quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Angola: CONSELHO DE IGREJAS CRISTÃS FELICITA CNE POR ELEIÇÕES ORDEIRAS

 

NME (HB) - Lusa
 
Luanda, 05 set (Lusa) - O secretário-geral do Conselho de Igrejas Cristãs de Angola (CICA), reverendo Luís Nguimbi, felicitou hoje em Luanda a "forma ordeira" como a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) conduziu as eleições gerais da passada sexta-feira.
 
Na sua declaração, Luís Nguimbi, citado pela agência Angop, estende os elogios ao comportamento evidenciado pelos partidos políticos e coligações durante a campanha eleitoral e o dia da votação.
 
Luís Nguimbi recomendou no entanto à CNE que dê continuidade e conclua "com lisura" todo o processo, "mantendo sempre a porta aberta para o diálogo, principalmente com os partidos políticos e coligações".
 
Aos partidos políticos, o CICA recomendou que continuem a dar mostras da sua "idoneidade política e cívica", até ao final do processo.
 
Nestas eleições em que participou pela primeira vez como observador, o CICA manteve uma missão de 80 observadores distribuídos pelas províncias de Luanda, Cuanza Sul, Uíge e Benguela.
 
Segundo o presidente da CNE, André Silva Neto, o apuramento final deverá estar concluído até ao final da semana.
 
Segundo os últimos resultados provisórios divulgados pela CNE, relativos às 12:39 de terça-feira, a contagem dos votos encontra-se encerrada em quatro das 18 províncias angolanas.
 
Segundo esses dados, a contagem está encerrada nas províncias do Bengo, Cabinda, Cuanza Norte e Cuanza Sul.
 
As outras 14 províncias estão muito próximas da contagem final, quando faltam escrutinar, em todo o país, ainda 658 das 25.359 mesas de voto.
 
Nos totais nacionais, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) continua a liderar o escrutínio, com 71,82 por cento, seguido da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), com 18,7 por cento, e da convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), com 6,06 por cento.
 
De acordo com estes resultados provisórios, o MPLA, no poder, desce 10 por cento em relação às legislativas de 2008 e a UNITA, o principal partido da oposição, sobre oito por cento.
 
Os dados divulgados pela CNE não apresentam valores sobre a abstenção, mas, a avaliar pelos números conhecidos, é previsível que esta fique próxima dos 40 por cento, três vezes mais do que nas legislativas de 2008.
 
Angola realizou no dia 31 de agosto eleições gerais para os 220 lugares no parlamento, 130 pelo círculo nacional e os restantes pelas 18 províncias (cinco cada).
 
O Presidente e vice-Presidente angolanos são eleitos indiretamente a partir do número e número dois da lista do partido mais votado.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana