terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CAMISA VERMELHA, MATARAM 60 SOLDADOS BIRMANESES, GRIPE DAS AVES

 


Tribunal tailandês culpa exército pela terceira vez em caso de morte de "camisa vermelha"
 
18 de Dezembro de 2012, 12:19
 
Banguecoque, 18 dez (Lusa) -- Um tribunal tailandês considerou o exército culpado da morte de um taxista durante os protestos dos "camisas vermelhas" em 2010, a terceira morte atribuída aos soldados, revelou hoje a imprensa local.
 
Os juízes consideraram que Chartchai Chalao, partidário da Frente Unida para a Democracia e Contra a Ditadura, mais conhecidos como os "camisas vermelhas", morreu por disparos efetuados por soldados a 13 de maio de 2010.
 
Por confirmar, contudo, ficou a unidade do exército responsável pela morte.
 
Com esta decisão, os tribunais da Tailândia consideram, pela terceira vez, que o exército é responsável por uma morte durante os protestos que levaram milhares de pessoas às ruas da capital tailandesa e que terão provocado, pelo menos, 92 mortes e cerca de 1.800 feridos em confrontos com as autoridades.
 
JCS // JCS.
 
60 soldados do exército birmanês mortos em ofensiva militar contra rebeldes
 
18 de Dezembro de 2012, 14:46
 
Banguecoque, 18 dez (Lusa) -- Pelo menos 60 soldados do exército da Birmânia perderam a vida sexta-feira numa ofensiva do militares contra postos rebeldes no estado de Kachin, nordeste do pais, revelou a imprensa local.
 
Membros da Frente Democrática de Todos os Estudantes, um grupo armado que luta no estado de Kachin, indicaram ao diário Irrawadi que, pelo menos, 60 membros da tropas governamentais morreram, um número indeterminado ficou ferido e outros sete foram capturados durante o ataque.
 
Na sexta-feira, cerca de 400 efetivos do exército birmanês apoiados por cinco helicópteros abriram fogo contra posições dos dissidentes na região de Lajayang, a cerca de 10 quilómetros da cidade de Laiza, quartel-general do Exército de Independência Kachin.
 
JCS // JCS
 
Rapaz de 4 anos é a 10.ª vítima mortal de gripe das aves na Indonésia em 2012
 
18 de Dezembro de 2012, 12:45
 
Jacarta, 18 dez (Lusa) -- Um rapaz de quatro anos morreu vítima de gripe das aves na Indonésia, revelou hoje o Ministério da Saúde que confirma assim o décimo caso fatal em 2012.
 
A criança, residente em Bogor, no oeste de Java, morreu a 06 de dezembro, depois de uma semana com febres altas.
 
"O menino contraiu o vírus H5N1 ao brincar com galinhas na sua casa", revelou Rita Kusriastuti, responsável ministerial por doenças infeciosas transmitidas por animais.
 
Dirigentes dos serviços de saúde da Indonésia revelaram há uma semana que tinham identificado uma estirpe de vírus da gripe da aves mais forte do que o comum e que já tinha provocado a morte de centenas de milhar de patos nas últimas semanas.
 
A Indonésia foi o país mais afetado pela gripe das aves ndesde 2003 contabilizando 159 mortes entre 359 em todo o mundo, indicam números da Organização Mundial de Saúde.
 
A gripe das aves comum é transmitida das aves para os humanos através do contacto direto, mas especialistas temem que o vírus poderá mutar para uma forma de contágio transmitida entre humanos.
 
JCS // JCS.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana