segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Exército moçambicano volta a controlar Maringué e toma sede da Renamo no centro do país

 


O exército governamental recuperou o controlo da sede da vila de Maringué, Sofala, centro de Moçambique, e tomou de assalto a sede da Renamo, onde estavam aquartelados os guerrilheiros, disse esta segunda-feira à Lusa fonte militar.
 
"Acabámos de ocupar a sede do partido (Renamo), em defesa da população, pois os militares da Renamo já passeavam armados sem o mínimo de respeito" disse por telefone à Lusa um militar do exército, falando sob anonimato.
 
Elementos da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido da oposição, controlavam a sede do distrito de Maringué há sensivelmente uma semana, após confrontos, tendo encontrado resistência da Polícia.
 
O ataque da Renamo a Maringué, o quartel-general do movimento durante a guerra civil, foi justificado pela ofensiva do exército, na ocupação da base de Sadjundjira, onde o líder Afonso Dhlakama, vivia há um ano, até que fugiu para um lugar incerto na semana passada.
 
Para já, desconhece-se se houve vítimas dos confrontos desta segunda-feira.
 
A região centro de Moçambique tem sido palco de confrontos entre o movimento e as forças de defesa e segurança, em “demonstração de musculatura” da guarda da Renamo, que domina a guerrilha, e o exército, que mobilizou armamento pesado para a zona.
 
Moçambique vive a pior tensão desde a assinatura do acordo geral de paz, em 1992.
 
AYAC // VM – Lusa – foto António Silva
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana