sábado, 22 de junho de 2013

Portugal: ASSOBIOS E VAIAS À CHEGADA DE PASSOS E MINISTROS A ALCOBAÇA



Expresso - Lusa

Membros do Governo foram recebidos sob um coro de protestos à entrada do conselho de ministros informal, no Mosteiro de Alcobaça.

Cerca de meia centena de pessoas gritaram hoje palavras de protesto contra o Governo, à entrada para o mosteiro de Alcobaça, onde esta tarde decorre uma reunião informal do Conselho de Ministros.

"Demissão/Demissão", "Está na hora, está hora de o Governo ir embora" e "Gatuno" foram algumas das frases proferidas pelos manifestantes, alguns dos quais exibiam cartazes a apelar à adesão na greve geral de 27 de junho.

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, foram os primeiros membros do Governo da coligação PSD/CDS-PP a chegar ao Mosteiro de Alcobaça, depois das 14h05.

Um pequeno grupo de manifestantes, que alargou para cerca de meia centena, aguardava a chegada de outros ministros numa esplanada em frente do Mosteiro de Alcobaça cerca das 14h15, quando se aperceberam da presença do ministro Adjunto Miguel Poiares Maduro, após o que levantaram pequenos cartazes com palavras de protesto.

Perto das 15h, chegou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que recebeu a maior vaia, enquanto a chegada do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, registou-se oito minutos depois, também sob um coro de protestos.

"Estamos aqui para mostrar a disposição dos trabalhadores para continuar a luta contra esta política", afirmou à Lusa um dos manifestantes, que disse integrar a União dos Sindicatos de Leiria.

Ao grupo inicial dos manifestantes foram-se juntando outras pessoas, que recebiam com assobios e vaias os ministros. Os manifestantes estão concentrados por trás de grades de proteção, a alguma distância da entrada do Mosteiro de Alcobaça. Do lado de dentro do perímetro está a orquestra Típica e Coral de Alcobaça, que executa peças musicais quando os ministros chegam ao local.

Passos Coelho afirma empenho na preparação do período pós-troika

Pedro Passos Coelho afirmou que o Governo está a preparar o período pós-troika, considerando que o sucesso desse período dependerá das reformas que forem feitas. "É um período que nos vai bater à porta rapidamente. A forma como estivermos preparados para lançar as ações reformistas de que o país precisa é decisiva para podermos enfrentar o período a partir de 2014 com o sucesso que todos os portugueses têm feito por merecer", declarou, na sessão de boas-vindas preparada pela Câmara Municipal de Alcobaça, antes do início da reunião informal do Conselho de Ministros.

Numa breve declaração, Passos Coelho destacou o caráter informal da reunião e o "simbolismo" dela ocorrer "praticamente dois anos após a tomada de posse do Governo, sensivelmente a um ano do país concluir o programa de assistência económica e financeira".

"Espero que este Conselho de Ministros, que decorrerá em tom de informalidade, possa ser inspirado pela história que estas paredes encerram e pelo que a pátria sonha para si própria, para os seus filhos, para os portugueses dos próximos anos", afirmou Passos Coelho.

Foto: Alberto Frias

Sem comentários:

Mais lidas da semana