quarta-feira, 18 de maio de 2011

Angola: País desempenha papel primordial na CPLP, diz historiadora em encontro







ANGOLA PRESS



Luanda - A directora do Arquivo Histórico Nacional, Alexandra Aparício, disse hoje, terça-feira, em Luanda, que a documentação de correspondência retrata a dinâmica relação administrativa com a potência colonial, onde Angola desempenha o papel primordial na CPLP, enquanto elo de ligação.


A responsável, que falava à imprensa sobre “a cooperação entre as antigas colónias portuguesas”, frisou que o arquivo tem como finalidade dar a conhecer ao público em geral, estudantes e pesquisadores em particular, parte do acervo documental e histórico que retrata as relações entre as antigas colónias portuguesas.


"Era comum, como se pode observar através da documentação exposta, o envio de correspondência para Angola com solicitações e informações diversas, em vez ser enviada directamente para a Metrópole. Verifica-se que, não só a documentação das antigas colónias transitava por país, como também bens de consumo e outros artigos”, realçou.


Acrescentou que os mais variados assuntos administrativos referentes a vida das então colónias, como sejam questões da vida pública, justiça, prestação de serviços, punições, vinda de degredados, são referenciados na diversa tipologia documental.


A mostra documental decorre de 10 a 30 do mês em curso no Arquivo Histórico Nacional.

Nota PG: Este conteúdo foi publicado em 12 de Maio mas por “avaria” do Blogger “desapareceu”, tendo agora surgido nos rascunhos. Ao voltarmos a publicar toma automaticamente a posição no dia em que o republicamos. Pedimos desculpa pela “anormalidade”. Nos arquivos de dia 12 de Maio, na barra lateral, esse dia não existe e para republicar somos obrigados a fazer demorados acertos por via do mau funcionamento do novo editor do Blogger.

Sem comentários:

Mais lidas da semana