terça-feira, 22 de maio de 2012

Primeira-dama timorense garante que português é língua falada em casa



SMA - Lusa

A nova primeira-dama timorense, Isabel Ferreira, garantiu hoje que, apesar de só ter começado a aprender português em 1999, essa é a língua falada na casa do casal presidencial.

"Os meus filhos estão na escola portuguesa, é obrigatório para os pais falarem em português com os filhos em casa", justificou Isabel Ferreira, em declarações aos jornalistas à margem da inauguração da Feira do Livro de Díli.

A mulher do novo Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, é conhecida pela sua atividade em defesa dos direitos humanos e decidiu aprender português em 1999, por entender que isso beneficia os cidadãos timorenses.

Questionado sobre quais serão as suas prioridades como primeira-dama, Isabel Ferreira explicou que o sistema político timorense ainda não prevê essa figura, por isso vai continuar a desempenhar a sua atividade profissional de jurista e comissária da Comissão para a Função Pública.

Vice-ministra da Justiça do I Governo Constitucional de Timor-Leste, liderado por Mari Alkatiri, e ex-deputada pela UDT, Isabel Ferreira espera que, no futuro, possa haver condições para realizar trabalho na área social, manifestando o seu desejo de se concentrar nas áreas da educação, saúde e justiça.

"Para combater a pobreza não é só ajudar as pessoas, mas também dar-lhes uma educação base para as pessoas transformarem a vida delas", defendeu.

11 comentários:

Anónimo disse...

Mentirinha piedosa dessa dama.

Anónimo disse...

Falam mal de nos mas os portugueses estao a invadir o nosso territorio a procura do trabalho......voces tem uma lata....LADROES.....LADROES

Anónimo disse...

Belo exemplo de Isabel. Parabéns pelo empenho!

Anónimo disse...

Porque se preocupam tanto? Deixem os timorenses afundarem-se e escolherem a língua que eles quiserem. Mais vale mesmo desistirem do português porque eles só desonram esta língua, eles são a vergonha dos Países de Língua Oficial Portuguesa.São também muito burros para aprenderem esta língua que é a quarta língua mais falada do mundo.
Em dez anos eles não conseguiram veicular o português, mas chularam bem Portugal.Burros e ignorantes pensam que é mais fino falarem outras línguas. VERGONHOSO.

Anónimo disse...

Falas merda. teu coração colonialista ainda bate forte. Por mais que Portugal ajude Timor não pagará o que levou em sândalo para Europa. Burro és tu que não falas nada além do português

Anónimo disse...

ou're quite wrong! I can speak more languages apart from portuguese. Unlike you, I'm not a revolted person and I don't blame others or any languages for my frustrations. I speak fluently five languages, and guess what? I owe my language diversity to the Portuguese. It was only because I learnt well one language that I was able to learn others, but you'll never understand that...You are too blind with hate...Keep going, you lose!

Anónimo disse...

You're quite wrong! I can speak more languages apart from portuguese. Unlike you, I'm not a revolted person and I don't blame others or any languages for my frustrations. I speak fluently five languages, and guess what? I owe my language diversity to the Portuguese. It was only because I learnt well one language that I was able to learn others, but you'll never understand that...You are too blind with hate...Keep going, you lose!

Anónimo disse...

Concordo contigo meu amigo, eles pensam que já pagaram tudo que nós roubaram mas ainda não e até agora eles ainda continuam a ROUBAR-NOS, temos que nós unir para mandar estes LADRÕES para Meeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrddddddddddddaaaaaaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

De fato só domino a lígua portuguesa. Mal e porcamente leio um pouco do francês e do inglês. Por isso, muito me alegro quando um timorense se expressa em português...me sinto plugado no mundo.

Anónimo disse...

Brasileiro e neto de portuguesa

Anónimo disse...

É um belo exemplo e bom esforço que a primeira Dama tem mostrado.Timor-Leste sem o Português é nada....a língua portuguesa é língua que nos una agora e para sempre. Aprender e falar português é uma oportunidade para nós timorenses entrarem no mundo globalizado e civilizado...vocês que maltratam o português é como também maltratam o passado, vocês são bando de idiotas, ignorantes...Força a lingua portuguesa..!!!

Mais lidas da semana