sábado, 25 de agosto de 2012

VIGARISTA PORTUGUÊS É ACRESCENTO TEMPORÁRIO DA MÁFIA TIMORENSE

 


Miguel Relvas de visita ao país a partir de terça-feira para "reiterar apoio" de Portugal
 
25 de Agosto de 2012, 16:19
 
Lisboa, 25 ago (Lusa) - O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares inicia terça-feira uma visita a Timor-Leste para "reiterar o apoio" de Portugal à consolidação política e económica do país, disse hoje à agência Lusa fonte do gabinete de Miguel Relvas.
 
"[A visita] visa reiterar o apoio de Portugal ao processo de consolidação política e económica do mais jovem país de língua portuguesa e também reforçar os seculares laços de amizade entre os dois povos, irmanados por uma estreita convivência ao logo da História", acrescentou a fonte.
 
Noutra perspetiva, disse a fonte, Portugal, "que mantém significativas ações de cooperação em Timor-Leste - designadamente ao nível da segurança, da educação e da cultura -, congratula-se com a maturidade revelada pelo povo timorense em três eleições democráticas que decorreram de forma exemplar e os elevados índices de crescimento económico do país, à taxa média anual de 11 por cento desde 2008".
 
Na deslocação de Miguel Relvas a Timor-Leste - de três dias e concentrada apenas em Díli, a capital -, o ministro assinará também com o seu homólogo timorense, Hermenegildo Pereira, ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, um acordo de cooperação na área da comunicação social.
 
Na assinatura do acordo está prevista a presença do presidente da RTP, Guilherme Costa, e do presidente da agência Lusa, Afonso Camões.
 
Uma visita ao quartel do contingente da Guarda Nacional Republicana estacionado em Díli no âmbito das forças das Nações Unidas, encontros com o Presidente da República, Taur Matan Ruak, do Parlamento Nacional, Vicente Guterres, com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão e com o líder da oposição parlamentar marcam também a visita de Miguel Relvas.
 
O ministro, que deixa Díli na quinta-feira, representará ainda Portugal nas cerimónias do 13º aniversário do referendo que conduziu à independência do país e visitará o Museu da Resistência.
 
JCS.
 
Selecção Nacional A de Timor-Leste em fase de preparação para a Suzuki Cup
 
24 de Agosto de 2012, 12:30
 
A selecção nacional de futebol seniores timorense está em fase de preparação para a Suzuki Cup, com inicio marcado para o dia 5 de Outubro, em Myanmar, informa o CJITL

De acordo com o director técnico da Federação de Futebol Timor-Leste (FFTL), Orlando Mendes, foram convocados 20 jogadores, alguns deles provenientes de Portugal e Brasil.

“Neste momento o campo de treinos está ainda em fase de construção, mas o Estado autorizou-nos a treinar no Estádio Municipal,” explica.

“Treinamos duas vezes por semana e desde já agradecemos as mais altas instâncias por nos concederem um espaço para nos prepararmos para o torneio,” continua.

Um dos seleccionados, Jesse Fernandes Pinto, promete empenho e rigor nos treinos. “Vamos trabalhar em equipa de forma a irmos bem preparados para o torneio.”

SAPO TL com CJITL

Membros do Governo deverão declarar os seus bens
 
24 de Agosto de 2012, 14:34
 
O Presidente Concelho Nacional Juventude Timor-Leste (CNJTL), Leovizildo Hornai, defendeu ontem a ideia de que os membros do V Governo Constitucional devem seguir o exemplo do PR Taur Matan Ruak e tonrar público os seus bens, informa o CJITL.

“Eles devem começar a declarar os seus bens para o povo saber com quem podem contar nos próximos cinco anos. Caso contrário, a corrupção irá florescer ainda mais e não se pode brincar com a vida do povo e da nação em geral. A miséria ainda é uma realidade bem presente,” explica.

Hornai acrescenta ainda que não há tempo a perder e que os membros do actual governo deverão de imediato declarar os seus bens, de forma a desenvolver o país sem quaisquer indícios de corrupção.

SAPO TL com CJITL

Falta de espaço obriga pacientes a dormir na sala de visitas
 
23 de Agosto de 2012, 14:18
 
De acordo com o CJITL, o Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV) tem falta de espaço para acolher todos os pacientes e para colmatar esta falha, servem-se da sala de visitas.

O paciente Aniceto Pereira diz que o espaço é limitado, mas não é isso que o preocupa. “Pouco importa se durmo ou não na sala de visitas. Quero ficar bem de saúde e voltar para casa” explica.

Em contraste, o pai da paciente Veronica da Costa, vítima de um surto de diarreia, queixa-se do espaço disponibilizado pelo hospital. “O espaço é limitado e é desconfortável para todos nós.”


Contactado pela redacção do CJITL, a direcção do HNGV escusou-se a fazer qualquer comentário.

SAPO TL com CJITL
 
Presidente da República tornou público os seus bens
 
23 de Agosto de 2012, 10:39
 
O Presidente da República de Timor-Leste, Taur Matan Ruak declarou os seus bens ao povo, dando seguimento à promessa eleitoral no combate à corrupção, informa o CJITL.

Através de uma conferência imprensa realizada ontem no Palácio Presidencial, Taur Matan Ruak e a Primeira Dama, Isabel Fereira, tornaram público todos os seus bens.

De acordo com a Declaração de Interesses, a conta bancária em conjunto de José Maria Vasconcelos (Taur Matan Ruak) e Isabel Costa Ferreira no Banco Nacional Ultramarino (BNU) tem um saldo total de $ 33. 836.56.

A nível individual, José Maria Vasconcelos tem um saldo total de $40.307 no BNU, enquanto a esposa tem uma conta no Banco Mandiri com um saldo total de $50.935.36.

Em termos patrimoniais, as duas individualidades possuem ainda três terrenos, o primeiro de 18.000 metros quadrados em Metiaut, Díli, e os restantes em Baucau e Same.

Por último, têm ainda na sua posse três veículos, um Land Rover 4x4, umToyota Camry e um Toyota Prado 4x4.

Com este tipo de declarações, o casal pretende combater a corrupção, contando com a ajuda dos orgãos de comunicação social e da Comissão Anti-Corrupção (CAC).

SAPO TL com CJITL

 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 

Sem comentários: