domingo, 18 de setembro de 2011

Bruxelas: UNIÃO EUROPEIA E ÁFRICA DO SUL REALIZAM CIMEIRA




ANGOLA PRESS

Bruxelas -  A quarta cimeira África do Sul e União Europeia (UE) vai decorrer quinta-feira num complexo do Parque Nacional Kruger, sob a presidência conjunta do Presidente Jacob Zuma da África do Sul e do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, soube-se de fonte oficial europeia em Bruxelas.

Os principais pontos na agenda da reunião são a crise líbia, o conflito na fronteira entre o Sudão e o Sudão Sul e as próximas eleições no Zimbabwe, indica um comuicado divulgado em Bruxelas.

Por outro lado, as duas partes examinarão outros assuntos de interesse comum no quadro da Parceria Estratégica África do Sul/União Europeia concluída em 2007.

Segundo o comunicado, a União Europeia pretende aprofundar as suas relações com a África do Sul, um país emergente que Bruxelas considera "como um parceiro chave, que desempenha um papel político maior", tanto na mediação de conflitos em África, como no seio do G20, bem como no Conselho de Segurança da ONU.

A Cimeira será antecedida por consultas a nível ministerial aos quais participarão o comissário europeu para o Comércio, Karel De Gucht, que tem como mandato fazer desembocar as negociações sobre o Acordo de Parceria Económica (APE) entre a União Europeia e os países da África Austral.

Nesta região africana, cinco países, designadamente Angola, Boswana, Lesotho, Swazilândia e Moçambique, já assinaram com a União Europeia um acordo interino de livre troca compátivel com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) , em previsão da conclusão dum APE completo.

Quanto à África do Sul, ela está ligada à UE por um acordo bilateral de comércio, de cooperação e de desenvolvimento (TDCA) conforme com as regras da OMC.

Membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a África do Sul participa nas negociações para a conclusão de um APE entre os países da região e a União Europeia, em conformidade com o Acordo de Cotonou, que liga a UE aos 78 países de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP).

Sem comentários:

Mais lidas da semana