segunda-feira, 19 de março de 2012

Candidaturas de Kumba Ialá e Serifo Nhamadjo falam de fraudes e irregularidades



FP - Lusa

Bissau, 19 mar (Lusa) - Responsáveis das candidaturas de Kumba Ialá e Serifo Nhamadjo nas eleições presidenciais de domingo passado denunciaram hoje a ocorrências de várias fraudes e irregularidades no escrutínio, por todo o país.

Um dia após as eleições, o diretor adjunto da candidatura de Kumba Ialá, Artur Sanhá, referiu duplicações de números de eleitores e de identidades um pouco por todo o país.

Em Bissau, disse Artur Sanhá, foram identificados casos de elementos de mesa que tentaram votar duas vezes e em Safim (arredores da capital) foram descobertos 280 cartões de eleitores em branco e outros tantos carimbados pela Comissão Nacional de Eleições e não preenchidos.

Houve "recolha de cartões de eleitores por indivíduos a mando do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), a troco de moeda", acusou.

Daniel Gomes, diretor da campanha de Serifo Nahmadjo, também denunciou alegadas fraudes, resultantes da não atualização dos cadernos eleitorais desde 2008, havendo apenas "um reajustamento" dos cadernos, que não foi feito pela CNE, "desvirtuando e aumentando o número de eleitores".

Segundo o responsável houve também duplicação de nomes de eleitores, com vários a quererem ir votar e aparecerem nos cadernos como se já o tivessem feito.

"As eleições não foram justas nem são transparentes", assegurou Daniel Gomes.

Sem comentários:

Mais lidas da semana