quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cabo Verde: Holanda financia parcialmente terminal de cruzeiros



CLI – Lusa, com foto

Cidade da Praia, 01 fev (Lusa) - A Holanda vai financiar 35 por cento da construção de um terminal de cruzeiros no Porto do Mindelo (ilha de São Vicente), garantiu hoje a ENAPOR, empresa que gere os portos em Cabo Verde.

O donativo foi concedido no âmbito do programa do governo holandês ORIO (Facility for Infrastructure Development), que financia parcialmente projetos de desenvolvimento em países selecionados.

Segundo a ENAPOR, Cabo Verde foi selecionado entre dezenas de outros países, com base no impacto do projeto no desenvolvimento económico, nas pequenas e médias empresas e na redução da pobreza.

O projeto de construção do terminal de cruzeiros, considerado estratégico para que o país possa incrementar a sua presença no mercado de turismo de cruzeiro, está orçado em cerca de 30 milhões de euros, sendo que a parte holandesa irá disponibilizar 10 milhões de euros.

Franklin Spencer, presidente do Conselho de Administração da ENAPOR, explicou que os restantes 65% do financiamento deverão ser conseguidos através de parcerias publico-privadas.

"Vamos aproximar-nos de alguns operadores, nomeadamente europeus que operam no turismo de cruzeiro, para discutir o interesse. Neste momento, tem havido muita procura, fundamentalmente dos operadores que estão no turismo de cruzeiro porque em vez de só oferecerem o pacote da viagem, hoje entram também no investimento dos terminais como forma de garantirem também a qualidade do serviço", explicou.

O terminal de cruzeiros terá um cais de 250 metros de comprimento e 11 de profundidade e em terra serão construídos gares multi-usos e parques de estacionamento.

Pelas suas dimensões, garantiu a ENAPOR, o terminal estará capacitado para receber cerca de 95% dos navios existentes no mercado de turismo de cruzeiros.

O projeto enquadra-se na estratégia de Cabo Verde de se transformar num itinerário com escalas regulares de cruzeiros, um dos segmentos que a ENAPOR já está a trabalhar para os portos da Cidade da Praia e do Mindelo.

"De forma geral, o objetivo qualitativo a alcançar é preparar as condições necessárias para não perder o tráfego de cruzeiros existente e criar condições para atrair ainda um maior tráfego de navios e, consequentemente, maior tráfego de passageiros", disse.

Dados fornecidos pela administração da ENAPOR indicam que o Porto do Mindelo recebeu em 2011 cerca de 25 navios de cruzeiro, que transportaram mais de 18 mil passageiros. Já pelo Porto da Praia, passaram mais de 16 navios de cruzeiro este ano, num total de mais de 7.500 passageiros.

A ENAPOR considera que, construídas as infraestruturas necessárias, como o terminal de cruzeiros no Porto do Mindelo, e outros equipamentos, com a formação de guias, constituição de companhias de transportes terrestres de turistas, as estimativas apontam para um volume de passageiros na ordem dos 75 mil nos portos de Cabo Verde até 2020.

Sem comentários:

Mais lidas da semana