grécia  –– Em 21 de fevereiro, vários milhares de gregos encheram as ruas de Atenas para denunciar a OTAN e os Estados Unidos após a visita de Antony Blinken à Grécia, onde o secretário de Estado dos EUA aplaudiu o país mediterrâneo por estar entre os primeiros países europeus a apoiar a Ucrânia, abrindo caminho para o “apoio à democracia”.

Foi apenas uma ação entre muitas ações de protesto em todo o continente quando o conflito por procuração da OTAN na Ucrânia se aproximava de seu primeiro aniversário. Os cidadãos europeus estão cada vez mais agitados quando seus líderes parecem decididos a estender a guerra por pelo menos mais um ano: eles aprovaram  várias rodadas de sanções  contra a Rússia,  forneceram bilhões de euros  em assistência à Ucrânia e concordaram em  treinar milhares de soldados ucranianos .

Essas ações prejudicaram os padrões de vida dos europeus médios. Embora o continente tenha evitado um colapso energético amplamente temido graças a esforços bem-sucedidos para garantir alternativas energéticas e clima excepcionalmente quente, os governos europeus já haviam se preparado para possíveis quedas de energia e apagões móveis no início deste inverno  devido  ao corte de energia russo.

À medida que a guerra aumenta, também aumentam as ações de protesto nos principais estados da OTAN, da Grécia à Grã-Bretanha, da República Tcheca à França e Espanha. A recente onda de manifestações se baseia em exibições consideráveis ​​de oposição à guerra durante o inverno em cidades de  Chișinău  a  Paris ,  de  Bruxelas  a  Tirana  e  Viena.

Na Alemanha, onde a ministra das Relações Exteriores Annalena Baerbock declarou que  “estamos em guerra com a Rússia”  em meio a relatos de que os militares dos EUA destruíram o oleoduto Nord Stream do país que o conectava ao fornecimento de gás da Rússia, também estão surgindo manifestações contra a guerra por procuração da OTAN.

A crescente onda de protestos em todo o continente parece ter  abalado os líderes europeus,  desencadeando repressão policial, denúncias demagógicas e até mesmo processos contra os líderes dos protestos por criticarem publicamente o apoio militar de seus governos à Ucrânia.

Ao contrário da grande mídia ocidental, que tratou os protestos com desprezo quando não os ignorou completamente, The Grayzone participou de vários protestos e entrevistou os ativistas trabalhistas e anti-guerra que mobilizaram seus concidadãos contra a guerra por procuração da OTAN.

A resistência popular cresce na Europa enquanto os líderes rastejam para Washington

Com a chegada do aniversário de 24 de fevereiro de 2023 da invasão russa da Ucrânia, um número crescente de cidadãos alemães começou a se irritar com a atitude submissa de seu governo a Washington. O chanceler Olaf Scholz não apenas acedeu às exigências dos EUA para enviar tanques Leopard para o exército ucraniano, estabelecendo o que poderia ser o primeiro confronto entre blindados alemães e russos desde a Segunda Guerra Mundial, como também parecia desinteressado em determinar quem era o responsável pela destruição do Nord. Canalizações de fluxo.

Um  manifesto antiguerra  de autoria de Sahra Wagenknecht do partido Die Linke (Esquerda) e da escritora feminista Alice Schwarzer forneceu um veículo para a indignação alemã com o apoio militar de seu governo à Ucrânia. Conclamando Scholz a “interromper a escalada nas entregas de armas” e “liderar uma forte aliança para negociações”, a carta aberta reuniu mais de 700.000 assinaturas no momento da publicação.

Em 25 de fevereiro, Wagenknecht e Schwarzer convocaram os apoiadores do manifesto para uma manifestação no centro de Berlim. Mais de 15.000 manifestantes, e possivelmente muitos mais, atenderam ao chamado, inundando o Portão de Brandemburgo para ouvir os discursos dos dois autores e palestrantes, incluindo Jeffrey Sachs e o ex-brigadeiro-general alemão Eric Vad.

Wagenknecht enquadrou a entrega de tanques alemães à Ucrânia contra os fantasmas do passado do país, proclamando: “Não queremos tanques alemães atirando nos bisnetos de mulheres e homens russos. Isso é amnésia histórica completa! Você esqueceu a história alemã?

Uma manifestação de 25/02 em Berlim liderada por Sahra Wagenknecht, do Partido de Esquerda, reuniu dezenas de milhares de alemães em apoio a um manifesto de paz assinado por 670.000 pessoas

“Não queremos tanques alemães atirando nos bisnetos de mulheres e homens russos!” pic.twitter.com/dbiSQS7q8U

— Max Blumenthal (@MaxBlumenthal)  27 de fevereiro de 2023

Enquanto os participantes do comício de Berlim entoavam o hino da Alemanha Oriental,  “Ami Go Home!” , convocando o pessoal do Exército dos EUA a deixar o solo alemão, centenas de manifestantes cercaram a Base Aérea Ramstein dos militares dos EUA, que serve como quartel-general para as atividades das Forças Aéreas na Europa e na África. Lá, eles exigiram que seu governo encerrasse sua participação na coalizão liderada pelos Estados Unidos contra a Rússia.

Ativistas fazem piquete próximo à base aérea de Ramstein, na Alemanha, quartel-general das Forças Aéreas dos Estados Unidos na Europa – Air Forces Africa e também do Comando Aéreo Aliado da OTAN. Eles protestam contra o fornecimento de armas à Ucrânia e exigem negociações de paz. pic.twitter.com/bgC0UTWVwx

— Mats Nilsson (@mazzenilsson)  26de fevereiro de 2023

Também em 25 de fevereiro, a Stop The War Coalition do Reino Unido realizou uma marcha em Londres contra o envio de armas para a Ucrânia e a escalada da guerra por procuração da OTAN. No mesmo dia, em Londres, uma  conferência nº 2 da OTAN, nº 2 da guerra  organizada pelos ex-parlamentares George Galloway e Chris Williamson abriu para uma multidão lotada, apesar das campanhas de intimidação que levaram dois locais a cancelarem os planejadores do evento.

Participação fantástica no  protesto #PeaceNow  em Londres hoje chamando para  #StopTheWar  na  #Ucrânia

A escalação não é a solução.
Paz fala agora. pic.twitter.com/iWjJC2alfh

— Londres CND (@LondonRegionCND)  25 de fevereiro de 2023

Os comícios de Londres foram complementados por protestos substanciais contra a guerra por procuração da OTAN em Paris e Bruxelas, onde milhares marcharam do lado de fora do Parlamento Europeu para exigir negociações imediatas com a Rússia.

“Cessar-fogo agora! Apoie negociações de paz! Nenhuma escalada nuclear! Pare a expansão da OTAN! Negocie a paz!”

1000 nas ruas de Bruxelas ontem exigindo desescalada e negociações de paz.

O movimento europeu pela paz não será silenciado. pic.twitter.com/2dPBMjDf0E

— Clare Daly (@ClareDalyMEP)  27 de fevereiro de 2023

A manifestação de 25 de fevereiro em Paris foi convocada por um grupo chamado The Patriots, que exigiu a renúncia imediata do presidente francês Emmanuel Macron.

Nova manifestação contra a subvenção da guerra na Ucrânia   e a surtida da França  de l'OTAN.

Les medias continuent de nous ignorer, mas la résistance monte en France

Des milliers de personnes à Paris ce 26/02/23  @_LesPatriotes  @f_philippot  ! #1an  pic.twitter.com/3XKhijHoRc

— Tamila Tapayeva (@tamilatapayeva)  26 de fevereiro de 2023

Protestos recentes se somam a meses de atividade antiguerra em toda a Europa

A recente onda de manifestações segue os protestos na  Itália , onde dezenas de milhares se manifestaram em novembro de 2022 contra a  decisão do PM Giorgia Meloni  de enviar armas para a Ucrânia e queimaram suas contas de eletricidade em uma demonstração de desobediência civil.

Uma  pesquisa com italianos  realizada em fevereiro mostra que a maioria dos cidadãos do país se opõe ao envio de armas para a Ucrânia e é a favor de uma solução negociada imediata.

Enquanto isso, em Leipzig, na Alemanha,  protestos em massa  contra a disparada dos preços dos alimentos e da energia vêm  aumentando desde o último outono . Como em Berlim, onde Wagenecht declarou abertamente que qualquer pessoa era bem-vinda, independentemente de sua orientação política, essas manifestações representaram uma demonstração de unidade contra a guerra entre o partido de esquerda Die Linke e o partido nacionalista de direita Alternativa para a Alemanha (AfD).

Os protestos de Leipzig foram retratados como um  renascimento das “segundas-feiras da Guerra Fria”  realizadas na cidade no final dos anos 1980, quando o público se manifestou contra a vacilante República Democrática Alemã. Desta vez, no entanto, o alvo do protesto é um regime neoliberal centrista que está determinado a entrar em conflito com a Rússia.

Centenas de cidadãos protestam em Leipzig, na Alemanha, contra o fornecimento de armas de Berlim a Kiev

As pessoas estão indignadas com as contas cada vez maiores de aquecimento e eletricidade e a inflação recorde, e o fato de a Alemanha ter se tornado uma marionete dos Estados Unidos e da OTAN – Financial Times. pic.twitter.com/p2ENA2WNwH

— Bethany cox # (@ARTESOSCURASBOO)  9 de janeiro de 2023

Manifestantes tchecos rejeitam servir como “subempreiteiros do capital estrangeiro”

Enquanto isso, na República Tcheca, cerca de 70.000 pessoas  se reuniram  em Praga no início de setembro para uma manifestação “República Tcheca em primeiro lugar”. Lá, eles  pediram que o governo de coalizão do primeiro-ministro tcheco Petr Fiala renunciasse  por causa de suas políticas pró-Ocidente e pró-OTAN.

O primeiro-ministro de centro-direita do país, Petr Fiala, respondeu  classificando  as manifestações como pró-Rússia, “extremas” e “contra os interesses da República Tcheca”.                                                                    

Manifestantes em Praga defenderam a neutralidade no conflito na Ucrânia.

Um grande comício chamado “A República Tcheca antes de tudo” foi realizado na Praça Venceslau hoje.

De 70.000 a 100.000 cidadãos tchecos se reuniram, de acordo com publicações locais. pic.twitter.com/LsNnKVSnjt

— Ignorância, a raiz e o caule de todo mal (@ivan_8848)  3 de setembro de 2022

Os comentários de Fiala pouco fizeram para perturbar os manifestantes tchecos, que  voltaram às ruas  no final de setembro e outubro e continuaram a organizar eventos menores em todo o país. Os protestos anti-UE e anti-NATO canalizaram o sentimento melhor sintetizado por uma faixa intitulada “ O melhor para os ucranianos e dois suéteres para nós ”.

Para entender melhor as primeiras manifestações da República Tcheca, The Grayzone conversou com Josef Skála, do Partido Comunista da Boêmia e Morávia (Komunistická strana Čech a Moravy, ou KSČM). Apoiador proeminente do Republic First da República Tcheca, Skála concorreu à presidência da República Tcheca no ano passado, mas  retirou sua candidatura  em novembro, depois de não conseguir coletar assinaturas suficientes para a votação.

Skála enfatizou a natureza única dos primeiros protestos da República Tcheca; embora os participantes abrangessem todo o espectro político, eles se uniram em torno de sua frustração com a economia decadente do país e a recusa do governo em atender à oposição popular à guerra por procuração na Ucrânia. “Temos na República Tcheca um governo totalmente pró-americano, pró-UE, pró-Bruxelas e assim por diante”, reclamou ao Τhe Grayzone. “Eles não se importam com [nossos] interesses nacionais.”

Skála explicou que a inação em relação aos preços altos está inaugurando uma “era absolutamente sem precedentes da história [checa], que está criando a demolição dos padrões de vida das pessoas e demolindo a maioria dos setores de nossa economia”.

“E, não, o governo não está fazendo nada contra [esses problemas]. O governo está apoiando políticas tão dramáticas… Somos subtratores de capital estrangeiro.”

Os comentários de Skála destacam uma questão que paira por trás da guerra por procuração: enquanto as demandas de protesto na Europa de hoje se concentram na atual crise energética, muitos manifestantes estão furiosos com a disposição de seus governos de priorizar os ditames da UE em detrimento do interesse nacional.

À medida que os protestos continuam, Skála espera poder trazer mais da esquerda para as manifestações, enfatizando a ameaça da guerra por procuração na Ucrânia à economia e à sobrevivência humana. “O perigo da guerra… é iminente”, explicou ele ao The Grayzone. “E o que falta é um movimento de paz anti-guerra urgente e bem organizado.”

A visão da Grécia: “Os EUA são os assassinos do povo”

Enquanto o governo conservador de Mitsotakis se esforça para agradar a Washington, os cidadãos gregos comuns lutam com despesas de vida e contas de energia impossivelmente altas. Os manifestantes com quem conversei em Atenas em fevereiro vincularam reflexivamente o apoio de seu governo à guerra por procuração da OTAN com suas próprias condições de vida em erosão. A raiva deles é generalizada em um país onde  o sentimento anti-OTAN  e  anti-UE  permanece relativamente alto.

Banners no protesto de 21 de fevereiro denunciaram o secretário de Estado dos EUA Blinken, enquanto slogans como “Solidariedade é a arma do povo!” e “Eles mataram Lambrakis e Beloyiannis – os americanos são os assassinos do povo!” reverberou pela multidão. ( Grigoris Lambrakis  e  Nikos Beloyiannis  foram proeminentes esquerdistas gregos do século XX, mortos por extremistas de direita e executados pelo governo grego, respectivamente).

A manifestação de 21 de fevereiro foi concluída na Embaixada Americana, apesar dos alertas de repressão por parte da polícia fortemente militarizada. No final da noite, confrontos entre a polícia e aqueles que ainda protestavam no bairro de Exarchia, em Atenas, como é comum após grandes manifestações na capital do país.

Os sentimentos expressos no final de fevereiro ecoaram como os protestos anteriores na capital grega.

A cada 17 de novembro, os gregos saem às ruas para comemorar a histórica revolta da Politécnica de 1973 contra a antiga junta militar do país, onde organizações estudantis anti-imperialistas e anti-guerra foram esmagadas e, em muitos casos, desaparecidas pela ditadura apoiada pelos EUA.

Como o levante de 1973, as manifestações anuais da Polytechnio transmitem um caráter antiguerra distinto e geralmente resultam em confrontos diretos entre a polícia que guarda a Embaixada dos EUA em Atenas e os manifestantes – com muitos militares convocados e uniformizados lutando do lado dos manifestantes.

Este ano, a tradição do 17 de novembro na Grécia assumiu um novo conflito: a guerra por procuração da OTAN na Ucrânia, que os líderes europeus parecem decididos a estender por pelo menos mais um ano.

Quando o aniversário do Polytechnio chegou em 2022, os manifestantes direcionaram sua ação diretamente para a aliança militar dominada pelos Estados Unidos, com os participantes agitando cartazes dizendo “Ή με το ΝΑΤΟ ή με την ειρήνη” (Ou com a OTAN ou com a paz) enquanto passavam pela Embaixada dos EUA em Atenas.

Greves gerais na Grécia abrem caminho para protestos contra a guerra

Os comícios gregos contra a guerra por procuração da OTAN na Ucrânia capitalizaram o ímpeto das ações trabalhistas contra a crise do custo de vida. Em 9 de novembro de 2022, cerca de uma semana antes do comício antiguerra, os sindicatos convocaram uma  greve geral , exigindo aumentos salariais, proibição de interrupções de eletricidade e serviços públicos nas residências e abolição dos impostos baseados no consumo e do IVA para fontes de energia. .

Sotiris Lapieris é vereador no subúrbio de Atenas pf Chalandri e membro da Λαϊκή Ενότητα (Unidade Popular), uma coalizão de esquerda dissidente fundada depois que o  Syriza capitulou  aos credores internacionais em 2015. Lapieris disse ao The Grayzone que a greve de 9 de novembro foi provavelmente a maior na Grécia desde o referendo de resgate de 2015, se não o maior desde as greves anti-austeridade de 2012. “Há um desespero generalizado sobre o custo de vida e os [baixos] salários”, explicou.

Lapieris enfatizou que, embora a atual crise energética tenha exacerbado as dificuldades materiais na Grécia, a situação é sintomática da calamitosa relação Grécia-UE. “A crise do custo de vida na Grécia é produto de três…coisas diferentes”, explicou. “Um é o memorando que destruiu a economia grega há uma década [atrás]. Em segundo lugar, o mercado de ações de energia iniciado em 2001 [o  Mercado de Troca de Energia Grego , como parte do Modelo de Metas da UE para os mercados de eletricidade] puxou os preços da energia para o céu. E terceiro, essas duas coisas foram atendidas pelas sanções da União Européia à Rússia. Esta é uma mistura desastrosa.”

Falando com The Grayzone pouco antes da greve de 9 de novembro, a frente sindical Π.Α.Μ.Ε. (Πανεργατικό Αγωνιστικό Μέτωπο, ou Frente Militante de Todos os Trabalhadores) Nikolas Theodorakis, membro do secretariado, explicou como a crise energética e a guerra pioraram os padrões de vida na Grécia.

“A porcentagem do orçamento grego [alocada para] armamentos militares… especialmente para a OTAN, é o número um ou o número dois na aliança da OTAN”, disse Theodorakis. “Ao mesmo tempo, as escolas gregas não terão aquecimento e os hospitais não terão médicos [neste inverno]. Por isso dizemos que é uma clara contradição” na forma como os fundos da UE estão a ser usados, explicou ainda, destacando o  inchado orçamento militar da Grécia . “Uma de nossas demandas básicas no conflito é o orçamento, e que nossas prioridades financeiras sejam mudadas para proteger e servir o povo.”

Nikos Chistodoulakis, um membro da Frente de Ação Revolucionária Comunista da Grécia (Κομμουνιστική Επαναστατική Δράση, ou ΚΕΔ), observou que muitos dos protestos vistos em toda a Grécia, incluindo a greve geral de novembro, não fizeram exigências substanciais relacionadas à guerra, ao invés disso focando em alívio econômico e Ganância corporativa. Ele acrescentou que muitos esquerdistas têm medo de fazer exigências ou declarações que possam ser interpretadas como pró-Kremlin. De fato, grande parte da sinalização e das mensagens da greve de 9 de novembro limitava-se a demandas econômicas, incluindo apelos por salários mais altos e eletricidade e aquecimento garantidos para o inverno.

“Se você não tocar no elefante na sala, que é a posição da União Européia e do governo grego em relação à Rússia e sua aliança com os EUA, não poderá exigir aumentos salariais ou cortes de preços”, concordou Lapieris. “Essa [crise do custo de vida] é uma consequência óbvia de toda essa política.”

Protestos contra a guerra enfrentam violência policial e repressão estatal contra a liberdade de expressão

O custo de vida da Europa e as manifestações anti-OTAN são muitas vezes marginalizadas pela brutalidade policial,  prisões em massa e silêncio da grande mídia. Como fizeram para reprimir os protestos contra os bloqueios draconianos do Covid-19 de 2020, a tropa de choque francesa militarizada dispersou os manifestantes nas manifestações anti-OTAN e custo de vida de outubro com táticas violentas, incluindo espancamentos de cassetete e gás  lacrimogêneo  .

A polícia francesa tem reprimido marchas em todo o país em resposta a protestos generalizados contra o aumento do custo de vida.

Os trabalhadores franceses convocaram uma greve geral no fim de semana. pic.twitter.com/ytFxrvBnNr

— MintPress News (@MintPressNews)  20 de outubro de 2022

Durante a manifestação em massa de 25 de fevereiro em Berlim, a polícia alemã destacou 1.400 policiais para fazer cumprir as leis de discurso recentemente instituídas que criminalizam demonstrações públicas de apoio à operação militar da Rússia na Ucrânia, proibindo tudo, desde a exibição da Cruz de São Jorge até a letra “Z”, a letra “V” e a bandeira soviética.

Segundo a Reuters, a “polícia alemã mobilizou 1.400 oficiais para manter a paz e impor a proibição de uniformes militares, bandeiras russas e soviéticas, canções militares russas e símbolos de direita”. https://t.co/ZnQ9qBn7lX

— Max Blumenthal (@MaxBlumenthal)  27 de fevereiro de 2023

O estado alemão também está  processando Heinrich Bücker , um importante ativista antiguerra baseado em Berlim, por criticar o apoio de seu governo a regimentos neonazistas do exército ucraniano, como o Batalhão Azov. Bücker é acusado pelo Estado alemão de ter feito declarações com “potencial para abalar a confiança na segurança jurídica e incitar o clima mental da população”. Como é improvável que ele pague a multa de 2.000 euros, ele será preso por uma sentença obrigatória de 40 dias.

Quando a mídia ocidental não ignorou completamente a onda de protestos antiguerra da Europa, sua cobertura alternou entre desdenhosa e desdenhosa. A emissora estatal alemã Deutsche Welle caracterizou com escárnio a manifestação de 25 de fevereiro em Berlim como  “ingênua”  , ao mesmo tempo em que forneceu  cobertura brilhante  para shows menores de apoio à guerra pela diáspora ucraniana. O New York Times, por sua vez, mencionou os protestos europeus em apenas  uma linha genérica  enterrada em um artigo sobre minúsculos protestos anti-Putin realizados por emigrados russos.

Para aqueles que se organizam no terreno, as apostas são altas demais para se submeter à repressão estatal ou à demonização da mídia. “Estamos voltando à Idade das Trevas; nossos líderes estão exigindo que vivamos sem eletricidade. Então, como você pode aceitar isso?” exclamou Nikolaos Theodorakis da união grega ΠΑΜΕ. “Para nós, a única alternativa a essas condições é lutar, se organizar, exigir melhores condições.”

*Internationalist 360º

Sem comentários:

Mais lidas da semana