terça-feira, 15 de novembro de 2011

EUGÉNIO DA COSTA ALMEIDA APRESENTA HOJE NOVA OBRA LITERÁRIA SOBRE ANGOLA


Clicar para ampliar

Hoje, 15 de novembro, pelas 18 horas, no Auditório B2.04, no ISCTE – IUL, Avenida das Forças Armadas em Lisboa.


QUEM É O AUTOR

EUGÉNIO LUÍS DA COSTA ALMEIDA, com uma Licenciatura e um Mestrado em Relações Internacionais e desde 16 de Novembro de 2010 Doutorado em Ciências Sociais, ramo Relações Internacionais, com uma dissertação sob o título de "A União Africana e a emergência de Estados-Directores no Continente Africano: O Caso de Angola", sob a orientação pedagógica do Professor Doutor José Adelino Maltez (está no prelo para editar).

Colabora, com alguma regularidade, no portal Notícias Lusófonas (como Colunista, desde Janeiro de 2007), no semanário regional português Frente Oeste e, mais recentemente, no Jornal de Notícias, no Semanário Angolense (Angola), no semanário Correio da Semana (STP) e no diário moçambicano O Observador (edição em PDF, por assinatura); além de fazer publicar artigos de opinião em portais como Africamente, AngoNotícias,

É também autor online de dois blogues: um político-social (Pululu), onde digo tudo o que me vai na alma, e outro cultural (Malambas) onde poetas e contistas têm um lugar à disposição e onde também publico alguns temas sob o pseudónimo Lobitino Almeida N’gola.

Perto do Natal de 2003, foi publicada a sua primeira obra, através da editora Autonomia27, sob o título "Fundamentalismo Islâmico: A Ideologia e o Estado".

Em finais de Janeiro de 2005 foi posto à venda, pela mesma editora, o seu segundo ensaio "África: Projectos Políticos, Religiosos e Culturais", que teve o seu pré-lançamento a 11 de Dezembro 2004, na Casa de Angola; dado o impacto, foi necessário fazer uma nova republicação da primeira edição.

Entretanto, em 2009, foi incluído na Antologia Poética, publicada recentemente sob o título "II Antologia de Poetas Lusófonos", com a publicação de 5 poemas, embora sob pseudónimo habitual, e editado pela Folheto Edições. Igualmente, em 2009, o poema «Saudades de Angola» foi incluído na obra "Angola, Saudade 60-70", uma edição bilingue português-inglês, da editora iPlay Som e Imagem Lda.

*Informações adaptadas por PG, recolhidas parcialmente na página web de Eugénio Costa Almeida.

INFORMAÇÕES PORMENORIZADAS SOBRE “ANGOLA POTÊNCIA REGIONAL EM EMERGÊNCIA” EM EDIÇÕES COLIBRI

Edições Colibri - Apartado 42.001, 1601-801 Lisboa - www.edi-colibri.pt

Sem comentários:

Mais lidas da semana