quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Timor-Leste: DA INTOLERÂNCIA DO PM A DÍVIDAS AO PROJETO DA BOA VONTADE

 


Primeiro-Ministro não tolera ministérios com dívidas
 
12 de Dezembro de 2012, 01:10
 
O V Governo Constitucional de Timor-Leste , liderado pelo primeiro-ministro Xanana Gusmão, garante que em 2013 não vai dar tolerância aos ministérios que tenham dívidas. Caso os ministérios entrem em dívida o primeiro-ministro irá pedir a resignação dos responsáveis políticos que desencadearem essa situação.
 
O chefe de Governo falou sobre este assunto no seu discurso no Parlamento Nacional na apreciação que fez do Orçamento de Estado de 2011 esta terça-feira.
 
“Estou a alertar todos os membros do actual governo que não vou tolerar a dívidas em 2013. Se houver dívidas, o governo , conjuntamente com os directores-gerais e o director das finanças têm de apurar responsabilidades e avançar para a resignação daqueles que mostrem as suas incapacidades de gestão”, disse o primeiro-ministro.
 
O primeiro-ministro pediu também aos membros do Governo para executarem o orçamento de forma exemplar para os ministérios não contraírem dívidas.
 
Sapo TL com STL
 
Timor Plaza abre as portas do cinema no dia 21 de Dezembro
 
12 de Dezembro de 2012, 10:44
 
O produtor do filme Indovision Multivision Plus da Indonésia, Raam Punjabi vai ter a honra de lançar o seu projecto de cinema “Platinum Cineplex” no Timor Plaza, no dia 21 de Dezembro, às 10h.

Platinum Cineplex é o primeiro cinema em Timor-Leste, após dez anos de independência.

Segundo a comissão organizadora do evento, Ann Turner, a abertura do cinema vai ser feito com uma conferência de imprensa às 10h e o primeiro ministro timorense Xanana Gusmão irá cortar a fita à tarde.

“Todas as medias nacionais são convidados a trazer suas famílias e assistir à cerimónia de abertura do cinema que vai ser feita no dia 21 de Dezembro, pela 10h00”, informa Ann Turner no comunicado para as media.

SAPO TL com CJITL

Noé Gaspar pede para não discriminar pessoas infectadas com o vírus HIV

12 de Dezembro de 2012, 15:56
 
O secretário-Geral Interino da Comissão Nacional da luta contra HIV/SIDA, Noé Gaspar Pinto disse que as pessoas portadoras do vírus HIV/SIDA estão a ser discriminadas pelas suas famílias, comunidades e pelos profissionais de saúde.

Os doentes infectados com o vírus HIV está aumentar em Timor-Leste. Cerca de 294 pessoas encontram-se infectadas e já se registaram 31 mortes derivada da doença.

Noé Gaspar pediu às famílias, comunidades e profissionais de saúde que não discriminem as pessoas portadoras da doença e que sejam solidárias.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e

Kristy Gusmão apoia o desenvolvimento da língua materna nas escolas
 
12 de Dezembro de 2012, 15:46
 
A embaixadora da Boavontade para a Educação em Timor-Leste, Kirsty Sword Gusmão disse no Hotel Timor que é preciso desenvolver a língua materna para dar apoio às crianças durante o seu processo de aprendizagem.

"A língua materna que falamos no nosso dia-a-dia é uma das culturas de cada país e é também uma riqueza que precisa de ser desenvolvida, pois a língua materna é a riqueza deixada pelos nossos antepassados às novas gerações", segundo a embaixadora da Boavontade.

Kristy Gusmão disse que a língua materna como riqueza do país não irá substituir a língua oficial.

O processo do ensino da língua materna está aplicado nas 12 escolas de ensino básico, de acordo com o projecto piloto implementado nos distritos de Laútem, Manatuto e Oecusse.

O referido projecto servirá de apoio aos estudantes durante o processo de aprendizagem na sala de aula.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e

1 comentário:

Anónimo disse...

“O V Governo Constitucional de Timor-Leste, liderado pelo primeiro-ministro Xanana Gusmão, garante que em 2013 não vai dar tolerância aos ministérios que tenham dívidas. Caso os ministérios entrem em dívida o primeiro-ministro irá pedir a resignação dos responsáveis políticos que desencadearem essa situação.”

Sr Primeiro-Ministro, seria uma prenda da década aos seus compatriotas, eternos oprimidos, se executar as suas ameaças. Pelos vistos, são as mesmas cantigas. E seria uma prenda do séculos se os ministros e ex-ministros ladrões, que gozavam de uma certa protecção da sua Excelência sentassem na banca dos réus. Antes tarde do que nunca!

Mais lidas da semana