sábado, 4 de março de 2023

PARCERIA ESTRATÉGICA IRÃO - CHINA: O PANORAMA COMPLETO -- Pepe Escobar

– A principal conclusão da visita de Estado do presidente Ebrahim Raeisi a Pequim vai muito além da assinatura de 20 acordos bilaterais de cooperação.

Pepe Escobar [*]

Este é um ponto de inflexão crucial num processo histórico absorvente, complexo e em andamento que dura décadas:   a integração da Eurásia.

Não é de admirar que o Presidente Raeisi, ovacionado de pé na Universidade de Pequim antes de receber um título acadêmico honorário, tenha enfatizado que “uma nova ordem mundial está se formando e tomando o lugar da anterior”, caracterizada por “verdadeiro multilateralismo, máxima sinergia, solidariedade e dissociação dos unilateralismos”.

E o epicentro da nova ordem mundial, afirmou ele, é a Ásia.

Foi muito animador ver o presidente iraniano elogiar a Antiga Rota da Seda, não apenas em termos de comércio, mas também como um “laço cultural” e “conectando diferentes sociedades ao longo da história”.

Raeisi poderia estar falando sobre a Pérsia Sassânida, cujo império ia da Mesopotâmia à Ásia Central, e foi a grande potência comercial intermediária da Rota da Seda durante séculos entre a China e a Europa.

É como se ele estivesse corroborando a famosa noção do presidente chinês Xi Jinping de “trocas entre pessoas” aplicada às Novas Rotas da Seda.

E então o presidente Raeisi saltou para a conexão histórica inevitável:   tratou da Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI), na qual o Irão é um parceiro-chave.

Tudo isso mostra a total reconexão do Irão com a Ásia – depois daqueles anos possivelmente perdidos tentando uma entente cordiale com o Ocidente coletivo. Isso foi simbolizado pelo destino do JCPOA, ou acordo nuclear com o Irão:   negociado, enterrado unilateralmente e então, no ano passado, condenado a tudo exceto ao ganho.

Pode-se argumentar que, após a Revolução Islâmica há 44 anos, um florescente “pivô para o Oriente” sempre esteve à espreita por trás da estratégia oficial do governo de “Nem Oriente nem Ocidente”.

A partir da década de 1990, isso passou a entrar progressivamente em total sincronia com a política oficial de “Porta Aberta” da China.

Após o início do milênio, Pequim e Teerão estão ficando ainda mais sincronizados. O BRI, o maior avanço geopolítico e geoeconômico, foi proposto em 2013, na Ásia Central e no Sudeste Asiático.

Então, em 2016, o presidente Xi visitou o Irão, na Ásia Ocidental, levando à assinatura de vários memorandos de entendimento (MOU) e, recentemente, ao amplo acordo estratégico abrangente de 25 anos – consolidando o Irão como um ator-chave da BRI.

Acelerando todos os vetores-chave

Na prática, a visita de Raeisi a Pequim foi estruturada para acelerar todos os tipos de vetores na cooperação econômica Irão-China – desde investimentos cruciais no setor de energia (petróleo, gás, indústria petroquímica, oleodutos) até o setor bancário, com Pequim empenhada em promover reformas modernizadoras no setor bancário do Irão e bancos chineses abrindo filiais em todo o Irão.

As empresas chinesas podem estar prestes a entrar nos emergentes mercados imobiliários comerciais e privados iranianos e investir em tecnologia avançada, robótica e IA em todo o espectro industrial.

Estratégias sofisticadas para contornar sanções duras e unilaterais dos EUA serão um foco importante a cada passo do caminho nas relações Irão-China. A troca certamente faz parte do cenário quando se trata de negociar contratos de petróleo/gás iranianos para acordos industriais e de infraestrutura chineses.

É bem possível que o fundo soberano do Irão – o Fundo de Desenvolvimento Nacional do Irão – com participações estimadas em US$ 90 mil milhões, possa financiar projetos estratégicos industriais e de infraestrutura.

Outros parceiros financeiros internacionais podem vir na forma do Banco Asiático de Desenvolvimento de Infraestrutura (AIIB) e do NDB – o banco dos BRICS, assim que o Irão for aceite como membro do BRICS+:   isso pode ser decidido em agosto próximo na cúpula África do Sul.

O cerne da questão da parceria estratégica é a energia. A China National Petroleum Corporation (CNPC) desistiu de um acordo para desenvolver a Fase 11 do campo de gás South Pars do Irão, adjacente à seção do Catar.

Mas a CNPC sempre pode voltar para outros projetos. A Fase 11 está sendo desenvolvida pela empresa de energia iraniana Petropars.

Os acordos de energia – petróleo, gás, indústria petroquímica, renováveis ​​- crescerão no que chamei de Oleodutoistão no início dos anos 2000.

As empresas chinesas certamente farão parte de novos oleodutos e gasodutos conectando-se às redes de oleodutos iranianas existentes e configurando novos corredores de oleodutos.

O gasoduto já estabelecido inclui o gasoduto Ásia Central-China, que se conecta à rede de gasodutos oeste-leste da China, cerca de 7.000 km do Turcomenistão à costa leste da China; e o gasoduto Tabriz-Ancara (2.577 km, do noroeste do Irão à capital turca).

Depois, há uma das grandes sagas do Oleodutostão:   o gasoduto IP (Irão-Paquistão), anteriormente conhecido como Oleoduto da Paz, de South Pars a Karachi.

Os americanos fizeram tudo o que podiam para detê-lo, atrasá-lo ou até matá-lo. Mas o IP recusou-se a morrer; e a parceria estratégica China-Irão poderá finalmente fazer o projeto acontecer.

Uma nova arquitetura geoestratégica

Indiscutivelmente, o nó central da parceria estratégica China-Irão é a configuração de uma complexa arquitetura econômica geoestratégica: conectando o Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC), o carro-chefe da BRI, a um corredor de duas pontas centrado no Irão.

Isso assumirá a forma de um corredor China-Afeganistão-Irão e um corredor China-Ásia Central-Irão, formando assim o que podemos chamar de Corredor Econômico Geoestratégico China-Irão.

Pequim e Teerão, agora em alta velocidade e sem tempo a perder, podem enfrentar todos os tipos de desafios – e ameaças – do Hegemon; mas seu acordo estratégico de 25 anos honra civilizações comerciais/comerciantes historicamente poderosas agora equipadas com bases manufatureiras/industriais substanciais e com uma tradição séria em inovação científica avançada.

A séria possibilidade de China-Irão finalmente configurar o que será um novo espaço econômico estratégico expandido, do leste da Ásia ao oeste da Ásia, central para a multipolaridade do século XXI, é um tour de force geopolítico.

Isso não apenas anulará completamente a obsessão por sanções dos EUA; ela direcionará os próximos estágios do tão necessário desenvolvimento econômico do Irão para o Oriente e impulsionará todo o espaço geoeconômico da China ao Irão e todos os intermediários.

Todo esse processo – já acontecendo – é em muitos aspectos uma consequência direta da guerra por procuração “até o último ucraniano” do Império contra a Rússia.

A Ucrânia como bucha de canhão está enraizada na teoria do coração de Mackinder:   o controle mundial pertence à nação que controla a massa de terra da Eurásia.

Isso esteve por trás da Primeira Guerra Mundial, onde a Alemanha nocauteando a Rússia criou o medo entre os anglo-saxões de que, se a Alemanha derrotasse a França, ela controlaria a massa de terra da Eurásia.

A Segunda Guerra Mundial foi concebida contra a Alemanha e o Japão formando um eixo para controlar a Europa, a Rússia e a China.

A presente e potencial Terceira Guerra Mundial foi concebida pelo Hegemon para quebrar uma aliança amigável entre Alemanha, Rússia e China – com o Irão como um parceiro privilegiado da Ásia Ocidental.

Tudo o que estamos testemunhando neste estágio explica a tentativa dos EUA de romper a integração da Eurásia.

Portanto, não é de admirar que as três principais “ameaças” existenciais à oligarquia americana que dita a “ordem internacional baseada em regras” sejam os Três Soberanos:   China, Rússia e Irão.

Isso importa? Nem um pouco. Acabamos de ver que enquanto os cães (de guerra) ladram, a caravana estratégica Irão-China avança.

16/Fevereiro/2023

[*] Analista geopolítico

O original encontra-se em www.presstv.ir/Detail/2023/02/16/698339/Iran-China-President-Raeisi-visit-strategic-partnership e a tradução em sakerlatam.org/parceria-estrategica-ira-china-o-panorama-completo/

Este artigo encontra-se em resistir.info

Sem comentários:

Mais lidas da semana