quinta-feira, 24 de outubro de 2013

BANCO MUNDIAL APOIA RECONSTRUÇÃO DE PRINCIPAL ESTRADA DE TIMOR-LESTE

 


O Banco Mundial aprovou um apoio adicional de cerca de 29 milhões de euros para a reabilitar a estrada Díli/Ainaro, uma das vias rodoviárias mais importante para a economia de Timor-Leste, anunciou ontem a instituição em comunicado.

Segundo o comunicado feito em conjunto com o Governo timorense, o projeto prevê a reabilitação total dos 110 quilómetros de estrada que liga, através dos distritos de Díli, Aileu e Ainaro, o norte e sul do país.
 
"Construir uma melhor rede de estradas vai dar mais acesso aos serviços e mercados às pessoas de muitas áreas rurais", afirmou o representante do Banco Mundial Luís Constantino, citado no comunicado.

Segundo o responsável, o projeto vai ter um "impacto positivo no desenvolvimento da economia e no bem-estar da Nação timorense, especialmente nas populações rurais, a quem muitas vezes são cortadas oportunidades por não terem infraestruturas básicas".

O projeto inicial previa apenas reabilitações de emergência em algumas zonas daquela estrada, muitas vezes danificada por inundações devido à chuva.

O fundo adicional vai permitir reabilitar toda a estrada que passa pelos três distritos, nomeadamente ao nível da estrutura de estabilização e inclinação e de drenagem das águas.

"O Governo comprometeu-se a construir uma rede de estradas de qualidade para promover o desenvolvimento nacional com equidade. Este projeto vai aumentar a reabilitação de uma estrada crítica para a prosperidade futura do país", afirmou o ministro das Obras Públicas, Gastão de Sousa.

O Governo timorense vai contribuir para o projeto, que está orçado em 112 milhões de dólares (cerca de 81,9 milhões de euros) e deverá estar pronto em dezembro de 2018, com 47 milhões de dólares (cerca de 34,3 milhões de euros).

Lusa, em Sapo TL
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana