quarta-feira, 1 de março de 2023

O palco está montado para a Terceira Guerra Mundial Híbrida – Pepe Escobar

Pepe Escobar* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

Os estrategistas da Rússia e da China agora estão trabalhando em tempo integral em como devolver todas as vertentes da Guerra Híbrida contra o Hegemon.

Um sentimento poderoso ritma sua pele e tamborila sua alma enquanto você está imerso em uma longa caminhada sob persistentes rajadas de neve, marcada por paradas selecionadas e conversas esclarecedoras, cristalizando vetores díspares um ano após o início da fase acelerada da guerra por procuração entre EUA/NATO e Rússia.

É assim que Moscou lhe dá as boas-vindas: a capital indiscutível do mundo multipolar do século XXI.

Uma longa e ambulante meditação nos impregna de como o discurso do presidente Putin – ou melhor, um discurso civilizacional – na semana passada foi um divisor de águas quando se trata da demarcação das linhas vermelhas civilizacionais que todos enfrentamos agora. Agiu como uma furadeira poderosa perfurando a memória de curto prazo, na verdade zero prazo, do Coletivo Oeste. Não é de admirar que tenha exercido um efeito um tanto sóbrio, contrastando com a farra ininterrupta da russofobia do espaço da OTAN.

Alexey Dobrinin, diretor do Departamento de Planejamento de Política Externa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, descreveu corretamente o discurso  de Putin como “uma base metodológica para entender, descrever e construir a multipolaridade”.

Há anos alguns de nós vêm mostrando como se define – mas vai muito além – o mundo multipolar emergente – interconectividade de alta velocidade, física e geoeconômica. Agora, ao chegarmos ao próximo estágio, é como se Putin e Xi Jinping, cada um à sua maneira, estivessem conceituando os dois principais vetores civilizacionais da multipolaridade. Esse é o significado mais profundo da parceria estratégica abrangente Rússia-China, invisível a olho nu.

Metaforicamente, também diz muito que o pivô da Rússia para o leste, em direção ao sol nascente, agora irreversível, era o único caminho lógico a seguir, pois, para citar Dylan, a escuridão amanhece ao meio-dia no oeste.

Do jeito que está, com o Hegemon vacilante e raivoso perdido em seu próprio torpor pré-fabricado, os verdadeiros corredores do show alimentando carne queimada para "elites" políticas irremediavelmente medíocres, a China pode ter um pouco mais de latitude do que a Rússia, como o O Reino do Meio não está – ainda – sob a mesma pressão existencial à qual a Rússia foi submetida.

Aconteça o que acontecer a seguir geopoliticamente, a Rússia é, no fundo, um – gigante – obstáculo no caminho belicista do Hegemon: o alvo final é a principal “ameaça” a China.

A capacidade de Putin de avaliar nosso momento geopolítico extremamente delicado – por meio de uma dose de realismo não diluído e altamente concentrado – é algo de se ver. E então o ministro das Relações Exteriores Lavrov forneceu a cereja do bolo, chamando o infeliz embaixador dos EUA para um disfarce hardcore: oh, sim, isso é guerra, híbrida ou não, e seus mercenários da OTAN, bem como seu hardware de lixo, são alvos legítimos.

Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança, agora mais do que nunca saboreando seu status “desconectado”, deixou tudo muito claro: “A Rússia corre o risco de ser dilacerada se interromper uma operação militar especial (SMO) antes que a vitória seja alcançada”.

E a mensagem é ainda mais aguda porque representa a deixa – pública – para a liderança chinesa em Zhongnahhai entender: o que quer que aconteça a seguir, esta é a posição oficial inabalável do Kremlin.

Os chineses restauram o Mandato do Céu

Todos esses vetores estão evoluindo como ramificações do bombardeio de Nord Streams, o único ataque militar – cum terrorismo industrial – perpetrado contra a UE, deixando o Coletivo Oeste paralisado, atordoado e confuso.

Perfeitamente em sintonia com o discurso de Putin, o Ministério das Relações Exteriores da China escolheu o momento geopolítico/existencial para finalmente tirar as luvas, com um floreio: entre no

A hegemonia dos EUA e seu ensaio com relatório Perigos , que se tornou um grande sucesso instantâneo na mídia chinesa, examinado com prazer em todo o leste da Ásia.

Esta enumeração contundente de todas as loucuras letais do Hegemon, durante décadas, constitui um ponto sem retorno para a diplomacia chinesa de marca registrada, até agora caracterizada pela passividade, ambivalência, contenção real e polidez extrema. Portanto, essa reviravolta é mais uma orgulhosa “conquista” da franca sinofobia e hostilidade mentirosa exibida pelos neocons e neoliberais-cons americanos.

O estudioso Quan Le observa que este documento pode ser considerado como a forma tradicional – mas agora repleta de palavras contemporâneas – que os soberanos chineses usavam em seu passado milenar antes de irem para a guerra.

É, na verdade, uma proclamação axio-epistemo-política que justifica uma guerra séria, que no universo chinês significa uma guerra ordenada por um Poder Superior capaz de restaurar a Justiça e a Harmonia em um Universo conturbado.

Após a proclamação, os guerreiros estão equipados para atacar impiedosamente a entidade considerada perturbadora da Harmonia do Universo: no nosso caso, os psicostraussianos neocons e neoliberais-cons comandados como cães raivosos pelas verdadeiras elites americanas.

Claro que no universo chinês não há lugar para “Deus” – muito menos para uma versão cristã; “Deus” para os chineses significa a trindade Beleza-Bondade-Verdade, Princípios Universais Celestiais Atemporais. O conceito mais próximo para um não-chinês entender é Dao: o Caminho. Assim, o Caminho para a trindade Beleza-Bem-Verdade representa simbolicamente Beleza-Bem-Verdade.

Então, o que Pequim fez – e o Ocidente Coletivo é completamente ignorante sobre isso – foi emitir uma proclamação axio-epistemo-política explicando a legitimidade de sua busca para restaurar os Princípios Universais Celestiais Atemporais. Eles estarão cumprindo o Mandato do Céu – nada menos. O Ocidente não saberá o que os atingiu até que seja tarde demais.

Era previsível que, mais cedo ou mais tarde, os herdeiros da civilização chinesa estariam fartos – e identificariam formalmente, refletindo a análise de Putin, o arrivista Hegemon como a principal fonte de caos, desigualdade e guerra em todo o planeta. Império do Caos, Mentiras e Pilhagem, em poucas palavras.

Para ser franco, em linguagem de rua, que se dane essa porcaria de hegemonia americana sendo justificada pelo “destino manifesto”.

Então aqui estamos nós. Você quer Guerra Híbrida? Nós retribuiremos o favor.

De volta à Doutrina Wolfowitz

Um ex-conselheiro da CIA emitiu um relatório bastante preocupante sobre uma pedra ao longo do caminho rochoso: um possível fim de jogo na Ucrânia, agora que até mesmo alguns papagaios administrados pela elite estão contemplando uma “saída” com o mínimo de descrédito.

Nunca é inútil lembrar que lá em 2000, ano em que Vladimir Putin foi eleito presidente pela primeira vez, no mundo pré-11 de setembro, o fanático neocon Paul Wolfowitz estava lado a lado com Zbig “Grand Chessboard” Brzezinski em uma enorme Ucrânia- Simpósio dos EUA em Washington, onde ele descaradamente delirou sobre provocar a Rússia a entrar em guerra com a Ucrânia e se comprometeu a financiar a destruição da Rússia.

Todos se lembram da doutrina de Wolfowitz – que era essencialmente uma reedição vulgar e prosaica de Brzezinski: para manter a hegemonia permanente dos EUA era primordial antecipar-se ao surgimento de qualquer concorrente em potencial.

Agora, temos dois concorrentes com experiência em tecnologia e movidos a energia nuclear, unidos por uma parceria estratégica abrangente.

Ao terminar minha longa caminhada prestando o devido respeito pelo Kremlin aos heróis de 1941-1945, a sensação era inevitável de que, por mais que a Rússia seja mestre em enigmas e a China seja mestre em paradoxos, seus estrategistas estão agora trabalhando em tempo integral em como devolver todas as vertentes da Guerra Híbrida contra o Hegemon. Uma coisa é certa: ao contrário dos americanos arrogantes, eles não delinearão nenhum avanço até que já estejam em vigor.

*Analista geopolítico independente, escritor e jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana