quinta-feira, 8 de junho de 2023

NUCLEARIDADE NA UCRÂNIA

A decisão do presidente Biden de enviar caças F-16 para a Ucrânia depois de prometer não fazê-lo é um ato de imprudência criminosa que agrava ainda mais a guerra por procuração dos EUA e da Otan com a Rússia. Os F-16 são produzidos pela General Dynamics Corporation. Biden autorizou governos fantoches europeus a entregar os F-16 fabricados nos EUA aos militares ucranianos.

Donald Monaco* |  Global Research | # Traduzido em português do Brasil

O comportamento do comandante-em-chefe viola as normas do direito internacional, mas permanece consistente com uma "ordem baseada em regras" que permite aos Estados Unidos emitir decretos como uma hegemonia unipolar.

Sem o conhecimento de muitos, os militares dos EUA e a CIA travaram 17 guerras secretas/por procuração entre 2017 e 2020 na Líbia, Síria, Somália, Níger, Quênia, Tunísia, Iêmen e além.

De forma implacável, os Estados Unidos impuseram sanções a 44 países como parte de um padrão de guerra econômica travado contra governos que exigem soberania política.

O problema para os Estados Unidos é que está emergindo um mundo multipolar, liderado pela China e pela Rússia, que rejeita os ditames dos políticos imperialistas beligerantes em Washington. Daí o ímpeto fanático de armar a Ucrânia.

A ação de Biden sobre os F-16 segue as decisões da Casa Branca de fornecer à Ucrânia 800 sistemas antiaéreos Stinger; 2,00 Javelin e 1.000 armas leves anti-blindagem; 6.000 sistemas antiblindagem AT-4; 100 sistemas aéreos táticos não tripulados; 31 tanques M-1 Abrams; 20 Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS); capacidade de análise e imagens de satélite; comunicações seguras e sistemas de detecção de guerra eletrônica; juntamente com grandes quantidades de armamento militar adicional.

O Congresso destinou US$ 113 bilhões em ajuda à Ucrânia em 2022. Em 2023, os Estados Unidos vão destinar mais US$ 46,6 bilhões para financiar sua guerra por procuração e manter o regime corrupto de Zelensky no poder.

Não são apenas os Estados Unidos que estão armando a Ucrânia. Está fornecendo inteligência que ajuda os ucranianos a atacar as forças russas. É um participante ativo na guerra.

Apesar do envolvimento americano, tanto a guerra econômica quanto a por procuração não conseguiram dissuadir os russos de neutralizar a ameaça à segurança ucraniana, levando os Estados Unidos a subir o tom.

A cada passo em um caminho cada vez mais precário, os Estados Unidos cruzaram deliberadamente as "linhas vermelhas" da Rússia em seu ímpeto fanático para depor o presidente Putin, fraturar a Federação Russa, violar os vastos recursos energéticos da Rússia e isolar a China.

BRICS: ASSIM O SUL GLOBAL DESAFIA O OCIDENTE

Bloco aposta em aliança com o Sul e visa forjar um mundo de poderes regionais autônomos, sem a tirania do dólar, do FMI e do Pentágono. A ordem hegemônica de EUA e Europa está em xeque. Uma nova poderá ser forjada, sob outros valores?

Pablo Bustinduy* para Other News | em Outras Palavras |  Tradução: Maurício Ayer | # Publicado em português do Brasil

Um sentimento de estranheza se espalha pela política euro-atlântica. Em um artigo publicado recentemente em El País, o historiador Luuk van Middelaar resumiu isso como um sinal dos tempos: a Europa e os Estados Unidos se sentem sozinhos em um mundo cada vez menos alinhado com seus interesses. É fato que vários parceiros estratégicos do bloco operam com crescente autonomia em relação às suas prioridades. Há meses esse sentimento se reflete no mapa das sanções contra a Rússia: os 45 países que as assinaram equivalem a 61% do PIB mundial, mas apenas 36% da população. A guerra na Ucrânia aprofundou ainda mais as fronteiras entre o Norte e o Sul globais. A recente viagem diplomática de Lula transformou esse distanciamento em uma ameaça potencial: uma vontade própria dos países do Sul, desvinculada de interesses atlânticos, como disposição para deslocar o eixo da resolução do conflito para fora do continente europeu.

No entanto, o que mais preocupava Van Middelaar (que não é um formador de opinião qualquer: Perry Anderson apresentou-o neste retrato ácido como um símbolo do poder político e intelectual de Bruxelas) não era essa proposta de mediação, mas um comentário informal no qual Lula se questionou por que “todos os países têm que fazer suas transações em dólares”. Ainda mais do que a ideia de uma solução para a guerra desalinhada com os tempos e a linguagem do eixo transatlântico, este questionamento do dólar como moeda global foi lido como um verdadeiro desafio. É o espírito que inspirou a construção dos BRICS – a ideia de um contrapoder ao domínio atlântico sobre a globalização, a ideia de um mundo em que os poderes regionais se organizam autonomamente – revivido no pior momento possível para esse domínio, já que se encontra sob pressão de várias frentes e carece de uma estratégia clara de médio prazo.

Angola | ESTADO DE DIREITO CADA VEZ MAIS TORTO – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O Presidente da República deu explicações públicas sobre o que se passa com a figura do Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo. Um membro do seu gabinete está a contas com a Justiça mas até agora não há qualquer evidência de que o venerando conselheiro tenha ligação com os factos em investigação. Em cima da hora a Procuradoria-Geral Rafael Marques dava uma entrevista que desmentia João Lourenço. É o Estado de Direito a dar para o torto.

A Procuradoria-Geral da República de Hélder Pita Grós tem violado reiteradamente o segredo de justiça para prejudicar o venerando conselheiro e presidente do Tribunal Supremo. Uma instituição que tem o dever de velar pelo cumprimento das Leis viola o segredo de justiça para prejudicar um cidadão. Para enfraquecer o sector da Justiça que, nunca me canso de lembrar, foi o que mais evoluiu desde a Independência Nacional. Situação extraordinária! Sabemos que magistrados judiciais, advogados e agentes do Ministério Público são obrigatoriamente quadros superiores diferenciados. Os funcionários judiciais têm igualmente especiais qualificações.

A Procuradoria-Geral de Rafael Marques escalou a campanha e já deduziu acusação contra Joel Leonardo e praticamente todas e todos os membros do Conselho Superior da Magistratura. É evidente que as duas Procuradorias (de Hélder e de Rafael) trabalham em rede e têm como objectivo desmantelar o Poder Judicial para não ficar pedra sobre pedra e o Estado de Direito ficar cada vez mais torto. 

Este é o tempo de ser reposta a autoridade do Estado e não de declarações públicas mesmo que proferidas pelo mais alto magistrado da nação. Porque nem a declaração do Chefe de Estado (Presidente de todos os Angolanos) foi respeitada. A democracia exige acções concretas em sua defesa quando está em perigo.

A Procuradoria-Geral da República, infelizmente sequestrada por Hélder Pita Grós e a sua turma de malfeitores, tem um dever inalienável. Zelar para que a Lei seja cumprida em todas as circunstâncias.

Angola | JULGAMENTOS À PRESSÃO E UMA DEMISSÃO – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Redução gradual dos subsídios ao preço da gasolina. Hoje o senhor governador da Huíla informou que recebeu cartões de desconto! Hoje. Só amanhã, sexta-feira, os “multicaixa” vão ser entregues. Até lá os pobres que equilibrem a tesouraria da Sonangol. A propósito, um dia destes ouvi declarações do PCA da empresa, Sebastião Pai Querido Martins, arrotando postas de milhões em “projectos” dos tais que nunca saem do capim.

No Huambo 50 manifestantes contra o preço da gasolina começaram a ser julgados. Não sou um homem de intrigas mas penso que a Dona Vera devia estar sentada no banco dos réus. Lembram-se do poema de Brecht que fala do rio? A correnteza espevitada por chuvas fortes leva tudo à frente. Arrasa as zonas ribeirinhas. E logo chamam violento ao rio. Mas ninguém chama violentas às margens que o oprimem. O aumento de 100 por centro no preço da gasolina é o ponto de partida! O programa da Dona Vera chama-se “Redução Gradual dos Subsídios ao Preço da Gasolina”. Vêm aí outras “reduções” e outros aumentos no preço do combustível que move taxistas, kupapatas, camponeses, funcionários públicos e todos os que precisam da economia informal para sobreviver. 

O Presidente da República nomeou José de Lima Massano ministro de estado para a coordenação económica. Que seja feliz e tenha peito para cumprir cabalmente a sua missão. Manuel Nunes Júnior foi exonerado. Do Magrebe ao Cabo poucos sabem tanto como o exonerado. Nenhum tem tanta experiência. Dificilmente existirá quem tenha dado tantas provas de fidelidade ao MPLA. Sendo assim, só podia mesmo ser exonerado. 

Há um clamor nacional contra a política de “Redução Gradual dos Subsídios ao Preço da Gasolina” da Dona Vera? Arranja-se um bode expiatório, condenam-se uns miúdos nos Tribunais e está tudo resolvido. Puro engano de alma. Eu sou bom rapaz e gosto de fedelhos, até lhes dou conselhos. Então aí vai: Este não é o tempo de aumentar preços mas sim diminuir. É tempo de aumentar salários (estão a ser comidos pela inflação) e adoptar políticas sociais que combatam a pobreza em que estão mergulhadas as famílias em todo o país. Ao sacrificarem um sábio como Manuel Nunes Júnior só pioram a situação. 

Ao sacrificar Manuel Nunes Júnior o Presidente da República e Titular do Poder Executivo mostrou, sem subterfúgios, que está disposto a governar contra o MPLA e contra o Povo Angolano em nome de interesses obscuros, cumprindo uma agenda política que nada tem a ver com o Programa de Governo apresentado ao eleitorado pelo partido e sufragado por uma maioria absoluta de eleitores.

Taxistas e mototaxistas em Luanda lamentam aumento "precipitado" do combustível

ANGOLA

Taxistas e mototaxistas em Luanda dizem que a especulação do preço das viagens será inevitável devido a subida de quase 100% da gasolina, queixam-se de "burocracia" no acesso aos cartões subvencionados e lamentam a medida precipitada do Governo.

O cenário de lamentações em consequência da subida do preço da gasolina, que há uma semana está a ser comercializado a 300 kwanzas (0,48 euros) contra os anteriores 160 kwanzas (0,25 euros) foram relatados pelos operadores de táxi, alguns dos assumindo não terem os veículos em situação legal.

Além das tradicionais viaturas que exercem o serviço de táxi na capital angolana, os conhecidos "azuis e brancos", as motos, de duas ou três rodas, também concorrem em pé de igualdade no transporte de passageiros de e para vários destinos, maioritariamente nas zonas periféricas.

A subida do preço do litro da gasolina, em vigor desde 02 de junho, está a criar "vários transtornos" a taxistas e mototaxistas da capital, como constatou a Lusa no município de Viana e no distrito urbano do Rangel.

Uma medida precipitada das autoridades e que concorre para a especulação do preço "da corrida", relataram estes operadores, que exortam o Governo a recuar, alegando que a decisão penaliza sobretudo as pessoas de baixos rendimentos.

"Muito mal mesmo, muito mal (o nosso dia-a-dia), desde que o combustível subiu as coisas estão muito mal, o táxi também está difícil, a polícia está toda a hora atrás dos motoqueiros, então tudo mesmo está mal para nós, a vida está mais difícil", disse o mototaxista David Armando.

É na zona da Estalagem, município de Viana, onde Armando, de 35 anos, encontra o seu ganha o pão, conduzindo uma motorizada. Mas por não estar licenciado não tem acesso ao cartão subvencionado e por isso gasta mais no combustível e "penaliza" os passageiros.

"A Guiné-Bissau ganhou", diz vencedor das legislativas e líder da PAI -- Terra Ranka

O líder da coligação PAI -- Terra Ranka, Domingos Simões Pereira, vencedora com maioria absoluta as eleições legislativas de domingo, afirmou hoje que a "Guiné-Bissau ganhou" e pediu respeito por todos os que "contribuíram para produzir os resultados".

"A nossa mensagem vai ser muito curta e vai ser muito simples. Acabam de ser proclamados os resultados das eleições legislativas realizadas no dia 04 de junho e os resultados é de que a Guiné-Bissau ganhou", disse Domingos Simões Pereira.

"Como a Guiné-Bissau ganhou e como a plataforma PAI-Terra Ranka sempre prometeu, nós temos responsabilidades e celebramos sim, comemoramos sim, mas vamos respeitar todos os filhos da Guiné, que contribuíram para produzir esses resultados", pediu aos apoiantes o também líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Na sua curta declaração, Domingos Simões Pereira disse também que hoje começou a ser construída a "esperança num novo dia".

O líder da coligação remeteu para sexta-feira uma declaração, porque o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, vai falar à Nação às 16:00 locais (17:00 em Lisboa), e para sábado as celebrações da vitória.

Enquanto o líder da coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) -- Terra Ranka falava, milhares de apoiantes a celebrar a vitória entraram para a Praça dos Heróis Nacionais, onde está também situada a Presidência guineense, e que está há vários dias encerrada ao trânsito, rompendo os cordões policiais.

As forças policiais reforçaram a segurança junto à Presidência e os apoiantes respeitaram a área delimitada pela segurança.

Até aquele momento, os militantes apenas tinham acesso à porta lateral e às traseiras do edifício, que dão para Avenida Pansau Na Isna, onde está situado o Hospital Nacional Simão Mendes.

A Comissão Nacional de Eleições divulgou hoje os resultados das eleições legislativas do passado domingo que deram a vitória à coligação PAI - Terra Ranka com 54 dos 102 deputados ao parlamento, conquistando assim a maioria absoluta.

O Partido de Renovação Social (PRS) conseguiu 12 deputados, uma grande descida em relação às legislativas de 2019, quando obteve 21 assentos.

O Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), criado no final de 2021, e liderado por Botche Candé, obteve seis deputados na sua estreia eleitoral.

O grande derrotado das eleições legislativas é a Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau, liderada pelo primeiro-ministro cessante Nuno Gomes Nabiam, que obteve apenas um deputado, quando em 2019 elegeu cinco deputados.

Sapo | Lusa

África | O caso de agressão sexual por trás dos distúrbios no Senegal

O Senegal, um farol de estabilidade e democracia na África Ocidental, foi abalado por protestos mortais.

Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

Os confrontos eclodiram no Senegal depois que o opositor Ousmane Sonko foi condenado a dois anos de prisão em 1º de junho.

Sonko foi acusado de estuprar uma mulher que trabalhava em uma casa de massagem; o tribunal inocentou Sonko de estupro, mas o considerou culpado de um crime separado – comportamento imoral em relação a indivíduos com menos de 21 anos.

Os apoiantes de Sonko reagiram com protestos violentos nas ruas e pelo menos 15 pessoas morreram. Eles alegam que as acusações contra Sonko são uma manobra para impedi-lo de concorrer às eleições presidenciais de 2024.

Imagem: Apoiantes do líder da oposição senegalesa, Ousmane Sonko, fogem em confronto com as forças de segurança, depois de Sonko ter sido condenado à prisão em Dacar, no Senegal, em 2 de junho de 2023 (Zohra Bensemra/Reuters)

Rumo à extinção: Aquecimento do planeta a "ritmo sem precedentes", aponta estudo

O aquecimento induzido pelo homem tem aumentado a uma taxa de 0,2 graus Celsius por década, dizem os cientistas em um novo estudo.

Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

As emissões globais de gases de efeito estufa atingiram um recorde em meio a uma aceleração sem precedentes no aquecimento global, de acordo com um novo estudo.

De 2013 a 2022, "o aquecimento induzido pelo homem tem aumentado a uma taxa sem precedentes de mais de 0,2 graus Celsius por década", alertaram 50 cientistas nesta quinta-feira em uma ampla atualização da ciência climática.

As emissões médias anuais no mesmo período atingiram um recorde histórico de 54 bilhões de toneladas de CO2 ou seu equivalente em outros gases – cerca de 1.700 toneladas a cada segundo – relataram em um estudo revisado por pares destinado a formuladores de políticas.

Os líderes mundiais serão confrontados com os novos dados na crítica cúpula climática COP28 no final deste ano em Dubai, onde um "balanço global" nas negociações das Nações Unidas avaliará o progresso em direção às metas de temperatura do Acordo de Paris de 2015.

As descobertas parecem fechar a porta para limitar o aquecimento global sob a meta mais ambiciosa de 1,5ºC do tratado de Paris, há muito identificada como um guard rail para um mundo relativamente seguro para o clima, embora ainda assolado por impactos severos.

"Mesmo que ainda não estejamos com 1,5ºC de aquecimento, o orçamento de carbono" – a quantidade de gases de efeito estufa que a humanidade pode emitir sem exceder esse limite – "provavelmente se esgotará em apenas alguns anos", disse o principal autor do estudo, Piers Forster, professor de física da Universidade de Leeds.

Esse orçamento encolheu pela metade desde que o órgão consultivo de ciência climática da ONU, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), reuniu dados para seu relatório de referência mais recente em 2021, de acordo com Forster e colegas, muitos dos quais foram principais contribuintes do IPCC.

Para ter uma chance mínima de ficar abaixo do limite de 1,5ºC, as emissões de dióxido de carbono, metano e outros fatores de aquecimento gerados principalmente pela queima de combustíveis fósseis não devem exceder 250 bilhões de toneladas (gigatoneladas), informaram.

CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZA IMPULSIONA UM NOVO IMPERIALISMO GLOBAL

As mudanças de regime no Iraque e na Líbia, a guerra da Síria, a crise da Venezuela, as sanções a Cuba, Irã, Rússia e Coreia do Norte são reflexos de um novo imperialismo global imposto por um núcleo de nações capitalistas em apoio a trilhões de dólares de riqueza de investimento concentrada. Essa nova ordem mundial do capital de massa tornou-se um império totalitário de desigualdade e repressão.

Peter Phillips* | Global Research | # Traduzido em português do Brasil

O 1% global, composto por mais de 36 milhões de milionários e 2.400 bilionários, emprega seu capital excedente em empresas de gestão de investimentos como BlackRock e J.P Morgan Chase. As dezessete maiores dessas empresas trilionárias de gestão de investimentos controlavam US$ 41,1 trilhões em 2017. Todas essas empresas são investidas diretamente umas nas outras e administradas por apenas 199 pessoas que decidem como e onde o capital global será investido. Seu maior problema é que eles têm mais capital do que oportunidades de investimento seguras, o que leva a investimentos especulativos arriscados, aumento dos gastos de guerra, privatização do domínio público e pressões para abrir novas oportunidades de investimento de capital por meio de mudanças de regime político.

As elites de poder em apoio ao investimento de capital estão coletivamente inseridas em um sistema de crescimento obrigatório. O fracasso do capital em alcançar a expansão contínua leva à estagnação econômica, o que pode resultar em depressão, falências bancárias, colapsos cambiais e desemprego em massa. O capitalismo é um sistema econômico que inevitavelmente se ajusta por meio de contrações, recessões e depressões.

As elites do poder estão presas em uma teia de crescimento forçado que requer uma gestão global contínua e a formação de novas e sempre crescentes oportunidades de investimento de capital. Essa expansão forçada torna-se um destino manifesto mundial que busca a dominação total do capital em todas as regiões da Terra e além.

Sessenta por cento dos 199 principais gerentes de elite do poder global são dos EUA, com pessoas de vinte nações capitalistas completando o equilíbrio. Esses gerentes de elite de poder e os percenters associados participam ativamente de grupos de políticas globais e governos. Eles atuam como conselheiros do FMI, Organização Mundial do Comércio, Banco Mundial, Banco Internacional de Compensações, Federal Reserve Board, G-7 e G-20. A maioria participa do Fórum Econômico Mundial. As elites do poder global se envolvem ativamente em conselhos privados de política internacional, como o Conselho dos Trinta, a Comissão Trilateral e o Conselho do Atlântico. Muitas das elites globais dos EUA são membros do Council on Foreign Relations e da Business Roundtable nos EUA. A questão mais importante para essas elites de poder é proteger o investimento de capital, assegurar a cobrança de dívidas e construir oportunidades de retornos adicionais.

Os EUA violam de forma maciça os direitos dos seus cidadãos a uma vida privada

O relatório estatístico da Directora Nacional de Inteligência dos EUA, Avril Haines, sobre investigações nominativas na Internet, realizadas em 2021, atesta uma vastíssima violação do direito à privacidade dos cidadãos norte-americanos [1].

Cada agência de Inteligência tem a possibilidade de pedir às empresas de Internet que lhe dêem acesso às informações pessoais que possuem sobre internautas estrangeiros ou internautas norte-americanos suspeitos de crimes. Edward Snowden mostrou que esses dados incluem “e-mails”, conversas (chats) de vídeo e conversações de voz, fotos, transferências de ficheiros, conexões (logins), detalhes de contas nas redes sociais e muito mais.

Em virtude da Foreign Intelligence Surveillance Act — Lei de Vigilância sobre Inteligência Estrangeira (FISA), não apenas um magistrado, o Procurador-Geral dos Estados Unidos, pode autorizar tais buscas, mas também um funcionário, o Director Nacional de Inteligência.

Em 2021, a CIA realizou cerca de 4. 000 buscas… enquanto o FBI realizou 3. 394. 053. Ele pode utilizar os dados recolhidos para outros fins que não aqueles que motivaram os seus pedidos.

Voltairenet.org | Tradução Alva – em 05 junho 2023

Nota:

[1Annual Statistical Transparency Report Regarding the Intelligence Community’s Use of National Security Surveillance Authorities, Office of Civil Liberties, Privacy, and Transparency, April 2022.

A fome que atinge 54 milhões de pessoas nos EUA: 'Só comparável à Grande Depressão'

BBC em português do Brasil - texto e vídeo - 04.01.2021

A pobreza chegou a 26 milhões de adultos nos Estados Unidos depois de março de 2020. Dados de novembro do Censo do país indicam que é essa a quantidade de adultos que afirmam não ter tido alimento suficiente pelo menos uma vez na semana anterior à pesquisa — contra 19,5 milhões que viviam esse tipo de situação até março, no período pré-pandemia.

Mas segundo a Feeding America, maior organização de combate à fome dos EUA, esse número pode ser ainda maior: 54 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, ou 1 em cada 6 habitantes do país estariam diante da angústia cotidiana de talvez não ter o que comer.

Neste vídeo, a repórter Mariana Sanches, correspondente da BBC News Brasil em Washington, entrevista moradores, especialistas e membros de instituições de caridade que enfrentam essa grave crise.

Leia a reportagem completa aqui.

- em BBC Brasil com vídeo

* Pesquisas não fazem constar que se verificaram melhorias significativas nas carências alimentares e grande pobreza da população nos EUA -- Redação PG em junho 2023

ACABEM COM A VIOLÊNCIA ARMADA NOS EUA… E NO MUNDO

Andréa Arroyo, EUA | Cartoon Movement

A violência armada continua a aumentar em níveis alarmantes nos EUA.

TIO SAM NÃO QUER OUTRO MUNDO

Os gringos não gostam que o mundo vire de cabeça para baixo. Eles tentaram acomodá-lo de tal forma que, ao menor indício de entropia anti-poder, as fúrias imperiais são desencadeadas em toda a sua magnitude. Segundo eles, as coisas são como lhes convém ou não são, e repetem ad nauseam que o mundo se baseia em regras (aquelas impostas pelo Ocidente).

Miguel Cruz Suárez | Granma | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Se você tem que invadir, bombardear, assassinar e saquear, em qualquer canto do mundo, é para isso que seus soldados servem, e é inédito para qualquer outro exército ter a audácia de sair por aí travando guerras, assim mesmo, sem a permissão do Tio Sam.

Se você tem que derrubar um presidente, mudar um governo ou até mesmo decidir outro sistema político para um país, é para isso que servem a CIA, o Pentágono e a diplomacia das canhoneiras.

É inaceitável qualquer revolução de esquerda ou eleições imprevistas, em que um líder progressista sai vitorioso, que ainda por cima ousa ignorar o embaixador ianque.

Se há petróleo, gás, lítio, terras raras ou mesmo ovos de Jicotea, cabe à América do Norte decidir como será a apropriação desses recursos, onde quer que estejam, e é absurdo que os donos naturais da riqueza venham dispor deles ou negociar sua exploração com outra potência. Cuidado com essa heresia!, que os porta-aviões são rápidos e os fuzileiros navais muito hábeis em recuperar saques.

Se alguém decide usar a palavra democracia ou quer definir direitos humanos, é para isso que serve o dicionário político Made in usa, onde cada um desses termos é muito claro, e aberrações destinadas a redefini-los não serão toleradas, muito menos fingir que a democracia deve incluir os pobres, ou que os direitos humanos devem ser para todos os seres humanos.

Se o assunto é liberdade de imprensa, Parnaso é ocupado pelos megadeuses da grande mídia, que têm sua morada nos céus do norte, e ai do jornalista que finge o desafio de colocar sua caneta na outra trincheira! Só são credíveis as histórias em que comunistas, índios ou latinos são responsáveis por todos os males do mundo.

ONU-CUBA DENUNCIA QUE O BLOQUEIO DOS EUA DILACERA O DIREITO À VIDA

Havana, 6 jun (Prensa Latina) O bloqueio dos Estados Unidos a Cuba dilacera o direito à vida e ao bem-estar das famílias, denunciou hoje a Associação Cubana das Nações Unidas (ACNU), representando a sociedade civil da ilha.

Prensa Latina | # Publicado em português do Brasil

A presidente do ACNU, Norma Goicochea, disse em entrevista coletiva que as medidas coercitivas contra o país antilhano se intensificaram nos últimos anos, cerceando os direitos civis e políticos dos cubanos dentro e fora de seu país.

Ao apresentar o plano de ação comemorativo do 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, Goicochea também rejeitou a crescente guerra midiática e cultural que está sendo travada contra artistas e intelectuais cubanos e sua inclusão em uma lista espúria dos Estados Unidos de países que supostamente patrocinam o terrorismo.

Declarações da sociedade civil e dos associados do ACNU, aqui apresentadas, rechaçam enfaticamente a guerra cultural, midiática e econômica, impulsionada por grupos antipatrióticos dos Estados Unidos e da Europa, que contribuem para o reforço do bloqueio dos Estados Unidos contra a nação caribenha.

Goicochea aludiu ao assédio à dupla Buena Fe na Espanha e à rejeição da escritora Nancy Morejón à presidência honorária da quadragésima edição do evento literário “Mercado de la Poesía de París” na França. Por ocasião do 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do 30º da Conferência Mundial de Viena, o ACNU convocou a segunda edição do encontro “Pela soberania de Cuba e contra o terrorismo”, em 14 de junho; o colóquio “Direitos humanos na terceira idade”, no dia 15 do mesmo mês; e ao seminário internacional “Diálogo sobre Direitos Humanos”, entre os dias 6 e o próximo mês de dezembro. As festividades incluem ainda um concurso de fotografia e ações promocionais alusivas à proteção dos direitos humanos em Cuba.

Prensa Latina - mgt/lld/sg

CUBA: AS LIÇÕES DAS BRIGADAS INTERNACIONAIS DA SAÚDE

A solidariedade médica do país caribenho é exemplo de como garantir atendimento a populações vulneráveis. Programa começou há 60 anos e é responsável também por formar profissionais nos países onde atua

Peoples Health Dispatch* | Outras Palavras | # Publicado em português do Brasil

Em maio de 1963, um grupo de trabalhadores da saúde cubanos chegou à Argélia para apoiar os esforços de reconstrução do país após a independência da França. Durante a formação da equipe, nenhum de seus membros sabia o que esperar. “Agora, quando você diz que esteve em uma missão, as pessoas entendem o que você quer dizer. Já existe uma história, uma tradição. Naquela época não havia nada disso. Estávamos dando um primeiro passo, nos lançando ao desconhecido”, disse Pablo Resik Habib, um dos médicos que fez parte desse primeiro contingente, ao jornalista cubano Edelberto López Blanch.

60 anos depois, a solidariedade médica cubana é uma das poucas histórias de sucesso da saúde global. Centenas de milhares de pessoas sobreviveram a surtos de doenças infecciosas e outras milhões passaram a ter acesso à Atenção Básica graças à dedicação de Cuba em apoiar países irmãos.

As guerras travadas pelos Estados Unidos após 2001 já mataram – diretamente – pelo menos 906 mil pessoas. Muitas mais morreram como consequência indireta desses conflitos, e outras ainda sofrem suas consequências. Em contraste com isso, os profissionais cubanos já conduziram o parto de mais de 2 milhões de crianças ao redor do mundo desde a criação das brigadas internacionais de saúde. “Mandar médicos, e não soldados”, como afirmou Fidel Castro após o terremoto de 2010 no Haiti, faz toda a diferença.

Portugal | AFORRO PARA MILIONÁRIOS

Rafael Barbosa* | Jornal de Notícias | opinião

Os certificados de aforro eram uma pedra no sapato da Banca. A sangria nos depósitos contava-se por milhares de milhões desde o início do ano, ou, dito de outra forma, 67 milhões de euros por dia. Mesmo que ainda não fosse o caso (acredite quem quiser), não tardaria que se transformasse num problema de liquidez.

Pior. O movimento massivo de pequenos aforradores, dos bancos para a dívida pública, equivalia a um grito diário de revolta contra a forma como os banqueiros conduzem o seu negócio. Os bancos cobram, nos empréstimos à habitação, juros quatro vezes superiores aos que pagam pelos depósitos. É esta usura, aliás, que explica que, mesmo depois de um ano de 2022 com lucros fora do normal, estes tenham chegado a um nível absurdo no primeiro trimestre de 2023 (quase mil milhões nos seis maiores bancos).

Confrontado com a questão, o que fez o Governo? Mostrando "zero cedência" perante os interesses dos poderosos, mas preocupado com o défice e a dívida, acabou com a série de certificados de aforro que ameaçava transformar os portugueses em milionários. Ao final de uma sexta-feira, não fosse ainda o malandro do pai aplicar a correr os mil euros da poupança do filho, não fosse algum professor, jornalista, ou empregado de escritório com a mania das grandezas levantar os cinco mil euros que tem guardados para um imprevisto ou para a reforma que se aproxima, aproveitando-se da generosidade do Estado.

Generosidade, sim, que, segundo as explicações iniciais, pagar um juro de 3,5% pela dívida pública não era racional. É verdade que, na segunda-feira, ficou claro que, descontado o IRS que cobra sobre os juros, o Estado paga mais aos grandes investidores estrangeiros do que aos pequenos aforradores nacionais. Mas isso não é caso para perder a face. É preciso pensar na previsibilidade: ou seja, o filho entretanto chega à maioridade, o tal azar acontece, ou o velhote reforma-se mais cedo. Levantam o dinheiro e deixam o Estado, pobre dele, com as calças na mão. E você, também acredita em histórias da carochinha?

*Diretor-adjunto

Portugal | MARCA DE QUALIDADE

Henrique Monteiro | Henricartoon

Mais lidas da semana