quinta-feira, 23 de março de 2023

CRIMES DE GUERRA E CONTRA A HUMANIDADE PRATICADOS PELO OCIDENTE

Recorremos a newsletter da Al Jazeera para apresentar o que consideramos mais relevante naquela publicação na sua edição em inglês. Aqui pode ler em tradução de português do Brasil mas na edição os vídeos são expressos em inglês. Salientamos a parte acerca da Invasão do Iraque há 20 anos, pelos EUA e Aliados (NATO e Portugal incluídos). 

Os crimes contra o Direito Internacional são evidentes, os crimes de guerra e contra a humanidade também. Mesmo passados 20 anos a impunidade de tais crimes é igualmente evidente. Onde estava e onde está o Tribunal Penal Internacional e a ONU?

Reprovando dois pesos e duas medidas dessas e de outras organizações e países ocidentais (EUA, UE, Reino Unido, ONU, TPI, etc.) deixamos aqui a abordagem e a possibilidade de fazerem o vosso próprio julgamento ao inteirarem-se do constante por via Al Jazeera. Aconselhamos que cliquem nos links para ver e ouvir o que consta nos vídeos expostos. 

E Israel, Síria, Palestina, Iémen, etc.? 

Afinal a sigla TPI significa Tribunal Parcial Internacional e faz o seu caminho atolado no lodo putrefacto do ocidente imperial dos EUA e seus lacaios da União Europeia e NATO.

(Redação PG)

Lembrando a Guerra do Iraque e seu legado

Vinte anos depois da Guerra do Iraque, a escassez de água no Oriente Médio e o início do Ramadã. Aqui está o resumo de nossa cobertura, escrito por Abubakr Al-Shamahi, editor da Al Jazeera Digital para Oriente Médio e Norte da África.

“Acho que as coisas ficaram tão ruins dentro do Iraque… [que] acredito que seremos, de fato, saudados como libertadores.” Essas palavras foram proferidas pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, em 16 de março de 2003. Três dias depois, o presidente George W. Bush anunciou o início de uma operação militar , com ataques aéreos a Bagdá. No dia seguinte, as tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos começaram a cruzar a fronteira com o Iraque e a invasão terrestre começou.

Na semana passada, examinamos os eventos da guerra do Iraque e suas consequências. Quais foram as justificativas para a guerra e como elas se mantêm hoje? Um dos dossiês de inteligência usados ​​para construir o caso para uma guerra acabou por ter sido plagiado de uma dissertação escrita por um estudante iraquiano-americano. Agora, um professor associado na Califórnia, Ibrahim al-Marashi relata a experiência e como ele foi impulsionado “em uma trajetória de fama e infâmia”.

[ ASSISTA: Como os EUA moldaram a invasão do Iraque | Começa aqui]

A ocupação do Iraque que se seguiu à invasão levou à tortura nas prisões, incluindo a infame Abu Ghraib — um ex-detento contou sua história e o horror que não vai embora . A ocupação também introduziu um sistema político sectário projetado para compartilhar o poder entre as várias etnias e seitas religiosas do Iraque, mas muitos iraquianos a culpam pelos problemas políticos que atormentaram o Iraque nos anos seguintes. 

[ ASSISTA: 20 anos depois, sobrevivente de Abu Ghraib relembra a tortura das forças americanas]

E o Iraque hoje? É um país onde os jovens se queixam de uma elite corrupta, onde as rupturas sociais causadas pelo surgimento do ISIL (ISIS) ainda são profundas e onde a maioria curda do norte tem um forte desejo de se separar.

[ LEIA: A guerra liderada pelos EUA no Iraque e o legado árabe de Saddam]

Mas também é um país que sofreu algumas mudanças positivas, onde as ruas danificadas pela guerra (e pela guerra civil) foram reconstruídas e voltaram a ter movimento . Em última análise, o legado da guerra do Iraque continuará. Mas Bush se retirou para sua pintura, e Saddam Hussein está morto há muito tempo . O que resta é o povo do Iraque, que agora vive com as consequências de uma invasão que muitos hoje consideram injustificável e totalmente ilegal. 

[ ASSISTA: Legacy of the Iraq War: Between Us]

Uma região com sede de água

É do conhecimento comum que muitas partes do Oriente Médio e Norte da África são áridas. Mesmo assim, fiquei surpreso ao ler que sete das 10 nações com maior escassez de água no mundo estão na região . Em países como Bahrein e Egito, o uso de água supera em muito o abastecimento de fontes renováveis. Os países mais ricos da região conseguem sobreviver com água dessalinizada, retirada do mar e tratada. Mas nos países mais pobres, a quantidade de estresse hídrico significa que os aquíferos estão sendo drenados e acabarão secando. 

Ramadã e Nowruz

No Irã, bem como nas regiões de língua curda do Iraque, a Turquia e Síria , milhões de pessoas celebraram o Nowruz esta semana. Ele marca o Ano Novo Persa e o início da primavera. Embora seja um momento de celebração e boa comida, muitos dos que celebram o Nowruz também estão jejuando no mês sagrado muçulmano do Ramadã, que este ano começa hoje , quinta-feira. A refeição iftar, que quebra o jejum, é tradicionalmente uma oportunidade de reunir e compartilhar comida, mas, com a inflação subindo em todo o mundo, os muçulmanos terão que reduzir alguns dos alimentos básicos tradicionais? 

[ ASSISTA: Trabalhadores em Meca consertam a Caaba antes do Ramadã]

O TPI acusa Putin, mas e Israel?

É hipócrita o Tribunal Penal Internacional emitir um mandado de prisão contra o presidente russo Vladimir Putin por sua invasão da Ucrânia, ignorando a ocupação israelense do território palestino? Isso é o que o colunista da Al Jazeera Andrew Mitrovica responde neste artigo de opinião . Esta semana, as forças israelenses mataram pelo menos seis palestinos na Cisjordânia ocupada, já que seus ataques mostram poucos sinais de cessação. Separadamente, o ministro das Finanças de extrema direita, Bezalel Smotrich, deu sequência a uma declaração no início deste ano - pedindo que uma vila palestina fosse exterminada - negando a própria existência do povo palestino , tudo isso em frente a um pódio com um mapa de ' Grande Israel' que incluía a Jordânia.O governo jordaniano não gostou.

Brevemente

YouTubers iemenitas condenados à prisão após criticar Houthis | Israel lança ataque com míssil no aeroporto de Aleppo, na Síria | EUA 'extremamente preocupados' com nova lei de assentamentos israelense |Arábia Saudita liberta cidadão americano da prisão , mas proibição de viajar permanece, diz filho | Enquanto as forças rivais do Sudão disputam o poder, quem paga o preço? Antiga cidade pérola descoberta nos Emirados Árabes Unidos | Irã e Iraque assinam acordo para reforçar segurança na fronteira | Enchentes destroem casas de sobreviventes do terremoto na Síria | Al-Assad da Síria nos Emirados Árabes Unidos para segunda visita pós-terremoto no Golfo | Kuwait anula votação de 2022 e restabelece parlamento anterior | Catar acusa ex-ministro das Finanças de suborno e peculato | Ministros das Relações Exteriores do Egito e da Turquiarealizam as primeiras negociações no Cairo em uma década | Erdogan da Turquia apoia candidatura da Finlândia à OTAN |Urânio dado como desaparecido pela AIEA 'recuperado' na Líbia |Chefe do banco central do Líbano comparece a audiência sobre corrupção | Desabamento de prédio no Catar mata um | Presidente argelino diz que laços com Marrocos chegaram a um ponto sem volta | 

ASSISTA: Mapa da 'Grande Israel' provoca revolta após comentários do ministro]

Al Jazeera 

Sem comentários:

Mais lidas da semana