quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Somos governados por idiotas porque temos sistemas idiotas, notas na matriz narrativa

Caitlin Johnstone* | Substack | # Traduzido em português do Brasil

É engraçado pensar em como todos os nossos sistemas abusivos e opressivos só existem porque as pessoas que se beneficiam deles são capazes de manter todos os outros muito divididos e distraídos para perceber que nós os superamos em número e podemos literalmente forçar a mudança a acontecer quando quisermos.

As pessoas têm bastante facilidade em aceitar que as coisas estão fodidas porque somos governados por idiotas corruptos. Eles têm muito mais dificuldade em aceitar que somos governados por idiotas corruptos porque nossos sistemas idiotas corruptos sempre necessariamente elevarão idiotas corruptos ao topo.

É mais fácil culpar os oligarcas ou o Estado Profundo ou uma cabala de pedófilos satânicos por nossos problemas do que culpá-los por sistemas dos quais nós mesmos participamos e vivemos nossas vidas inteiras entrelaçados e que foram continuamente normalizados em nossa cultura. Se o problema for apenas alguns idiotas corruptos, então não é um problema muito assustador, porque tudo o que você precisa fazer é remover esses idiotas corruptos e tudo ficará bem. Se o problema são os sistemas em torno dos quais toda a nossa civilização está estruturada, é muito mais assustador.

É fácil imaginar um futuro sem idiotas corruptos. É quase impossível imaginar um futuro onde o comportamento humano não seja impulsionado pelo lucro por si só, onde passamos de sistemas baseados em competição para sistemas baseados em colaboração onde todos trabalhamos juntos para o bem comum. 

Ler em Página Global: Somos governados por idiotas porque temos sistemas idiotas, notas na matriz narrativa

Em sistemas baseados na competição, os governos mais poderosos sempre serão aqueles que estão dispostos a fazer o que for preciso para permanecer no topo, as pessoas mais poderosas serão aquelas que estão dispostas a fazer o que for necessário para obter o poder, e todos os demais são esmagados. na corrida louca. O fato é que sempre seremos governados por idiotas corruptos enquanto tivermos sistemas baseados em competição, porque os melhores competidores sempre serão os indivíduos mais cruéis que farão de tudo para chegar ao topo. Livre-se dos babacas atuais e novos babacas necessariamente surgirão para ocupar o lugar deles. 

É fácil dizer "Esses idiotas no topo precisam ir embora." É muito mais difícil dizer "Tudo o que eu conheço precisa desaparecer". É um salto gigante na escuridão do desconhecido. Mas essa é a única maneira de nos movermos em direção à saúde e é a única maneira de nossa espécie evitar ser levada ao seu destino.

Os esnobes da arte costumavam chamá-lo de pouco sofisticado se você não gostasse e apreciasse o Expressionismo Abstrato; décadas depois, descobriu-se que a CIA havia popularizado artificialmente o Expressionismo Abstrato como parte de sua guerra cultural contra a União Soviética. Provavelmente há uma lição em algum lugar.

As pessoas estão fazendo uma grande confissão quando o acusam de ter lealdade à Rússia ou à China por criticar a política externa dos EUA. Eles estão admitindo que, para eles, não se trata de verdade ou fatos, mas de qual governo você é leal. É por isso que a crítica lhes parece traição.

"Você está repetindo pontos de conversa russos" na verdade só significa "Você está criticando a política externa dos EUA", e eles apenas se opõem às críticas à política externa dos EUA porque, em algum nível, acreditam que é dever de todo ocidental promover os interesses de informação do império dos EUA. Dizer palavras baseadas não na veracidade delas, mas nos interesses do governo a que servem é apenas ser um propagandista. Alguém que o acusa de ser um propagandista porque você criticou a política externa dos EUA está, na verdade, admitindo que se vê como um propagandista.

A lealdade cega e condicionada é a única coisa que pode fazer com que alguém responda às críticas ao império dos EUA, não com a pergunta "Essas palavras são verdadeiras?" mas com um reflexivo "Essas palavras são suficientemente leais ao meu governo e seus aliados?" É isso que está por trás dessas acusações.

Essa tendência extremamente comum nos mostra que vivemos em uma civilização guiada principalmente não pela busca da verdade, mas pela lealdade cega aos governantes, como era nos tempos feudais. Isso nos mostra que a civilização ocidental não é nada do que finge ser.

Uma humanidade futura que é realmente guiada pela verdade e pelos fatos simplesmente pesará reivindicações e críticas sobre questões importantes com base em quão comprovadamente verdadeiras elas são à luz das informações atualmente disponíveis, não em cujos interesses de propaganda elas servem.

Jimmy Dore acabou de fazer um grande discurso antiguerra sobre Tucker Carlson, onde transmitiu a mensagem "A China não é nosso inimigo" ao público que mais precisava ouvi-la, e as pessoas estão nas redes sociais tentando agir como se isso fosse uma coisa ruim. Se um defensor da paz for a Tucker Carlson para promover uma importante mensagem anti-guerra porque outros grandes veículos como MSNBC e CNN se recusam a dar voz a qualquer voz anti-guerra, a última pessoa de quem você deveria estar com raiva nessa equação é o defensor da paz.

Se você realmente se opusesse ao império dos EUA e sua belicosidade e temeridade nuclear, ficaria furioso com o fato de os meios de comunicação liberais se recusarem a dar plataforma às pessoas que criticam essas coisas. Esse seria o foco de sua indignação. Nunca lhe ocorreria gritar com Jimmy Dore. Se você está com raiva de Dore por ir ao programa de Carlson, em vez dos meios de comunicação liberais que se recusam a dar voz às vozes anti-guerra, então sua verdadeira objeção não é a Tucker Carlson, mas a vozes anti-guerra obtendo uma plataforma.

Ninguém realmente acredita que a guerra por procuração ocidental na Ucrânia é para salvar vidas ucranianas. Você não salva vidas aumentando as escalações, você salva vidas negociando a paz, o que exigiria concessões do império dos EUA. Simps do Império simplesmente não querem que essas concessões sejam feitas.

Os EUA poderiam facilmente acabar com esta guerra respeitando as preocupações de segurança de Moscou e retirando sua maquinaria de guerra e operações de proxy da região. Os EUA não farão isso porque querem usar essa guerra por procuração para sangrar a Rússia e facilitar a mudança de regime em Moscou. Isso é tudo.

Depois de obter uma visão penetrante de quanto de nossa civilização é composta de narrativas que as pessoas inventaram, isso muda sua visão de tudo. Política. Governo. A mídia. Dinheiro. A economia. Religião. Cultura. Até você mesmo. Toda a nossa espécie se move de acordo com histórias inventadas.

Você pode pensar que um claro reconhecimento de que toda a nossa sociedade é feita de besteira seria uma experiência negativa, e a princípio pode ser, mas o que é finalmente entendido é algo muito positivo: se toda a nossa civilização é composta, então podemos simplesmente fazer até outra coisa. Algo melhor. Algo que funciona para todos nós.

E então você percebe algo ainda mais legal: que a humanidade já está desvendando esse insight em um nível coletivo. Crenças de longa data sobre estruturas de poder e religião estão sendo abandonadas em massa. As pessoas estão criando suas próprias regras sobre dinheiro, gênero, relacionamentos, espiritualidade, etc. É isso que você está vendo nessas novas ideias sobre criptomoedas, nas ideias das gerações mais jovens sobre gênero e sexualidade, ao reescrever as regras de quais relacionamentos, casamentos e famílias deveriam ser. As pessoas estão começando a substituir as velhas narrativas por narrativas de sua própria autoria.

Há um crescente reconhecimento em toda a nossa espécie de que as histórias que guiam nosso comportamento coletivo são inventadas – geralmente pelos poderosos, para os poderosos – e podem simplesmente inventar outra coisa. E com certeza parece estranho e confuso agora, mas teria que parecer estranho e confuso no começo. Estes são passos de bebê.

Cada vez mais, a humanidade está olhando coletivamente para as narrativas das quais nossa sociedade é tecida e se perguntando: "Por que estamos agindo como se isso fosse verdade quando é apenas uma história inventada? Nossos interesses seriam melhor atendidos contando outra história? Ou dispensando completamente a história?" O que é fascinante, porque se você olhar profundamente para dentro de si mesmo, verá que a maior parte do seu sofrimento como indivíduo é resultado das narrativas mentais nas quais você acredita, das quais você pode se desvencilhar. A humanidade está se movendo em direção a esse mesmo tipo de percepção em um nível coletivo.

Um ser humano saudável é aquele que mudou para um relacionamento funcional com a narrativa mental, onde os pensamentos são experimentados como ferramentas a serem apanhadas quando são úteis e deixadas de lado quando não são, em vez de serem acreditadas, apegadas e dominadoras de nossas vidas. Uma humanidade saudável terá a mesma aparência.

---------------------------------------------------------

* Meu trabalho é  totalmente suportado pelo leitor , então se você gostou deste artigo, por favor, considere compartilhá-lo, me seguir no  Facebook ,  Twitter ,  Soundcloud  ou  YouTube , jogando algum dinheiro no meu pote de gorjetas no  Ko -fi ,  Patreon  ou  Paypal , ou comprando uma edição do meu  zine mensal . Se você quiser ler mais, pode  comprar meus livros . A melhor maneira de garantir que você veja o que publico é se inscrever na lista de discussão do  meu site  ou  no Substack , que receberá uma notificação por e-mail de tudo que eu publicar. Todos, plataformas racistas excluídas,  ter minha permissão  para republicar, usar ou traduzir qualquer parte deste trabalho (ou qualquer outra coisa que eu tenha escrito) da maneira que quiser gratuitamente. Para mais informações sobre quem sou, onde estou e o que estou tentando fazer com esta plataforma,  clique aqui. Todos os trabalhos são em coautoria com meu marido Tim Foley.

Doações de Bitcoin: 1Ac7PCQXoQoLA9Sh8fhAgiU3PHA2EX 5Zm2

Imagem de recurso via Adobe Stock.

Sem comentários:

Mais lidas da semana