sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cimeira tripartida dos chefes de estado de Angola, África do Sul e RD Congo hoje em Luanda

 


Angola, África do Sul e República Democrática do Congo (RDC) vão assinar hoje, em Luanda, na segunda cimeira tripartida de Chefes de Estado, um memorando que vai definir as áreas de cooperação entre os três países.
 
O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chicoti, anunciou na terça-feira a assinatura do memorando, considerando que é "a expressão daquilo que Angola e a África do Sul sentem que podem fazer para ajudar a República Democrática do Congo".
 
O documento a ser assinado define a cooperação na área de formação das forças armadas e polícia congolesas, bem como, a nível económico, questões relacionadas com os portos do Lobito (Angola) e de Durban (África do Sul) e a barragem hidroelétrica do Inga (RDCongo).
 
Georges Chicoti disse que a cimeira tripartida de hoje é a continuação da que teve lugar em 12 de março e tratará de finalizar entendimentos já alcançados.
 
A 12 de março, Angola, África do Sul e a RDCongo criaram o Mecanismo Tripartido de Relação e Cooperação Conjugada RDCongo-Angola-RSA, estrutura para consolidar a paz na região dos Grandes Lagos e salvaguardar as condições favoráveis à aplicação do Acordo-Quadro para a Paz, Estabilidade e Cooperação na República Democrática do Congo, assinado em 24 de fevereiro em Addis Abeba, Etiópia.
 
O acordo visa pôr fim aos recorrentes ciclos de conflitos e de violência na RDCongo, entre as forças governamentais e grupos armados, que já provocaram milhares de mortes e cerca e dois milhões de deslocados.
 
Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana